Estou pensando em fazer faculdade de história?
Porém, eu quero fazer só em 2017, até lá tenho um ano para me preparar. Poderiam me dar algumas sugestões de livros? e quais conteúdos estudar para não chegar lá como leigo? Quais idiomas eu devo dominar?
E qual é a média de salário inicial para essa área?
Comments
Linda carreira! Estude os principais fatos históricos abordados no ensino médio, esse é o mínimo que é bom saber. Sobre chegar leigo, n se preocupe. Os professores de primeiro período estão lá para receber vcs como leigos msm, relaxe! Mas se ainda assim quiser começar a estudar, tente entrar no site da universidade q vc quer e veja quais sao as materias de primeiro periodo. Algumas universidades dipõe da ementa dessas matérias, que sao justamente os assuntos que serão abordados nas aulas. Se conseguir ter acesso a isso, ótimo! Já vai poder dar uma lida e se adiantar. Idioma, o inglês, pois é a língua universal (para qq país, basta ter o inglês). Se ja tiver, pode fazer qq outro do seu agrado, francês tb é mt bom!
O salário dependerá do seu nivel, das pessoas que vc conhecer durante o curso, das indicações que tiver... nao sei se vc quer licenciatura ou bacharelado. Se for licenciatura, nao deixe de fazer mestrado e doutorado para ser pesquisador e professor universitario. Ganha-se muito bem!
Abaixo está o print que tirei da grade do 1° perído de História da UFRJ, que é onde estudo. Clicando em cada disciplina vc consegue ver tudo o que vai estudar. Dei o exemplo de uma. Faça isso no site da universidade que vc escolher, caso dê p fazer.
O primeiro idioma a dominar é o seu - português. Não se perdoa um futuro Historiador que não saiba escrever e falar.
Interessante tb seria vc poder ler em francês, inglês e espanhol.
Quanto a livros, já que terá tempo para ler, sugiro :
- A Civilização do Ocidente Medieval - As Raízes Medievais da Europa - ambos de Jacques LeGoff
(vc encontra outros títulos de JLG em livrarias - estudantes de Hist sempre lêem LeGoff))
- Passagens da Antiguidade ao Feudalismo - de Perry Anderson
(muito bom)
- História Concisa do Brasil - de Boris Fausto
(um retrato conciso com um certo grau de detalhamento - vc encontra um volume mais extenso desse livro de BF)
- História da Riqueza do Homem - de Leo Huberman
(muito bom)
- História do Pensamento Econômico - de Hunt & Sherman
(interessante e de leitura agradável, embora tenha o termo "econômico" no título - um dos meus favoritos para reler e reler)
- A Ditadura dos Cartéis - de Kurt R Mirow
(muito bom)
- La America Hispanohablante - de Bertil Malmberg
(muito bom)
Boa sorte na leitura !