Qual a receita caseira que posso usar para sarna e carrapato ?

Para usar no meu cachorro que se coça muito !

Comments

• ahh nao sei seu cachorro mas a minha é so da um banho com vinagre e pronto

• Olá Daniela... sei qual você *não* deve utilizar : o Amitraz (também conhecido como Triatox)...

Eu tenho o relato na íntegra aqui : http://www.blog.marski.org/?p=1049

mas vou reproduzir aqui... Sou o cuidador (a palavra ‘dono’ é horrorosa !) de uma pequena Cocker, com quase 10 anos de idade. Eu e minha esposa temos um grande amor e dedicamos muito carinho e atenção a este membro de nossa família.

O nome dela é Estrela Marski.

De uma das vezes que ela foi fazer banho-e-tosa, ela voltou com umas pequenas feridas no dorso e posteriormente apresentou uma descamação, um eczema, com muita coceira… Achamos que fosse alguma alergia ao shampoo utilizado, levamos ela ao veterinário e este simplesmente deu uma injeção de anti-inflamatórios estereoídes (um corticosteróide, na verdade, deu dexametasona)…

estrela

Bom… nada se resolveu e levei a outro veterinário e este receitou banhos com shampoo contendo Peróxido de Benzoíla a 2.5%.

Comprei o tal shampoo e realmente, após alguns banhos, a aparência dos machucados melhorou muito.

Mas… o pêlo cresceu e decidimos enviar novamente para o banho-e-tosa para fazer uma tosa total… ela foi inclusive com um bilhete alertando que ela provavelmente teria alergia ao shampoo utilizado por eles e pedi que utilizassem o *meu* shampoo (que enviei junto com ela).

O médico veterinário veio pessoalmente devolver a Estrela em minha casa, e disse que ela tinha Sarna ! E que o tratamento seria eu ir comprar em alguma agropecuária um tal de “amitraz” e dar banho nela com esse produto… Simples assim… sem explicar o que era, sem falar sobre os riscos ou sobre os efeitos colateriais… Eu na minha inocência fui, como se diz, “na onda”…

No mesmo dia fui à uma agropecuária e o vendedor da loja me disse que havia um produto melhor que o Amitraz, um tal de “Tiuran”, que seria mais moderno, mais seguro e é claro, mais caro… como eu queria dar o melhor tratamento possível para a minha amiga, comprei o Tiuran, li detalhamente a bula e apliquei durante cerca de 10 dias. Não houve nenhuma melhora aparente.

Ontem voltei à loja de produtos agropecuários e comprei então o remédio originalmente receitado pelo médico veterinário : o Amitraz a 12.5% do laboratório Biovet. Amitraz é o nome do produto químico, comercialmente ele tem outros nomes, como por exemplo, o Triatox.

Dei banho normalmente com o Peróxido de Benzoíla e apliquei o Amitraz 12.5% diluindo 20mL em 5 litros de água (era o que estava na receita). Banhei a Estrela e deixei secar naturalmente na sombra.

No mesmo dia ela começou a passar mal.

E foi piorando.. piorando.. piorando…

Fui pesquisar na internet sobre o Amitraz e… nunca fiquei tão decepcionado com um atendimento médico como fiquei neste momento.

amitrazintoxicacao

O Amitraz é totalmente contra-indicado para pacientes idosos, cardiopatas e diabéticos (não havia nada disso na bula !), é altamente tóxico e hepato-tóxico, inclusive possui risco de letalidade (apesar de baixa).

Na verdade, o Amitraz é um pesticida utilizado em rebanhos, na criação de cavalos, bois, para limpeza de ambientes… e pasmem ! para controle de carrapatos em cães e também para o controle de ácaros (sarnas).

O que sei é algumas horas depois do banho, a Estrela ficou com os olhos fixos, sem coordenação motora, pupilas dilatadas, teve vômito, hipotensão, alteração na freqüência respiratória, bradicardia… Eu só ficava cada vez mais revoltado…

Liguei para a clínica veterinária e ninguém atendia…

A noite adentrou e ela dormiu… passei a noite ao lado dela verificando os sinais vitais. A bradicardia havia melhorado e ela vomitou “apenas” duas vezes durante a noite. Saiu para beber água duas vezes. Eu ainda (na minha inocência) estava achando que fazia parte dos efeitos colaterais do ‘remédio’…

Ledo engano… o dia amanheceu e ela continuava letárgica, com midriase e voltou a ter respiração irregular.

Fui me aprofundar no tratamento da intoxicação por Amitraz e descobri que o ideal seria encontrar antagonistas alfa-2 adrenérgicos, ou seja, para quem não sabe o que é isso, eu teria que encontrar o Cloridrato de Ioimbina ou o Alpendazole. Isso envolve um bocado de fisiologia e bioquímica, não vou tentar explicar aqui.

Telefonei para vários locais e não conseguia encontrar estes fármacos (já havia desistido de voltar à tal da clínica veterinária).

Fui em outro veterinário e ele queria aplicar Sulfato de Atropina (que na hora não tinha certeza se seria ou não um adrenérgico) e um Hepato-protetor com “efeitos antitóxicos”. Já não confiava em mais “ninguém”: voltei para casa e fui pesquisar mais a fundo (ainda) sobre os tratamentos possíveis para a intoxicação aguda pelo Amitraz. Certamente ninguém teria mais amor, cuidado e carinho, e preocupação em dar o melhor tratamento possível para a Estrela do que eu.

Decidi dar um banho com água morna e a estrela ficou mais de 20 minutos com água correndo pelo corpo. Comprei e apliquei 5mL intramuscular de Mercepton, que poss

• caseira ñ sei..pq todo mundo fala alguma coisa..e ñ quer dizer q com vc vai dar certo..eu comprei uma coleira anti pulgas e carrapatos.mais todos os dias eu afasto as coisas da casa e sempre acho carrapatos a minha casa é de large então fica mais facil elas sobem nas paredes e ficam no teto pego uma por uma coloco no alcool e depois jogo na privada mais o alcool em si ñ mata ta..jogo e dou descarga..fiz isso dois dias seguidos e continuava a achar carrapatos depois ñ encontrei mais..passo desinfetante de canela e dei banho nele com shampoo e sabonote apropriados catei as q resistem e agora ñ encontrei..mais isso vc vai ter q fazer todos os dias pq essas pestes ñ acabam assim..e pra sarna eu ñ sei.imagino q seu carrocho deve ta sofrendo..pq o meu qd tem carrapato ele da o sinal ele morde e chora ai agente ja sabe é carrapato..mais a coleira anti pul e carrapato fede demais mais éo jeito ela dura meses..experimenta.

• Primeiro limpeza, não esmague os carrapatos, junte todos em um local de metal e toque fogo.

Procure o veterinário, nunca use métodos caseiros sem consultar em profissinal, você pode causar a morte do animal.

Esse site é para concultas veterinárias, grátis:

http://www.homeopatiavetonline.com.br/

Abraços e boa sorte.

Sign In or Register to comment.