Ajuda em alguns exercícios de matematica, por favor?!?

Estou aprendendo Geometria Analítica na escola, e estou com duvidas em exercícios desse tipo:

1. o centro e o raio da circunferência da equação x2 + y2 + 4x – 2y – 20 = 0

2.

I - Se um ponto P pertence à bissetriz dos quadrantes ímpares a abscissa e a ordenada desse ponto tem o mesmo valor

II - Todo ponto situado sobre o eixo das abscissas tem ordenada igual a zero.

III - Se um ponto P pertence à bissetriz dos quadrantes pares a abscissa e a ordenada desse ponto são opostas.

Quais das afirmações acima estão corretas?

Podem me ajudar por favor?

Desde já, agradeço.

Comments

• 1º, 2 maneiras de fazer, você pode agrupar essas coisas ate chegar na forma : (x- xc)² + (y - yc)² = r²

ou você pode descobrir o centro e depois o raio: "considere a forma da equação da circunferência: Ax²+By²+Cxy+Dx+Ey+F=0

centro (xc) = -D / 2A

xc= - 4 / 2*1 = - 2

yc= -(-2) / 2*1 = 1 "-E / 2A "

centro = (-2 , 1 )

Raio ² : Xc ² + Yc² - F / A

R² = 4 + 1 - (-20)

R² =25

R = 5

Solução: centro ( -2 , 1 ) raio = 5

I - Verdadeiro, Bissetriz pode ser definida como uma reta que corta o ângulo em duas partes iguais, no caso 45 e 45, devido os eixos X e Y serem perpendiculares. E como a bissetriz corta os quadrantes ímpares a razão entre os pontos será sempre constante e = a 1 (def)

II - Verdadeiro, se um ponto pertence a abscissa, isto implica que a sua ordena é zero (def)

III - Verdadeiro, a bissetriz dos quadrantes pares vai ter razão de pontos constantes e = a -1

respostas as 3 estão corretas

Sign In or Register to comment.