Intertextualidade do conto "almas agradecidas" machado de assis?
vou apresentar um seminário sobre o livro amanhã,é um grupo e eu tenho q falar intertextualidade do livro,mas não acho nenhuma,por favor me ajudem aee
vou apresentar um seminário sobre o livro amanhã,é um grupo e eu tenho q falar intertextualidade do livro,mas não acho nenhuma,por favor me ajudem aee
Comments
Olá, Bruno!
Em linhas gerais, pode-se definir a intertextualidade como sendo um "diálogo" entre textos. Esse diálogo pressupõe um universo cultural muito amplo e complexo, pois implica a identificação e o reconhecimento de remissões a obras ou a trechos mais ou menos conhecidos.
No caso do conto ALMAS AGRADECIDAS, de Machado de Assis, a intertextualidade possível é com Cyrano de Bergerac, uma peça de teatro escrita em 1897 por Edmond Rostand, baseada na vida de Hector Savinien de Cyrano de Bergerac, escritor francês.
Veja o resumo de ALMAS AGRADECIDAS, ao final desta resposta, mas antes leia o resumo de Cyrano de Bergerac:
Cyrano de Bergerac é um herói romântico, que combate a covardia, a estupidez e a mentira. Ele ama sua prima, Roxane, moça inteligente, mas um tanto pedante, que gosta de ser cortejada com palavras bonitas e originais.
O jovem Cristiano também a ama, mas não sabe falar com brilhantismo, ao contrário de Cyrano, que tem o dom da palavra. Cyrano, sem esperanças de conquistar a prima, em razão de ser bastante feio, resolve ajudar Cristiano a conquistá-la através das palavras.
Cyrano ensina a Cristiano observações espirituosas, poesia, e até fala por ele, às escondidas, fazendo com que Roxane o ame. Um terceiro homem, porém, a corteja, o duque de Guiche, que interfere mandando Cristiano e Cyrano para o cerco de Arras, um violento combate ocorrido nas guerras religiosas da França.
Cyrano continua a escrever cartas a Roxane, em nome de Cristiano, e ela vai ao seu encontro na batalha, encontrando Cristiano agonizante, ferido em combate. Viúva, Roxane recolhe-se a um convento, onde recebe continuamente a visita de Cyrano.
Um dia, Cyrano é mortalmente ferido, mas consegue chegar até a amada, e conta-lhe do sentimento que sempre teve com ela. Roxane chora “um amor duas vezes perdido”, percebendo, no último instante, que o amava.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cyrano_de_Bergerac_(p...
No conto ALMAS AGRADECIDAS, Machado de Assis conta uma história de dois amigos, Oliveira e Magalhães, que se conheceram no colégio. Depois de adultos, voltam a se encontrar.
Magalhães havia perdido seu emprego e Oliveira insiste em ajudá-lo, coisa que Magalhães fez bem em aceitar, pois conseguiu um emprego melhor do que aquele que tivera antes.
A cada dia a amizade aumentava, mais unidos ficavam, trocavam confidências... até que Oliveira conta-lhe sobre sua paixão: Cecília, filha do comendador Vasconcelos. Também contou-lhe que era muito tímido, então Magalhães oferece sua ajuda. Não havia um dia que Magalhães não visitasse Cecília. A moça, a certa altura apaixona-se por Magalhães, que insistia em falar bem de Oliveira, mas não adiantava.
Oliveira recebe uma carta de Magalhães e vai ao encontro deste , pois ao ler o final da carta Oliveira teve a leve impressão de que seu amigo iria suicidar-se. Quando encontrou Magalhães, este lhe disse que não contara toda a história: ele estava amando Cecília também, e por isso resolveu se afastar dela.
Magalhães casou-se com Cecília e continou amigo de Oliveira, contudo, o último nunca foi à casa de seu amigo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Almas_Agradecidas