Quando você não enxerga mais a luz no "final do túnel", o que você faz?

É o seguinte! Você tenta ajudar uma pessoa que está com câncer; mas, chega uma hora, que você sabe que "o pior ainda está por vir"...Como manter a calma, para poder passar tranquilidade à uma pessoa que está com muitos problemas, e será operada...?

Update:

Anja, não sou eu que estou com câncer, não. Eu estou tentando arrumar forças, para poder ajudar, é isso; obrigada pelas palavras...

Comments

  • Sempre existe uma luz no fim do túnel.

    E nem tudo esta acabado.

    É difícil eu sei. É como se estivesse num piso de vidro, e derrepente ele quebra. A pessoa sente como se fosse uma queda livre, e tenta segurar, agarrar algo que posso erguer novamente.

    Pois foi assim que me senti à 5 anos atrás quando soube que tinha câncer. Como não tinha onde me segurar, me via só, sem ninguém para conversar, todos se afastaram, familia, amigos.

    Me vi perdida numa floresta, tudo me assustava.

    Mas uma coisa lhe garanto, foi na solidão e sofrimento que consegui me erguer.

    Adquiri forças que nunca imaginei que teria.

    Eu só fazia chorar e orar.

    Os efeitos da quimioterapia eram terríveis, houve dias que pedi pra morrer. Muitas vezes acordava e pensava que já havia morrido.

    Chorava quando meu filho chegava perto de mim e me dava um abraço, depois dizia, mãe, vc vai conseguir, vc é uma guerreira, olha o que fiz pra vc, era um escudo feito de papelão e uma espada feita de folha de jornal, ele dizia que era para que eu lutasse contra a doença, que ela não seria mais forte que eu, nossa, aquilo me fortalecia de uma maneira que ninguém pode imaginar. Ele tinha apenas 9 anos de idade.

    Te digo, o mínimo gesto, pode ajudar muito mais do que qualquer coisa.

    Enquanto vc poder, e tiver forças, continue ajudando, mesmo que sejam com pequenos gestos. Não desista nunca.

    Deus nunca desiste de nós, e sempre encontra uma solução.

    E nos mostra que nem tudo esta perdido, e que o fim não existe.

    Continue lutando. Quem passa por câncer, aprende a dar valor as mínimas coisas.

    Fé em Deus. Peças forças, mas nunca desista.

    Deus não desampara os seus, e nunca os abandona.

    Essa agora me fez chorar, e voltar ao tempo de quando eu lutava, quer dizer, continuo lutando. E não irei desistir, nem me entregar.

    Minha fé em Deus é maior que tudo.

    Força, vc consegue.

    PS: Eu sei anjinho. Eu te passei minha experiência, para vc perceber, que simples gestos podem ajudar.

    E que busque forças para ajudar esta pessoa.

    E que meu filho com apenas 9 anos, foi forte o bastante para me fortalecer.

    Te passei minha experiência, porque pior que cuidar de alguém é cuidar de si próprio.

  • Eu vivi essa situação e não sei se consegui manter a calma, só sei que fiz o que podia fazer, porque não tinha quem fizesse por mim, era o doente e eu.

    Depois de 10 meses de quimio, radio, alimentação especial, cuidados extras com a baixa imunidade que a quimio provoca, todos os seus efeitos colaterais, o médico nos liberou para pescar no meio do mato, um lugar sem recursos onde eu evitei ir no último ano.

    Fomos, tomamos sol, cerveja com moderação, uma chuva de verão, demos comida aos pássaros, tentamos nos esquecer do que acontecia, como se fosse possível!

    Pra ele, ele se fortalecia pra começar uma nova bateria de quimio, mas eu sabia que o tumor não reagia mais ao tratamento e assistia a sua dificuldade pra respirar, seu medo, seu organismo se debilitando, o inchaço no seu corpo, a sua esperança vã..

    Tinha muito medo que tivesse uma crise mais séria, uma intoxicação alimentar naquele lugar sem recursos, há 6 horas de estrada de casa.

    Vi também uma alegria quase infantil em cada peixe que pescava e devolvia ao mar, no testemunho de mais um dia ou uma noite nascendo.

    Quinze dias, voltamos a São Paulo e foi só chegar o estado se agravou, 3 dias de internação, alta, mais três dias de internação, alta, a impossibilidade de cuidar de um doente terminal sozinha sem os recursos hospitalares, mais uma internação.

    Ele não sentia dor, sentia dificuldade em respirar, mas aí já tinha muita dificuldade e alguma dor. Morfina! Ele não sabia, pensava que era sedativo. Entre uma aplicação de morfina e outra escolhíamos no catálogo os ovos de páscoa das minhas sobrinhas e dos filhos dele.

    Quando ele recebia o medicamento, dormia e eu podia finalmente me desesperar, tinha crises de choro que não conseguia parar, tomava um calmante, fumava um cigarro, lavava o rosto, voltava para o apartamento pra esperar que ele acordasse. Morreu de mãos dadas comigo, em nenhum momento falamos de morte, ao contrário, fazíamos planos para o próximo mês, próximo ano...

    Eu fui chorar 6 meses depois na terapia..

    Faça o melhor que puder, sinceramente, foi o que pude fazer.

    Fiquem com Deus!

    Beijos meus

  • Eu penso: Continuarei a andar até o fim acreditando em Deus que tudo pode.

    Tive uma experiencia de estar ao lado de um amigo com a esposa gravida de 8 meses e o bebê vir a óbito. O médico iria retirar a criança e haviam algumas pessoas no hospital conosco, você deve imaginar o clima que alí estava... De repente descobri que eu era o único entre todos que nutria fé de que aquele coraçãozinho pudesse voltar a bater... Infelismente não voltou... Mas caminhei até o fim daquele túnel, mesmo no escuro.

    Deus abençoe esta pessoa citada por vc e coloque anjos ao lado dela nesta hora.

    Fé é a palavra do momento.

  • vá a uma igreja e ore bastante com fé pedindo ao pai para lhe orientar e obterá uma resposta.

    depois vc me diz o q aconteceu . boa sorte e q deus lhe ajude!

  • Deus é a resposta...se apegue na fé e tente passar muita energia boa p essa pessoa..o melhor q vc pode fazer é dar tranquilidade e bons momentos sem deixar parecer sempre de uma maneira triste...

    Nossa cabeça pode tudo, mentalize boas vibrações!

    abraços e tudo de bom!

  • Luiza,

    Amiga,

    A importância do Vazio..

    Tens o hábito de juntares objectos inúteis, acreditando que um dia (não sabes quando...) vais necessitar deles?

    Tens o hábito de juntar dinheiro, sem gastá-lo, pois imaginas que ele poderá faltar no futuro?

    Tens o hábito de guardar roupas, sapatos, móveis, utensílios domésticos e outras coisas que já não usas há muito tempo?

    E dentro de ti...?

    Tens o hábito de guardar raivas, ressentimentos, tristezas, medos e outrso sentimentos negativos?

    Não faças isso!

    Vai contra a tua prosperidade!

    É preciso deixar um espaço, um vazio para que novas coisas cheguem à tua vida.

    É preciso que desfaças o inútil que há em ti e em tua vida para que a prosperidade possa acontecer.

    A força deste vazio é o que atrairá e absorverá tudo o que desejas.

    Se acumulares objectos e sentimentos velhos e inúteis não terás espaço para novas oportunidades.

    Os bens precisam de circular!

    Limpa as gavetas, os armários, o depósito, a garagem... a mente...

    Doa tudo aquilo que já não usas...

    A atitude de guardar um monte de coisas inúteis só acorrenta a tua vida!

    Não são só os objectos guardados que paralisam a tua vida.

    Eis o significado da atitude de guardar: quando se guarda, considera-se a possibilidade de falta, de carência...

    Acredita-se que amanhã poderá faltar e que não haverá maneira de suprir as necessidades....

    Com este pensamento, estás a enviar duas mensagens ao teu cérebro e à tua vida: a de que não confias no amanhã e de que o novo e melhor não são para ti...

    Por isso te alegras guardando coisas velhas e inúteis...

    Até o que já perdeu cor e brilho...

    Deixa entrar o novo em tua casa...

    E dentro de ti...

    -- Mensagem de Joseph Newton

    _,

    Agora vamos lá..com minhas palavras...

    Minha cara,

    No ápice de que todos nós tentamos conquistar...

    Com certeza paralelamente, tentamos chegar ao fim do túnel com conjuntura....

    Já dizia o poeta:

    "Senão achastes as luzes no túnel,acendas uma vela para que lhe guie"

    As oportunidades, estão à nossa frente há todo tempo...

    Nada será suficiente para fazer-nos desistir....

    Cegos, conseguem andar..mudos falam por suas mãos...

    Neste Mundo, tão propenso de repercussões..havemos de saber que nada é impossível..., nada mais NADA mesmo!

    Bjs,e boa noite amiga.

  • Perco o foco, não sei mais o que fazer

    é assim que me sinto hj sem uma luz, sem um norte

  • olá LUIZA! é duro responder quem esta de fora...mas te digo, fé em DEUS na hora mais dura muita paz, ponderação e equilíbrio....fik com DEUS...bjos

  • Querida, passo exatamente por esse problema. A morte é inevitável, quem cuida diretamente da pessoa com câncer fica esgotado. Não por achar que é muito trabalho, mas porque a carga física e emocional da gente vai terminando. No meu caso eu faço terapia, pra ter suporte e orientação.

  • As vezes o desespero e o despreparo é mais nosso do que deles.

    Muitas pessoas na minha familia morreram de cancer.

    Atualmente tenho uma amiga de 31 anos que fez sua segunda cirurgia para retirada total da segunda mama, esta na segunda vez passando por todo o doloroso processo de recuperação com a quimioterapia.

    Geralmente nós nao vemos a luz no fim do tunel, eles pelo contrario, não permitem que ela se apague.

    A melhor coisa que você pode fazer para uma pessoa que está passando por isso, é trata-la como uma pessoa que nada tem. Esqueça a doença. É isso que apaga a luz do fim do tunel pra vc.

    Seu pensamentos estao em direções opostas, enquanto ela luta pra manter a chama da vida acesa, vc já a enxerga como morta.

    Não faça isso com essa pessoa, nem consigo mesma.

    O depoimento de llManuh é perfeito.

Sign In or Register to comment.