assinale a alternativa que não apresenta erro de concordância?

A faltou pelo menos 3 ingredientes para feijoada

B há de existir colaboradores dedicados

C fui eu quem preparei o almoço

D haviam vários bloqueios na estrada

Comments

  • Alternativa correta: B há de existir colaboradores dedicados

    O verbo haver, com sentido de existir, é impessoal. Em uma locução verbal, passa a sua impessoalidade para o verbo principal.

    Um abraço

  • Letra ( C)

    O verbo concorda com o pronome pessoal ( EU)

    Abraços

    Prof. Honô

  • Eu Só

    "D haviam vários bloqueios na estrada" é a correta. O verbo "haver", significando "existir", flexiona, muda, sofre alteração, possuindo, assim, singular e plural. As demais:

    A faltou pelo menos 3 ingredientes para feijoada / Faltaram pelo menos três ingredientes para feijoada

    B há de existir colaboradores dedicados / Hão de existir colaboradores dedicados.

    C fui eu quem preparei o almoço / Fui eu que preparei o almoço ou Fui eu quem preparou o almoço

  • "D haviam vários bloqueios na estrada" é a correta. O verbo "haver", significando "existir", flexiona, muda, sofre alteração, possuindo, assim, singular e plural. As demais:

    A faltou pelo menos 3 ingredientes para feijoada / Faltaram pelo menos três ingredientes para feijoada

    B há de existir colaboradores dedicados / Hão de existir colaboradores dedicados.

    C fui eu quem preparei o almoço / Fui eu que preparei o almoço ou Fui eu quem preparou o almoço.

Sign In or Register to comment.