Comissões de imobiliárias?
Olá, eu e meu marido estamos tentando comprar um imóvel, mas estamos desconfiados do corretor. A nossa proposta é um imóvel que temos, fgts e dinheiro. O corretor quer que paguemos 6% em cima do nosso imóvel proposto para a negociação da compra. Pelo que eu saiba quem tem que pagar a comissão para a imobiliária é a pessoa que colocou a venda (pela imobiliária) o imóvel. O meu imóvel, é parte da negociação de compra e acredito que eu não tenha que pagar nada de comissão para a imobiliária. Na minha opinião é como se eu tivesse em vez do imóvel para a negociação, o dinheiro em si.
Se possível gostaria que tirasse essa dúvida para que eu possa dar inicio a minha negociação.
Obrigada,
Comments
Olá. isso é ilegal e não pode ser cobrado de você.
A obrigação de pagar o corretor é do vendedor do imóvel.
Vc somente teria responsabilidade em pagar a comissão se tivesse contratado um corretor para achar para vc o imóvel que deseja e tratar de toda documentação e negociação.
Neste caso especifico o que ocorrerá é uma DAÇÃO EM PAGAMENTO ou seja vc vai adquirir um imóvel que está sendo negociado com este corretor e vai propor pagamento parte em dinheiro parte em bem imóvel e isso chamamos de dação em pagamento.
Portanto o corretor está sendo desonesto e vc deve procurar a imobiliária dele solicitar falar diretamente com o gerente de vendas e informa-lo do ocorrido. De preferência leve uma testemunha junto. Se o gerente disser que é praxe a cobrança então diga a ele que esta praxe vc vai confirmar com o CRECI se é correto.
No site do creci do seu estado vc encontra a tabela de emolumentos que prova que esta cobrança não pode ser feita. Vc não o esta contratando e sim querendo adquirir um imóvel que esta em poder dele pra negociação e ele está querendo levar vantagem dos dois lados.
Ocorre que se ele trabalha paraimobiliária ele não recebe 6% de comissão pois a maior parte é da imobiliaria e o que sobra é dividido entre ele e a pessoa que agenciou o imóvel para venda. Portanto ele está querendo levar vantagem.
Te peço que denbuncie isto e não deixe ficar assim. São as atitudes dos clientes que permitem que cada vez mais se acabem os maus profissionais, pelo bem da minha profissão.
abraços
Elis, a comissão de corretagem imobiliária tem porcentagens diferentes em cada região, na maioria dos estados a comissão sobre a venda é de 5%, mais tem estado em que é 6%,. A sua negociação está envolvendo uma parte em permuta mais isso não justifica o procedimento do seu corretor. Entre em contato com o Creci de seu estado, o Creci é um órgão fiscalizador da profissão e das atividades dos corretores de imóveis, caso voce faça o contato aproveite e consulte se este corretor realmente é credenciado áo Creci, se não for, denuncie. Entrando em contato com o Creci voce terá a resposta exata sobre a questão da comissão indevida que estão tentando cobrar de voce de forma de forma indevida, boa sorte.
Procure o CRECI, se informe antes de qualquer coisa.
O que vc vai ler aqui no Y!R, pode ser inútil, já que não
se sabe quem está respondendo.
Cada corretor ou corretora estipula em comum acordo com o proprietário a faixa de comissão.
O Normal é 5% de cada lado. (5% do comprador e 5% do vendedor)