O que é Pronomes Pessoais Oblíquos e o que é Classe dos artigos (artigos) ?

Comments

• Artigo é a palavra variável que tem por finalidade individualizar, isto é, indicar a coisa; essa individualização ou indicação pode ser feita de duas maneiras: ou de maneira precisa, definida, ou de maneira imprecisa, indefinida. Daí as duas espécies de artigos e respectivas flexões de gênero e número:

A) Artigos definidos

"o" — masculino singular — 'o' homem

"a" — feminino singular — 'a' mulher

"os"— masculino plural — 'os' homens

"as" — feminino plural — 'as' mulheres

B) Artigos indefinidos

"um" — masculino singular — 'um' homem

"uma" — feminino singular — 'uma' mulher

"uns" — masculino plural — 'uns' homens

"umas" — feminono plural — 'umas' mulheres

Pronome é a palavra que ou substitui ou pode substituir um substantivo: Ele (Pedro) não está — Alguém ( que não sabemos quem seja) está em casa.

O pronome pessoal pode ser: reto, oblíquo e de tratamento. Pronomes retos são os que na frase têm por função representar o sujeito do verbo da oração; são retos os pronomes: eu, tu, ele(ela), nós, vós, eles(ou elas).

Pronomes oblíquos são os que na frase exercem função complementar, isto é, são os que tem por função representar o complemento do verbo, e dividem-se em 'oblíquos' e 'átonos': "Disseram-nos diversas coisas" (o "nos" exerce função de objeto direto) — "Mário vai sair comigo" (o "comigo" exerce função de adjunto adverbial de companhia). Os átonos são: me, te, se, o(s), a(s), lhe(s), nos e vos; e os tônicos são: mim, migo, ti, tigo, si, sigo, nosco, vosco.

• Os pronomes (aqueles que podem substituir os nomes) podem ser de dois casos: retos ou oblíquos. São retos: eu, tu, ele, nós, vós, eles - definem diretamente o sujeito.

São oblíquos:

me/mim/comigo

te/ti/contigo

se/si/consigo

nos/conosco

vos/convosco

se/consigo

As palavras são divididas em classes gramaticais: substantivo, verbo, adjetivo, advérbio, pronome, numeral, etc. Uma destas classes é o artigo, que pode ser definido (o, a, os, as) ou indefinido (um, umas, uns, umas).

• Pronomes Oblóquos:

Me.mim

te, ti

lhe, o,a

nos

vos

lhes, os, as

Artigos:

Definidos

O,a, os, as

Idefinidos

um, uma, uns, umas