tubos para colheta de sangue para exames?

Existe varios tubos de colheta de sangue para exames, eu sei basicamente que cada cor de tubo esta relacionado ao tipo de exame a ser pedido pelo médico, alguem pode me dar a melhor definição para cada tipo de tubo ou cor?

Comments

• é bom lembrar, pois melhor ainda é se as seringas que colhetam não introduzem alguma substância esquisita na veia .......................ente deu..................

• O tubo com a tampa roxa contêm o anticoagulante EDTA ele é usado para fazer os seguintes exames mais comuns: hemograma, plaquetas, VSG, tipagem sangüínea.

O tubo com a tampa vermelha ou marrom não contêm anticoagulante, nele separamos, após centrifugação, o soro usado para várias análises bioquímicas (glicose, uréia, creatinina, colesterol, etc) e imunológicas (HIV, toxoplasmose, CEA, etc).

O tubo com a tampa cinza tm fluoreto de sódio e é utilizado pra dosagem de glicose (quando demora muito tempo pra realizar o exame).

O tubo com a tampa azul contém citrato de sódio e é usado pra exames de coagulação (TP, KTTP, fibrinogênio).

Espero ter ajudado, abraço

• Quando o sangue é coletado naqueles tubos, eles precisam conter uma substância que não deixa o sangue coagular ou ter reações adversas quando em contato com vidro.

Mas e quando você precisa avaliar a coagulação do paciente? Ou quando não se precisa?

É ai que entram as diferentes cores dos tubos, alguns inviabilizam a via intrínseca da coagulação outros a via extrínseca, alguns quelam Ca+2, e vai por ai afora, mas basicamente o importante é isso.

Além é claro que alguns tubos podem ficar fora do armazenamento gelado por mais tempo dependendo do conservante.

Sign In or Register to comment.