Você sabia que Maria foi "inventada" no século IV?

Em toda a Bíblia, a figura de Maria não recebe qualquer posição especial com relação a Jesus ou ao plano de salvação:

• Jesus não a chamava de mãe, mas de mulher (Jo 4.4; 19.26);

• Aos que a definiram como sua mãe Ele fez questão de mostrar que seus familiares são os seus seguidores (Mt 12.46-50);

• Quando quiseram atribuir alguma honra a Maria pelo fato de ter dado à luz a Jesus, Ele fez questão de mostrar que há honra maior em obedecer a Deus (Lc 11.27-28);

• Nenhum dos apóstolos fez qualquer menção a ela, seja Paulo, Pedro, Tiago, João ou Judas.

Mas quando olhamos para o marianismo, não vemos apenas uma ascensão física, mas uma ascensão de importância que vem, através dos séculos, transformando a mãe de Jesus na figura central do Catolicismo e, conseqüentemente, da fé popular.

Como isso foi possível? Como a Igreja Católica pôde transformar uma figura que não recebeu nenhum destaque no Novo Testamento na peça mais importante de sua religião? Como essa igreja conseguiu, em nome do Cristianismo, desobedecer ao mandamento tão claro: “Não terás outros deuses diante de mim?” (Êx 20.3). A tolerância, no entanto, é uma faca de dois gumes que, se exagerada, pode permitir que uma virgem se torne uma meretriz: “Mas tenho contra ti que toleras a Jezabel, mulher que se diz profetisa. Com o seu ensino ela engana os meus servos, seduzindo-os a se prostituírem e a comerem das coisas sacrificadas aos ídolos” (Ap 2.20). Quando os verdadeiros crentes precisaram tomar uma atitude mais severa, eles se calaram e a conseqüência disso foi a forte idolatria que se camuflou com o título de cristianismo. Assim, com o passar dos anos Maria foi acumulando títulos, adquirindo mais prestígio do que a própria Trindade.

Update:

sorlac Mahler : Eu amo Maria como a qualquer um de vocês. Mas ela não é deusa (aliás ela substituiu Diana dos efésios)

Update 3:

“Quem é a minha mãe? Quem são os meus irmãos? E apontando para os seus discípulos, disse: ‘Eis a minha mãe e os meus irmãos!’”(não sou eu que estou dizendo)

Update 5:

irene : tenho mãe, mas já é morta assim como maria

Comments

  • que cor é o carro paris?

    ja foi batido?me explica melhor as formas de pagamento..........

  • Vendo Voyage 92 modelo 93 em ótimo estado.

    = = = = = = = = =

    É prata, Aline.

    Batido não foi não. Tem um amassadinho mínimo de estacionamento no pára-choques.

  • Tá.. foi.... e daí? Nós espíritas sabemos quem foi e será nossa Senhora....Muitos dirão, é mãe de Jesus... certo... foi e será mãe de Jesus... e sabem o que Ela faz?.. sabem onde Ela trabalha? como espírito de luz Ela trabalha numa Zona de infirioridade, zona de difícil acesso,,, e é só Ela que consegue chegar lá... filhos meus,, esta é nossa mãe,,, oremos ..... Nando

  • Engraçado, diga isso aos turcos que cuidam da casa dela até hoje. O que mais me preocupa que que os desequilibrados estão sendo usados por "falsos profetas" que não querem perder os 10% do teu salário. Inclusive acabei de vir do mercado onde encontrei um pastor com o carrinho cheio de alcatras e picanhas, e lógico um bom vinho portugues. Sem contar o resto que seria demais. E tudo isso com os 10% que tanto Deus pede? E como estarão os assaliados da igreja onde ele é o dono? . Não ganho mau, mas não consigo comprar tudo aquilo. Voces estão sendo manipulados, comecem a olhar seu semelhante com os olhos de Cristo. Amem Maria como voces amam a vossa mãe. QUEM NÃO CONSEGUE AMAR A MÃE DE CRISTO AMARIA A SUA PROPRIA MÃE?. FAZEI TUDO QUE ELE NOS MANDAR. AMEM O PRÓXIMO COMO A TI MESMO> AMEM E RESPEITEM.

  • Fundamentalismo, puro fundamentalismo. Não importa sua religião, sua atitude mostra que é um verdadeiro protestante.Só para exemplificar sua personalidade e não se extender muito, veja o que você falou: "Como a Igreja Católica pôde transformar uma figura que não recebeu nenhum destaque no Novo Testamento na peça mais importante de sua religião?" E, para enriquecer seus conhecimentos, leia isto com atenção:

    MATEUS CAP. 1

    28 Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.

    41 Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42 E exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. 43 Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor?

    LUCAS CAP. 1

    46 E Maria disse: Minha alma glorifica ao Senhor, 47 meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, 48 porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações.

    Meu amigo, o que é para você "dar importância"?

    Esperto e conhecedor da Bíblia como você aparenta ser, nem haveria necessidade de corrigir o meu lapso. Porém, para que eu não seja vítima do meu próprio erro, corrijo minha informação, ou seja, onde se lê MATEUS CAP.1, leia-se LUCAS CAP. 1. Contudo, continuo a lhe indagar: para você, o que é dar importância a alguém? Será que o que contém nessas passagens não te dão nenhuma idéia disto?

  • E a tua mãe foi inventada em que século?

  • Tens mãe? Ou nasceste de chocadeira?

  • o que eu acho é que estamos nos preocupando em fazer as pessoas aceitarem esta ou aquela religiao como a certa ou a que melhor leva a DEUS e esquecendo que o mais importante é vivermos servindo a DEUS independente da religiao.

  • Por ser mãe de Jesus é claro q Ela é mais q importante, pois sem Ela Ele não teria vindo ao mundo, apesar de q Deus poderia ter feito do barro mas como Deus não é bobo nem nada Ele resolveu dar uma com Maria, e pra vc ver q dessa época os filhos já eram rebeldes, Jesus já negava até sua mãe, e olha q Ele é santo e nós de carne e osso? somos até obedientes, os protestantes dizem q Maria é o Diabo então Jesus é o q ??????sendo filho Dela ....

  • o importante é cuidar da consciencia!

Sign In or Register to comment.