Esse ausencia de sentimentos é normal?
Bem quem ler essa pergunta pode me recriminar, mas o inferno de minha vida me fez ser assim.
É normal você não gostar nem um pouquinho de seu pai?
Bem meu pai, é um machista, só quer ser o certo, alcoolatra entre muitos outros defeitos. Mas com o passar do tempo eu fui deixando pra lá, e sempre que ele fala sinto muita raiva, nisso tento evita-lo.
Muitas pessoas dizem que eu sou muito realista e só olho o lado pessimista das coisas, sou uma pessoa descrente do casamento (aversa), odeio homens machista ou alcoolatras e só tenho uma meta me formar em medicina e ir para o mais longe de casa. Agora gostaria de perguntar esse sentimento pode fazer algum mal psiquico para mim?
Pois considera-lo como pai, já deixei a muito tempo, mesmo chamando ele de pai essa palavra não existe para mim, ele não merece. O único pai que conheço é Deus e só!
O que devo fazer para isso não me afetar mentalmente?
Comments
Andreza, em primeiro lugar nem leia se alguém APENAS te recriminar (sem pelo menos dizer o porquê e te dar o direito de entender, repudiar, aceitar, ou seja, direito de resposta - pelo menos em pensamento) e não se chateie. Estou dizendo isso porque, a partir do momento que você se expôs aqui e pediu opinião, tem gente de todo o tipo no YR, com as mais diversas opiniões e criações (Graças a Deus!) e liberdade para escreverem o que pensam (desde que com total respeito). Agora vamos à minha opinião!
Afetar mentalmente, já afetou desde o dia em que você nasceu e esteve submetida, sem poder escolher, em boa parte da sua vida, a seu pai (como afetaria qualquer ser humano do mundo!). Então, acho que a pior parte, os momentos em que ele poderia ter te causado um "mal psiquico" maior, quando vc era apenas uma criança achando que seu pai deveria saber tudo e ser um herói, já passaram. Hoje vc é muito menos vulnerável a qualquer um. Eu acho que quando você usa essa expressão, deve estar querendo dizer "não sofrer mais tanto", "não criar ou piorar traumas" ou "não afetar MAIS". Aí sim, acho que você pode fazer muitas coisas.
Crescer, viver, ver mais do mundo e aprender é a mais importante (e inevitável). A partir disso, acho que suas opiniões, imagens e histórias com seu pai vão tomar um contorno mais nítido: ou sua repulsa se consolida, ou de alguma forma, vc entende boa parte das coisas (e talvez até perdôe, mesmo que ele não faça por merecer). E fazer isso que vc está fazendo aqui, ou seja, perguntar, conversar, ler (ou escutar) é sempre o melhor caminho. Por isso, uma ajuda profissional, um terapeuta que saiba conduzir bem essa conversa valeria bastante para você. Com ele você poderia xingar, chorar, gritar, rir, e de alguma forma ""lavar sua alma"! Deve ter muitaaaa coisa presa, reprimida, momentos em que você teve apenas que ficar quieta (querendo gritar) para não piorar a situação.
Amo meus pais e me dou bem com eles; mas eles fizeram mais do que tudo no mundo por mim e, mesmo errando (às vezes feio) eles têm muito mais acertos e qualidades! Já briguei milhões de vezes, ficamos sem nos falar algumas, mas sempre fica tudo bem, pelo simples fato de que ele PERMITIRAM que o amor incondicional e natural entre pais e filhos, florescesce. Eles me amam e permitem ser amados! Sei que isso deve parecer meio doido, mas existem pessoas que, por diversos motivos, fazem racionalmente (ou inconscientemente) o possível para afastar qualquer um. Fazem tudo (de agressões verbais intermináveis a agressões físicas sérias) que podem e CONSEGUEM matar quaisquer sentimentos que algum dia nutrimos. E essa pessoa, infelizmente, pode ser até o seu próprio pai.
É claro que ele tem motivos para ser o que é; assim como qualquer um e não toleramos tudo e todos! Aceitar qualquer coisa, seria o mesmo que, se em algum dia você tiver filhos e resolver repetir tudo o que seu pai fez (faz) com eles, acharmos que eles devem ficar quietos, sofrer também e de alguma forma achar um jeito de te amar. Não, eles não devem! Amor de verdade é conquista, mesmo entre pais e filhos, e não uma obrigação (dolorida).
Mas olha, como mencionei acima, para poder fazer qualquer coisa, resolver tudo que está dentro de você, te doendo e incomodando e concluir que você pode e consegue, perdoar (ou não) esse assunto precisa ser mais "amadurecido" (vivido, conversado e tal). Existe até a possibilidade do seu pai, algum dia, te procurar para tentar se redimir! De ele um dia acordar e PEDIR ajuda; querer se livrar dos próprios demônios (inclusive do alcoolismo) e se tornar uma pessoa digna do seu amor.
Então vc deve SE dar uma chance, veja bem, não a ele a você, de tentar entender e viver bem com isso. Procurando ajuda, amor nas outras pessoas, terapia e tal.
Gostaria muito de poder ajudar mais, mas via YR, é o que dá para fazer (acho que todos que responderam tentaram ajudar da melhor forma). Pense que isso aqui é só um pequena (micro) parte de um longo processo para se situar melhor no mundo, ser uma pessoa mais feliz e poder decidir (realmente) qualquer coisa.
Beijos e muita boa sorte!
Ju.
Obs: Nada do que vc escreveu reflete qualquer AUSÊNCIA de sentimentos; apenas uma pessoa normal machucada demais (e tentando se resignar para poder continuar).
Se, hoje, o seu único Pai é Deus, amanhã esse seu Pai fará você perdoar o outro (O genético!)
O Mundo não possui só homens machistas...
Sucesso!
Brutal fera 💛
☆┌─┐ ─┐☆
│▒│ /▒/
│▒│/▒/
│▒ /▒/─┬─┐
│▒│▒|▒│▒│ =]~~
┌┴─┴─┐-┘─┘
│▒┌──┘▒▒▒│
└┐▒▒▒▒▒▒┌┘
└┐▒▒▒▒┌┘
Oi, Andrezza, acho que gostar de alguém não é uma conquista só nossa, mas do outro tb, que deve fazer por merecer esse amor.Mas compreendo como se sente, e isso pode afetá-la mentalmente, pois sei que gostaria que fosse diferente.Bem,o alcoolismo é uma doença, mesmo tratando ficam cicatrizes por toda parte,pelo que tenho visto...muitas famílias sofrem, muito se perde nas relações...mas essa é a doença do seu pai, não sua. Então não se culpe, ande em frente, estude, tenha amigos, se divirta. Não precisa esconder esse problema de nínguém, é muito comum, infelizmente.Continue pensando que o Pai está te guiando, te iluminando, permitindo seu progresso, sua felicidade, e quem sabe não é esse pai terrestre e comum que está, a seu modo ,te mostrando o que não é certo, o que não deve fazer.Perdoe ele, erga a cabeça e mãos à obra, a vida tem muitas pessoas boas, fique aberta a encontrá-las (mas seja seletiva, hein? Voce merece o melhor...Beijos)
Tente conversar com um psicólogo e explique isso a ele.
Vc só não gosta de seu pai pelo seu jeito, é normal.
Minha querida amiga, o sofrimento faz com que a gente va perdendo
essa coisa tão boa que é o amor, mas não podemos deixar que
esse sentimento negativo vença, você diz que o pai que reconhece
é Deus, mas Deus não é todo amor e o principio primordial do
cristianismo não é o perdão, querida não deixe o ódio ganhar essa
guerra.
Beijos fraternos para ti!!!
Pai e mãe são relações para sempre,dai o seu conflito.
Não sei a sua idade,mas posso lhe garantir que a maturidade nos liberta destes sentimentos nefastos.
Enquanto vc não perdoá-lo do alcoolismo e pelo machismo, vc não vai conseguir ser feliz,querida.
Perdoar é libertar-se,todos cometemos erros,somos frágeis e estamos sujeitos a limitações que nós nos impomos.
Procure não julgá-lo,afinal alcoolismo é uma doença(cientificamente comprovada),precisaria receber um tratamento adequado,se puder ajudá-lo neste sentido seria bom para ambos,informe-se sobre o AA(alcólicos anônimos)em sua cidade..
Terapia também ajuda muito ,tanto vc, como ele, deveriam se submeter a ela,talvez falte autoconhecimento a ambos.
Estudar,trabalhar,ser médica,é um lindo sonho e vc deve correr em busca de crescimento individual,sempre,mas creio que afastar-se do problema não vai deixá-la feliz e libertá-la destes traumas.
Com certeza,alimentar sofrimento e dores da alma ,só pode nos fazer mal,liberte-se disto o quanto antes.
Percebo que vc possui a fé(aliada de todos os sêres),quem a possui nunca está desamparada e vc não está sozinha.
Reflita,acalme-se e procure agir da melhor forma possível e mais que tudo, não julgue seu pai, pois ele precisa de ajuda,só isto.
Que Deus a proteja e procure ser feliz sempre.
*Perdão pela resposta longa ,mas sinto que vc precisa de ajuda..
Pode sim te afetar, você precisa pensar se isso é realmente assim, talvez se você olhar um pouco mais fundo, não essas coisas do seu pai, mas o coração dele, vc descubra que pode sim ter um verdadeio motivo para chamá-lo de pai, e quem sabe, voltar a amá-lo novamente, no entanto existe um porém, se ele não te tratar bem, e não conseguir mostrar sentimento de amor algum por vc, isso nunca dará certo, e então aí, vc talvez tenha, que ficar por um momento só, e pensar no que acontece ao seu redor, e daí, achar um a solução sozinha por si mesma...
Bjooosss...
olha todos passamos por fases em que temos diferentes sentimentos e diferentes escolhas, ou tbm a ausencia de sentimentos eu aconhselho vc dormir mais...e tentar acertar as coisas da sua vida que te deixam mal!!
espero ter te ajudado