Depressão, timidez e solidão: como acabar com esses sintomas?
Pessoal, meu nome é Bruno, tenho 19 anos e sou solteiro!
Eu nunca trabalhei, nunca namorei e eu posso até dizer que eu nunca tive uma familia, porque depois que a minha mãe morreu (eu tinha 7 anos na época), passei a ficar isolado. Eu moro apenas com o meu pai, porém ele fica muito pouco em casa.
Minha vida toda foi assim, de pura solidão, e essa solidão me fez ser tímido (muito tímido mesmo), e isso atrapalha meu relacionamento com as pessoas, tanto com o sexo oposto (namorar), como no comércio (trabalho)!
Eu não sei mais o que fazer, pois o tempo está passando e eu estou ficando para trás.
Não sei mais o que fazer da vida... Outro dia atrás eu até pensei em fujir de casa!
Alguém ai já passou por isso e sabe como resolver??
Update:Wilton: Então Wilton, eu tenho amigos, mais recentemente eu mudei de cidade, e estou residindo numa cidade bem afastada da anterior, ou seja, meu contato com eles são apenas virtual! Eu tenho interesse em fazer um curso, porém não me sinto seguro (fator timidez) de ir la sozinho, pois meu pai fica o dia todo no trabalho.
Cabo Almeida: Quando eu morava na cidade anterior, não existia exercito la, ou seja, fui obrigado a tirar a dispensa!
Eu realmente preciso falar mais com as pessoas, porém não é fácil, e quando converso, eu falo poucas coisas. (Obs: com meus amigos eu converso normalmente)
Ricardo: Eu até penso em consultar algum psicólogo, porém além do fato de ser caro a consulta, meu pai não me apóia!
Sheila: Obrigado pela mensagem de ajuda!
Nat: Verdade... quando eu freqüentava a igreja eu realmente era mais feliz... vou ver alguns horários da igreja da cidade que atualmente estou residindo e voltarei a freqüentar!Peço desculpas aos demais, porque não tenho mais caracteres
Comments
Gostaria tanto de estar ai pra te ajudar!Queria poder ser apoio pra você!A alguns anos morava no Rio de janeiro e ajudei uma pessoa e isto me ajudou também!Procure uma igreja qualquer uma,faca parte do grupo de jovens isto te ajudara!Ficarei daqui rezando por você!
Cara, situação complicada a tua. Mas tem uma coisa boa, vc é muito novo, sua vida na verdade mal começou. Então, se vc agir agora, vai dar tudo certo. Tenha pensamento positivo. Veja o lado bom da sua vida. Aproveita os teus amigos, converse bastante com eles, pq com eles vc sente mais confiança, e assim vc vai perdendo mais a timidez. Não fique muito preocupado com que os outros pensam ou falam, não vale a pena, e a maioria das vezes é só coisa da tua cabeça.
È aí já é força de vontade mesmo.
Primeiro para de se sentir como uma vítima, vc só se acomodou.
Tome coragem saia de casa vá fazer seu curso, passear, curtir a natureza.
Participar de uma atividade física, ajudar os outros, ir a igreja, ...
São tantas as coisas que vc pode fazer. Já fui assim como vc agora tô no processo de descobrindo que sou capaz sozinha e de conviver com os outros.
Você precisa de um sentido para a vida. Um farol que possa iluminar a sua senda. Timidez nessa idade é um perigo. Deve primeiro buscar ajuda dentro de si próprio. Leia obras de pensadores como Emerson e Napoleon Hill. Pratique algum esporte, academia onde passe a conhecer pessoas de várias idades, freqüente saraus literários, participe de palestras que acontecem geralmente nas igrejas. Tente fazer teatro. Menino, eu já passei dos 50 anos e sou feliz, mas na sua idade pensei muita besteira. Fiz todas essas coisas que mencionei acima e sou uma pessoa muito feliz.
Arranje amigos, se na sua cidade tem mar, surfe, coma chocolate, aproveite cada segundo da sua vida, arranje trabalho e responda minha pergunta: va no meu perfil, ai vai em minhas perguntase clike na última pergunta que eu fiz, ok?
oi Brunooooo... vc tem k ser forte! muito forte, tem k buscar uma força que vc tem ai dentro de vc e vc nao sabe!
antes de mais vc tem k ter auto estima, tem k gostar de vc...
tenho tanta pena que vc tenha perdido sua mae desde cedo,mas a vida é assim, essas coisas acontecem e ainda outras piores. eu gostaria muito de conhecer vc, de verdade mesmo. para olhar nos seus olhos e te dizer que vc é importante sim e k se Deus te deu a vida é para que vc lute por ela e que lute pela sua felicidade.
goste de vc mesmo e deixa os outros se aproximarem de vc para que gostem tambem, aí vc começa o seu caminho para a felicidade.
vc ker fujir de casa? pk? é em sua casa que está a infelicidade ou vc quer ir a procura da felicidade?
poe ai seu mail que quero falar com vc..
bjoooooooooooo grande amigoooooooooo
A única coisa que você tem é MEDO.
No seu caso, você deveria se comparar com essas pessoas que "não valem nada" e estão por aí, namorando, roubando, matando, se candidatando e etc.
Coloque na sua cabeça de que o mundo precisa de pessoas boas para melhorar.
Por isso, se você não faz parte dessa "gangue" de gente que não presta, pense que o mundo precisa de você.
Existem muitas meninas precisando de caras que lhes valorizem e muitas empresas que precisam de funcionários honestos.
Um abraço!
irmão numca passei por isso mas
o 1º passo e voce passar a frequentar um barzinho fut bool
no fim de semana tentar fazer amizade com a galera da area.
Eu apresentava um pouco desses sintomas... Melhorei muito agora que estou servindo o Exercito. Voce se alistou? Se nao, eu aconselho que se aliste commo voluntario para o TG. O TG dura apenas 1 ano e voce vai pra la todos os dias das 6 as 8 da manha apenas, depois pode trabalhar.
Se essa possibilidade nao existe, a melhor maneira de acabar ou diminuir a timidez é exercitando a habilidade de falar em público.
Sempre que você tiver uma oportunidade de falar para várias pessoas, fale.
Um curso de teatro ajuda muito.
Procure combater a timidez, ela dificulta o desenvolvimento profissional e atrapalha a manifestação necessária ao bom convívio com as pessoas.
Parabéns por procurar um meio de se libertar desta dificuldade.
Abraco!
O primeiro passo é arranjar amizades, primeiramente, de pessoas do mesmo sexo e que goste das mesmas coisas que você, a segunda coisa é começar a cursar coisas que te interessem, como informática, cursos de línguas e lugares onde tu possas encontrar pessoas que gostem das mesmas coisas que você, depois, você precisa começar a sair mais, correr na praia, fazer exercícios, ir na academia, enfim, começar a se soltar