De onde menos se espera .......que interessante não é?
Seg, 13 Out, 07h56
TOLEDO, Espanha (Reuters) - O Brasil está pronto para usar suas reservas internacionais e comprar ativos bancários se isso for necessário para defender seus sistema financeiro, afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda-feira.
PUBLICIDADE
O Brasil tem mais de 230 bilhões de dólares em reservas que podem ser usadas e está em uma posição mais forte para combater a crise financeira internacional do que qualquer outra grande economia mundial, disse Lula a jornalistas na Espanha.
"Tudo isso é dinheiro que podemos usar, se eventualmente for necessário", disse Lula durante uma entrevista coletiva antes de receber um prêmio. "Estamos preparados para liberar alguns recursos de nossas reservas, se nos pagarem com títulos, para que nossas reservas sejam mantidas".
Lula disse que os recursos seriam principalmente para bancos brasileiros que operam no exterior.
Perguntado se o governo brasileiro estava preparado para comprar ações de bancos, Lula disse que isso dependeria da situação.
"Se houvesse um banco em uma posição em que considerássemos que isso era necessário, primeiro iríamos arranjar um outro banco para comprar sua carteira de ações, como o Banco do Brasil já comprou três. E tem a capacidade de comprar mais", disse Lula. "Segundo, se fosse necessário, o governo emprestaria dinheiro para o Banco Central como um concessor de último recurso. O que acho é que devíamos continuar em alerta".
Lula disse que o Banco Central está garantindo que o sistema financeiro não enfrente problemas de liquidez, depois de ter recebido poderes adicionais do governo.
O presidente acrescentou que o Brasil está protegido pela forte demanda doméstica e por um sistema financeiro fortalecido.
"De todos os países grandes, dos Brics e dos desenvolvidos, o que enfrenta o menor risco é o Brasil", disse Lula, antes de receber o prêmio Dom Quixote de La Mancha, concedido a indivíduos e governos que difundem a língua espanhola.
(Reportagem de Jonathan Gleave)
Comments
Lula sempre utilizou-se do bom senso, cautela, planejamento e persistência ao longo de toda a sua vida, seja de parlamentar ou líder sindical. Foi eleito pelo povo certamente não é porque é bonito. Escolheu cidadãos de competência profissional para compor o Governo Brasileiro e essa equipe vem atuando muito bem, tanto pela liberdade que lhes concede Lula no desempenho de suas funções, quanto como já mencionei, pela competência. O Congresso nacional, através de seus parlamentares precisa entender que somos todos brasileiros e devemos sempre lutar pela mesma bandeira, independente de nossa cor, ascendência ou credo. Necessitamos ter plena consciência disso e vestirmos a camisa verde-amarela. Quanto aos elegios espanhóis acho-os gratificantes, porém o mesmo não posso dizer do tratamento diminuto e depreciativo que as autoridades espanholas concedem aos nossos irmãos brasileiros quando desembarcam em terras espanholas. Eles são arrogantemente indignos e cruéis com os nossos irmãos. Ao invés de divulgarmos a Língua de pessoas que nos tratam dessa maneira porque não divulgarmos a Língua Portuguesa e de outros países que nos levem em consideração? Podemos dispensar esse tipo de amizade que não nos considera dignos e humanos, como diziam os prepotentes nazistas, sub-raças. Abraços.
Querida, eu lamento te dizer, porém eu vivo em BrasÃlia, e posso te garantir que esse Lula não é de confiança. Ele fica justificando a falta de dinheiro para aumentar a carga tributária sobre os brasileiros e, lá fora, afirma que tem muita reserva financeira.
E quem disse q é o Lula q traça esses planos ?Existem várias pessoas por trás dele.Se dependesse só dele,não sairia nem de uma crise conjugal.
isto é muito interessante, nenhum outro presidente no paÃs teve esta iniciativa de fazer reservas financeiras para poder tirar o paÃs do aperto nos momentos de crise mundial, eita, ainda falam que o homen é burro...