Sobre o curso de economia, alguém poderia me dizer como é?E em que áreas trabalha?

Este é um curso que posso usar meus conhecimentos na minha própria vida e ser bem sucedido apartir da prática do que eu for estudando?

Ou seja, levo uma vidinha comum, o curso de economia poderia redirecionar meus gastos a serem mais efecientes?

Também teria base científica para fazer com que minha mulher não gaste tanto?

Sou técnico mecânico, mas estou indeciso sobre qual curso optar para o vestubular, se eng.mecânica ou economia?

Minha prioridade é a satisfação financeira, não é ter muito dinheiro, mas sim saber como administrá-lo?

Vc pode me ajudar com alguma dica?

Comments

• Edu, o curso de economia é muito interessante, mas como qualquer outra faculdade, vc vai ralar de estudar, então escolha uma coisa que vc goste muito. A faculdade de economia estuda o mercado, as oscilações entre oferta e demanda dos produtos, o que motiva os preços, como medir índices que dizem se o país está crescendo ou não, os órgãos como Banco Central, Conselho Monetário Nacional, CVM, etc, além do mercado de ações, noções de direito e muitas outras coisas (que pra mim são interessantes, pois me formei nessa área, administração). Quem se forma em economia encontra um campo propício em bancos, corretoras de valores, para citar dois exemplos. O fato de uma pessoa ser qualificada como econômica, não tem nada a ver com conhecimento que ela adquire em faculdade. Vou na sugestão do Antônio, já que vc é técnico mecânico, por que não faz engenharia mecânica? é uma forma de vc continuar fazendo o que gosta, só que com muito mais conhecimento e mais qualificado. Vc pode tomar dicas sobre administração do seu dinheiro com alguem que vc conhece, e que soube fazer isso, de prefência alguem formado em administração, porque aí sim, ele pode fazer para vc um planejamento dos gastos, e planos pra vc diminuir o quanto paga de juros, ou até como vai poupar dinheiro para realizar os seus sonhos. Boa sorte!

• Você fez um bocado de perguntas aqui, heim amigo?

Vou tentar relacioná-las a seguir, com algumas considerações de minha parte, ok?

1) Sobre o curso de economia, alguém poderia me dizer como é?E em que áreas trabalha?

Este é um curso que posso usar meus conhecimentos na minha própria vida e ser bem sucedido apartir da prática do que eu for estudando?

R: Acho que os outros participantes já esclareceram estas.

2) Ou seja, levo uma vidinha comum, o curso de economia poderia redirecionar meus gastos a serem mais efecientes?

R: Edu, sinceramente, faculdade nenhuma vai te auxiliar neste ponto se este não for um objetivo pessoal teu. Redução de gastos inclui muita disciplina pessoal e penso que é relativo a cada indivíduo, seus objetivos e metas.

3) Também teria base científica para fazer com que minha mulher não gaste tanto?

R: Parecida com a anterior esta pergunta. Acho que você pode fazer um planejamento semanal, mensal, anual de todos os teus gastos, e assim ter uma conversa séria com tua mulher, para que ela compreenda em que pé vocês estão e onde precisam chegar. Lembre-a que se o esforço não for de ambos, não dará certo.

4) Sou técnico mecânico, mas estou indeciso sobre qual curso optar para o vestubular, se eng.mecânica ou economia?

R: Tá querendo saber se você casa ou compra uma bicicleta, é? Bom, como já tínhamos a resposta de um economista, lá vai a de um Engenheiro Mecânico: a faculdade é de suar muito a camisa, caro colega. Mas penso que é a mais completa entre as duas, pois existem disciplinas relacionadas à economia, administração. Durante toda a faculdade eu ouvi muito este tipo de frase: "o que o dono da empresa vai querer saber é se o que está saindo é maior do que está entrando". Falavam a respeito de projetos que poderíamos desenvolver na vida profissional, nas mais diversas áreas da engenharia. Tantos dos termos das equações que aprendíamos quanto do fluxo de caixa do nosso patrão. O engenheiro tem que saber otimizar isso. É aplicável a qualquer área da vida.

No final, quero deixar uma frase e enfatizar uma coisa já dita: Faça pelo gosto que você tem. A chance de você se dar bem é muito maior, não importa qual seja a escolha.

"O homem só é infeliz enquanto for indeciso".

• Sou economista é por isso me sinto a vontade para responder.

Não perca o seu tempo, faça engenharia mecanica.

O curso de Economia é bom para quem pode fazer 2 faculdades, uma teórica, com conhecimentos sobre mercados e fatores de produção, renda e emprego. Mesmo assim o currículo deixa muito a desejar e os formados precisam fazer MBAs.

A outra, engenharia mecânica, voce pode dizer que tem uma profissão. Acredite muitos Bancos procuram egenheiros e não economistas, pois os engenheiros tem uma forte formação martemática.

Para voce administrar o orçamento da família, voce pode ler um livro dando dicas de como e onde gastar e principalmente fazer uma reserva (poupança) para investir em bens móveis e imóveis e também para uma aposentadoria mais digna.

• faça direito que vc vai ganhar mais $$$$.

Economia quebra a sua cabeça e não ganha tanto...

Sign In or Register to comment.