Por que o ônus da prova, em religiões, é sempre dos opositores?

Se eu propuser uma teoria científica, terei que prová-la. Seria absurdo mostrá-la sem provas e dizer: "quem não acredita, prove que eu errei." Mas, com religião, não funciona assim.

Parece que se pensa assim: não há provas de que Deus não existe, por isso ele existe; não há provas de que Chico Xavier era um charlatão, por isso, ele era médium mesmo; não há provas de que John Smith tenha recebido um livro dourado, por isso, o mormonismo é autêntico.

Por que essa aberração? Por que a sociedade é tão respeitosa com a religião e não exige provas?

Update:

É, do jeito que uns e outros aqui estão falando , talvez dê mesmo pra ser religioso sem tentar convencer os outros. Pra esses, a pergunta seria outra: como conseguem ter toda essa consciência de que sua religião carece de provas e, mesmo assim, continuar crendo? E, se acreditam que têm provas, como conseguem não ter ânsia de contar aos outros?

Update 3:

João Nascimento: eu sei citar um monte de intelectuais cristãos com argumentos brilhantes e mais um monte de organizações cristãs como essas que você colocou. Claro, são de gente que crê na Bíblia e refuta a reencarnação. Eu pergunto: algum desses cientistas aí partiu da dúvida sobre a existência de espíritos ou todos eles assumiram que existem e começaram daí? Se for esse o caso, nenhum deles tem nada a me dizer.

Comments

• Oi! Prezado Fernando S.

Caso você seja chamado de esquizofrênico, tresloucado por razão de ser Espírita, você emudecerá, ou vai se defender? Caso fique calado então você mesmo admite que seja, mas se você explica que dentro do seu campo racional como faço, que sou Espírita a 40 anos, e não é atoa que lá continuo, estou lhe convencendo ou me defendendo? Eis a grande diferença, em fazer a cabeça de alguém para entrar para a minha religião, e de cair em defesa dela, outrossim nunca jamais chamei ninguém para ser Espírita, pois sempre trouxe este pensamento comigo: Mister a pessoa estar preparada para professar o Espiritismo, e isto não é para qualquer um, outrossim de que vale alguém entrar para uma religião, e a religião não entrar nele? Creio que as perguntas e respostas não abrem as portas nem convidam a ninguém de professar qualquer Religião, Doutrina e Seita, senão o que faço aqui, apenas dizer: oba dois pontos? Portanto tenho na minha rede, Ateus, agnósticos, Evangélicos, Católicos, Budistas, Espíritas, Umbandistas, Candomblecistas e indiferentes, enfim cada qual na sua, e sem pretensão de impetrar minha crença, pois para mim tanto faz ser, acreditar ou não, o que importa para mim é ser o que sou, e creia já é o bastante que me satisfaz.

Um forte abraço, cheio de Paz e Luz.

• Em ciência é assim mesmo: todas as afirmativas devem ser provadas.

Alguém pode propor algo (se for sólido mesmo, senão nem passa nos filtros iniciais) e quem rejeita deve demonstrar o motivo da rejeição.

Aliás, todos os cientistas sérios fazem de tudo para demonstrar que sua idéia está errada para verificar se há furos. Mesmo que não descubra furos, ela não prova que ela está certa.

Quanto a fé ... não se exige que se prove porque não adianta. A fé não exige razão, não exige lógica, desrespeita os fatos. Como vão provar algo? Baseado em que, se a razão é jogada solenemente no lixo?

• Esse tipo de argumento demonstra como a religião é imatura e leva as pessoas a fazerem coisas sem um pingo de nexo.

Como as religiões não conseguem responder essa (e outras) questão de maneira satisfatória, alguns religiosos ingenuamente invertem a situação, mesmo que ela não possa ser invertida.

Não temos que aceitar coisas erradas ou atrocidades só porque quem as cometeu diz que é em nome de um deus ou uma religião. Já passou da hora de darmos um basta nisso. Posso respeitar a pessoa que reza, fica sem comer durante o dia por um mês ou se lamenta para um muro se ela fizer isso sozinha e por livre e espontânea vontade. Porém, a partir do momento em que esta pessoa quiser obrigar outros a fazer isso ou prejudicar quem não cedeu à sua vontade, temos obrigação de impedí-la.

Saudações ateístas!

• Não é bem assim.Cabe ao crente o ônus de tentar provar a veracidade de sua crença. Quem não crê não tem de provar nada.

• Com relação ao ESPIRITISMO,no que diz respeito a provas, vc está, completamente equivocado.

Por ter citado o Chico Xavier, considerando que o mesmo tem profunda ligação com o a Doutrina Espírita,isso demonstra que vc não conhece,nesse aspecto, sobre o que fala.

Não é de hoje que o Chico Xavier foi objeto de estudos, até engenheiros da NASA estiveram em Uberaba estudando-o.Pesquise.

Provas em relação aos fenômenos atribuidos ao Espiritismo, existem centenas.

O que não existem são refutações fundamentadas nos moldes dos relatórios apresentados, conforme por exemplo,o relatório apresentado por William Crookes,em 1904 na Academia Real de Ciências de Londres.Pesquise.

Pesquise por :

Cesar Lombroso

Alexander Aksakof

Oliver lodge

Camille Flamarion

Gabriel Delane

Ernesto Bozzano

Frederic Meyres

Cloves Nunes

Hernani Guimaraes Andrade

Ian Stevenson

Du prel

Coronel de Rochas

Só prá citar alguns.

SPLEB – Sociedade Pró-Livro Espírita em Braille

Site que objetiva facilitar o acesso do deficiente visual à leitura de obras espíritas, seja em Braille, em fita cassete ou em arquivo, disponibilizando todo o acervo da instituição, que fica no Rio de Janeiro/RJ.

ABRAME – Associação Brasileira de Magistrados Espíritas

Representa e reúne magistrados espíritas de todo o país. O site traz informações sobre encontros e congressos e recomendação de livros e filmes. A Associação edita a Revista da Abrame.

Cruzada dos Militares Espíritas

Atua nas Forças Armadas e nas Forças Auxiliares, reunindo militares que professem o Espiritismo, por todo o país. O site disponibiliza o boletim e a revista da instituição, além de outras informações.

IPECE – Instituto de Pesquisa e Ensino da Cultura Espírita

Instituição de São Paulo/SP, que visa o desenvolvimento de pesquisas, estudos e divulgação da cultura espírita. Edita diversos livros e realiza cursos, eventos e, anualmente, o Congresso Ciência & Espírito

ABRADE - Associação Brasileira dos Divulgadores do Espiritismo

Promove e procura aprimorar a comunicação social espírita, reunindo as Associações de Divulgação do Espiritismo estaduais (ADE's). Informe-se sobre o trabalho da instituição e das ADE's e leia uma série de artigos de divulgadores.

ABRAPE - Associação Brasileira de Psicólogos Espíritas

Promove, entre outras atividades, estudos e pesquisas do Espiritismo e sua relação com a Psicologia, reunindo profissionais desta área e interessados no assunto. Destaque para o Projeto Humanizar.

CEI – Conselho Espírita Internacional

Conselho que representa o Espiritismo internacionalmente, com informações sobre a Doutrina em diversos idiomas. Traz também notícias, agenda de endereços e diversos downloads.

FEB – Federação Espírita Brasileira e CFN – Conselho Federativo Nacional

Entidades que trabalham pela união e unificação do movimento espírita no Brasil, agregando federações de âmbito estadual. Conheça a história, as atividades e a Revista Reformador (fundada em 1883), bem como as notícias e a biblioteca virtual.

ICESP e Museu Espírita de São Paulo

O Instituto de Cultura Espírita de São Paulo fundou em 1992 o Museu Espírita de São Paulo, talvez o primeiro museu espírita do mundo, hoje com sede própria e com amplo acervo bibliográfico, inclusive de obras raras.

ADELER – Associação das Editoras, Distribuidoras e Divulgadores do Livro Espírita

Associação que representa as editoras, distribuidoras e os divulgadores do livro espírita no país. Conheça a história, as atividades e os associados, bem como o Manual do Divulgador para download.

CEPA – Confederação Espírita Pan-Americana

Instituição que representa parte do movimento espírita no continente americano. Conheça as atividades e os eventos promovido, bem como o boletim América Espírita. Traz também informações em inglês e espanhol.

SEPE - Sociedade de Estudos e Pesquisas Espíritas

AME -Associação Médica Espírita

IBPP Instituto de Pesquisas Pisocobiofisicas

O que existe de fato é a negação sistemática, e de plano, com relação aos ditos fenômenos.

Quem se acercar do espiritismo, em busca de convicção, encontrará milhares de evidências.Difícil é romper a barreira do preconceito cultural, religioso e científico.

• mitos

simplesmente adoramos mitos, e pra que servem os mitos?

servem para dar uma explicaçao para aquilo que nao entendemos!

é muito importante na sociedade a conservaçao de alguns mitos, sou ateia, e respeito essa concepçao de que alguns precisam crer em algo, alguns tem essa necessidade inata de querer saber de onde vem, pra onde vai!

e a religiao dá esse conforto com suas respostas mitologicas!

se é um mito, pode não ter uma explicação cientifica, mas pelo menos explica alguma coisa, acredito que é assim que funciona inconscientemente a cabeça de pessoas teistas...

eu busco nao ter essa necessidade, e realmente nao tenho sentido ela...

• Ñ SEI DISER

• Bom, Fernando. Uma coisa é voce propor uma teoria científica que exige procedimentos específicos dentro da ciência e outra coisa é voce propor uma filosofia religiosa que como qualquer religião não se baseia nesses trâmites racionais da ciência. Acaba valendo outra regra. Se eu disser que uma pessoa é bandida, não é a pessoa que tem que provar que não é e sim sou eu que tenho que provar que ela é e arcar com as consequencias caso não consiga provar. No caso do Chico Xavier ou do Joseph Smith,qualquer insinuação sobre a veracidade dos fatos relacionados à vida deles,não cai em um questionamento cientifico e sim em um questionamento de moral sobre o caráter dessas pessoas. Do mesmo jeito,eu não tenho como provar que Maomé não recebeu orientações diretas do arcanjo Gabriel e isso é uma verdade para os muçulmanos. Eu não tenho como provar que tudo que se fala sobre Jesus é mentira e nem voce provar que é verdade porque sua crença em que Jesus é filho de deus é baseada em sua fé e não na ciência.

• Nada disso existe

Se eu falar todas as provas científicas e óbvias, qualquer religioso ficaria sem palavras.

Mas não compensa, cada um procura seu conhecimento.

• A fé não é científica. É simplesmente fé.

Mas, com fé você pode confirmar, ter a prova pelo que vai realizar que só é possível com fé.

Entretanto, não há como Deus ficar "provando" para nós.

Sign In or Register to comment.