como testar bobina der ignicao?
gostaria de saber fazer sair centelha da bobina de ignicao partir do sensor de rotacao manualmente sem funcionar o motor, como fazer isto ? existe algum aparelho ou consigo manualmente?
gostaria de saber fazer sair centelha da bobina de ignicao partir do sensor de rotacao manualmente sem funcionar o motor, como fazer isto ? existe algum aparelho ou consigo manualmente?
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TEM DOIS JEITOS PRA ISSO,,,,O 1° É SÓ VC OLHAR DO LADO DE FORA DO DISTRIBUIDOR TEM UNS FIOS QUE ENTRAM PELO CORPO QUE SÃO LIGADOS A UMA PEÇA LÁ DENTRO CONHECIDA COMO ARANHA ( BOBINA DE INDUÇÃO MAGNÉTICA),,É SÓ FECHAR O CONTATO ENTRE OS FIOS QUE A BOBINA CENTELHARÁ,,,NÃO SE ESQUEÇA DE COLOCAR O CABO QUE SAI DA BOBINA A UMA DISTÃNCIA DE 2 CENTIMETROS DE QUALQUER PARTE NEGATIVA DO CARRO,,,,,,,,,
A 2° VC RETIRA AS VELAS (TODAS) E USANDO UMA CHAVE NA PORCA DA POLIA DO GIRABREQUIM MOVIMENTAR PRA LÁ E PRA CÁ COMO SE FOSSE UM LIMPADOR DE PARA BRISA E SEMPRE COM O CABO A 2 CENTIMETROS DE UMA PARTE NEGATIVA DO CARRO
,,,,,,,CLARO QUE TODO TESTE É FEITO COM A CHAVE DO CONTATO ACIONADA ,,,,,,E NÃO DEIXE MUITO TEMPO LIGADO PRA NÃO SUPER AQUECER A BOBINA,,,,,
Carros mais antigos, ainda usando platinado, era fácil, ligavasse a chave de ignição, sem dar a partida, e forçava o abrir e fechar do platinado, mesmo que curto-circuitando com a chave de fenda. Como disse o colega, tirando o cabo da bobina, e não o da vela, e colocando-o a 1/2 cm do bloco do motor, longe da bomba de gasolina...
Para você conseguir fazer isso hoje, vc vai precisar de desligar todos os fios da bobina, mantendo-a presa ao chassis do carro (terra), aproximando o cabo de alta aos 1/2 cm do bloco do motor, e trazendo dois fios da bateria (obedecendo a polaridade da bobina), ligando um dos fios direto à bobina ( o polo negativo ) e encostando rapidamente e várias vezes no positivo. Se estiver centelhando, e com centelha bem forte, significa que a bobina está ok.
Porém, a bobina pode só dar problema depois de aquecida, aí vc terá que testar com o motor funcionando...
cuidado com os choques, esses doem muito - e use sapato de sola de borracha não encostando no carro quando dos testes !!!
boa sorte
Olá
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Sucesso e boa sorte!
Com a bobina em cima de uma mesa de madeira, uma bateria 12 Vcc,fios para a ligação da bobina, um cabo de vela e um interruptor tipo de campainha, funciona.
A função do interruptor é simular o o antigo platinado, que já foi muito utilizado no distribuidor, de forma manual, e sem rotação nenhuma, fica aleatório.
Cada vez que premer e soltar o interruptor devera saltar centelha do cabo central da bobina se aproximado a milímetros do negativo da bateria.
Cuidado que o choque e desagradável, não mata mas produz um tranco legal.
Você retira o cabo de uma vela, aproxima o cabo por cerca de 1 centímetro do bloco do motor e aciona o motor de arranque, se a bobina estiver boa, deverá saltar uma centelha entre o cabo e a carcaça. Abração