Aversão a gente épica: inveja e complexo de inferioridade - como superar?
Opa, tenho 20 anos, sou uma pessoa um pouco anti-social, quieto, não gosto de sair para nada, trabalho com programação (tô no meu primeiro trabalho) e sou desenhista como hobby (tenho até conta DeviantART e coisital).
Mas tenho um grande problema: eu me sinto muito mal com gente "épica". Quando alguém consegue desenhar melhor (ou pode fazer um desenho **** mais rápido, ou pode pegar muitos dólares com comissões), quando alguém pode jogar um jogo **** porque tem PC Gamer (e eu não passo de um Intel 3000), quando alguém tem qualquer coisa que eu não tenho. e me sinto muito mal quando alguém chega pra mim e diz: "conquistei isso!" ou "ganhei isso!". Sim, a minha resposta é "Parabéns!", mas, por dentro, eu me sinto como "Puxa, mais uma coisa que não poderei ter"...
Sempre vi essas pessoas como "limites" - o que eu não posso ser, nunca!! "Se eles chegaram lá, não tem mais lugar pra mim, então eu devo desistir" - é o meu pensamento. Sempre imagino que, se alguém consegue o sucesso em algo, então de nada adiantaria eu prosseguir - como eu conseguiria fazer tanto sucesso ou mais quanto ele/ela? Eu fico neurótico. Eu conheci um desenhista que, em quase um ano, evoluiu seu estilo de arte em 12x, uma coisa que ainda luto para evoluir (demorei quatro anos para conseguir algo bom sendo autodidata), e hoje, só a menção desse ser me deixa profundamente deprimido. Toda vez que encontro o nome de sua personagem principal escrito em algum lugar (seja como créditos de filme ou nomes de populares), eu fico nervoso.
Eu acompanhei gente que começou do quase-zero para o sucesso estrondoso. E fico triste, porque eu tentei de tudo, incluindo participação em fóruns e coisital, enquanto essas pessoas ganham rios e rios de dinheiro. Por isso, adquiri essa "fobia", essa "aversão" por gente ****. Esse pensamento de que "sou inferior a todos", esse pensamento de que "nada vai adiantar, porque nunca serei tão famoso quanto ele ou ela". Já fiz alguns amigos de MSN ficarem um pouco nervosos com isso (eles se preocupam comigo) e não quero mais isso.
Por isso peço ajuda dos senhores. Como é a primeira pergunta que eu faço, peço essa ajuda. O que eu devo fazer? Darei pontos para a melhor resposta (quando eu souber como funciona aqui direito).
Comments
Você nunca irá atingir o sucesso que os outros demonstram talvez porque VOCÊ NÃO QUEIRA nada disso pra você. Você parece uma pessoa esclarecida, escapando das garras da influência do mercado e da mídia do consumo. Simplesmente siga o seu coração e com fé, e lembre-se: você é que é épico; o resto são plebeus que se contentam com bens materiais e em serem melhores do que outros; a única pessoa que deve ser superada por você é VOCÊ mesmo.