Existe amizade verdadeira nesse mundo? Existe esse tal "amor de amigo"?

Conforme o que eu observo, ter um amigo e amar este amigo são suas coisas completamente diferentes.

As pessoas chegam na escola, encontram uma pessoa legal, e já dizem que são amigos. Se tratam bem, se abraçam e tudo mais. Porém, eles acabaram de se conhecer, portanto, duvido que já se amem.

Vejo também que muitos amigos se limitam a gostar da companhia uns dos outros, e apenas por isso querem sempre estar juntos, para passar o tempo, e não exatamente porque sintam algo de especial um pelo outro.

Minhas perguntas:

(1) Existe amor de amigo? Você sente isso por alguém ou você apenas ama a companhia que seu amigo lhe proporciona para que não se sinta sozinho?

(2) Seu amor é condicional ou incondicional? Seu amor vai acabar um dia se você descobrir que seu amado amigo não é igual àquilo que você pensou, ou seja, diferente de você?

(3) Você é capaz de amar alguém diferente de você?

(4) Você seria capaz de não julgar seu amigo e manter a amizade se ele fez coisas que você considera ruins (não à você, mas sim à outros) ?

(5) Como saber se um amigo seu te ama (como amigo) se ele trata todos da mesma forma (é prestativo com todos, conversa com todos, e se mostra legal com todos) ?

Gente, eu sei que minhas perguntas são muito difíceis de serem respondidas, mas acreditem, vale a pena. Vamos compartilhar nossas experiências e relatar uns aos outros o que aprendemos sobre esse tal "amor de amigo".

Agradeço muito à todos que se esforçarem para responder =]

Update:

Wow, adorei todas as respostas até agora, pessoal.

E, dino, eu não sou um robô do espaço não hahahahaha, ri demais aqui quando li isso. É que eu já sofri decepções demais com amigos. Eu queria saber opiniões sinceras para saber se amigos de verdade ainda existem. Eu fiquei muito contente por ver que as pessoas ainda acreditam nesse tal amor de amigo xD

Poxa, fiquei feliz mesmo! xD

Comments

• Nietzsche disse que em nossas motivações mais profundas jamais alguém fez algo totalmente para os outros. Todas as ações são autodirigidas, todo serviço é auto-serviço, todo amor é amor-próprio, e disse também que se pensar nas pessoas que você ama descobrirá que lá no fundo não ama a eles: ama as sensações agradáveis que tal amor produz em você. Ama o desejo, não o desejado.

Tenha um ótimo dia.

• Algumas pessoas exigem muito do outro. Exigem a perfeição, a exclusividade, por exemplo, mas não respeitam o sentimento do próximo depois se decepcionam, desacreditando no amor. A maioria das pessoas é egoísta e individualista. Por isso não acreditam que possam ser amados. O verdadeiro amigo nem sempre é aquele que está presente fisicamente mas presente de alma e coração.

• "O verdadeiro amigo é aquele que nos faz melhor do que somos..."Os verdadeiros amigos podemos contar nos dedos de uma mão...

• Você perguntando dessa forma, parece até um ser robótico alienígena tentando decifrar o que são os sentimentos humanos sabia?

Existem vários tipos de amor sim, o amor que sentimos pelos nossos pais e irmãos, o amor que sentimos pela pessoa com quem vamos nos casar e o amor pelos amigos sim. Mas só amamos amigos de longa data, aqueles que não só estão ao nosso lado a anos, mas que nos apoiam nos momentos difíceis, nos ajudam nos momentos de socorro, nos aconselham bem, com quem saíos para nos divertir por termos bastante afinidades, pois não ficamos amigos de quem não temos afinidades o bastante para querer a companhia dessa pessoa.

É claro que o tempo prova as amizades como prova o amor pela esposa ou marido, mas, pelo que vejo, o sentimento de amizade é o mais forte de todos e também o mais durador. Só pra vc ter uma idéia, se um cara arruma uma namorada e ela implica com os amigos dele pedindo pra ele escolher entre ela e eles, adivinha!...além de mim, eu conheço vários amigos que escolheram os amigos!

Saiba de uma coisa, ninguém é feliz sozinho, quem diz que é ta vivendo uma ilusão! Somos feitos para nos relacionarmos com as pessoas, temos que ter amigos e familiares sim senão como poderemos evoluir nessa vida? Aprendermos a sermos mais tolerantes, pacientes, empáticos, humildes e menos individualistas ou egoístas. Aproveite as amizades pois amigos vc pode escolher! E se quer saber se alguém te ama é só ver as atitudes, o quanto ligam pra saber como vc esta, se te chamam pra sair ou participar de uma festa e daí vai!

• Caro Glyc W,

suas perguntas são ótimas e nos dias de hoje muito pertinentes.

Na rua tenho sido chamado de "Tio" e o cara do lado que eu nunca vi olha para mim e diz: - "Amigo, podes me arranjar um cigarro?".

Nunca vi o que me chamou de Tio e amigo não é aquele que dá um cigarro...

Para mim amigo é aquele que REPARTE O PÃO e come com satisfação pois o amigo em dificuldade está por fim alimentando-se.

Temos abusado do sentido real das palavras e ações e temos vivido num mundo de covardias e descaso. Amigo é aquele ao qual nada preciso pedir quando necessito, pois só de me olhar ele já sabe do que careço.

Está muito difícil ter amigo para todas as horas e quem tiver um que seja, guarde-o num relicário de ouro, pois amigo de verdade é gema muito rara.

Abraços.

• Existe...

mas isso se aprimora c o tempo...

mas a decepçao existe tb,como em qq relaacionamento...Mesmo dos amores incondicionais como pais e filhos,imagine de uma pessoa que voce conquistou e foi conquistada...

• o ser humano esta sempre em mudança!

seus pensamentos de hoje não serão os de amanhã!

quem é seu amigo hoje pode ser apenas um conhecido amanhã!

amigo que é amigo nunca te deixa na mão!deixou uma vez...vc deve largar ele!

se seus amigos fazem coisas ruins com outros que não sejam vc...

o que te garante que amanhã não façam com vc!

veja todos a sua volta e analise suas atitudes!

veja sobre o que são os seus assuntos!

o que tem de criativo e o que tem de pejorativo!

é isso ai...

• Existe,amo meus amigos e amo a companhia deles,

não existe amor condicional,se impomos uma condição não é amor é só carência,amor não acaba,o que amamos nos amigos são as diferenças são elas que nos chama a atenção ,que fascina

Amigos são diferentes e ao mesmo tempo possuem muitas coisas em comum,não se julga um amigo,aconselha,erram juntos, consertam juntos,pessoas que tem bons amigos e os ama de verdade trata todos com respeito e carinho...

Quando conhecemos o amor, ele nos transforma,não existe:"eu amo meu amigo,mas odeio aquela pessoa"o amor afeta todo nosso corpo nossa mente ,coração, não da pra amar um e odiar o resto do mundo,pode não ter afinidade com todo mundo,mas quando se ama de verdade aprende a respeitar escolhas,e a compreender que as diferenças é o que nos torna únicos e especiais e que os amigos são jóias raras que devem ser lembrados com largo e sincero sorriso...

• Claro que existe amor de amigo.Eu sinto e recebo esse amor de vários amigos.Meu amor por eles é incondicional por eles pois tb não sou perfeita .Pra falar a verdade gosto muito de pessoas bem diferentes de mim.Desde menina sou assim.Pessoas de personalidades.Meus amigos tem o costume de me contar tudo , nunca os julgo mas sempre peço pra que não façam mais, pois tem a lei do espelho.Sei qdo amigo é amigo qdo muda o jeito , sou clara ao dizer naturalmente o qto amo como amigo.Isso acaba com qualquer pretenção.Mas se amigo ratear tantas vezes que me aborreça eu me afasto porque descobri que alguns amigos não merecem nossa amizade incondicional.Mas não tenho nada a reclamar dos meus amigos são ótimos.Yzabar

Sign In or Register to comment.