• Corrupção federal, estadual e municipal?

○ Dos 3 níveis de governo, qual o que tem mais corrupção?

○ O parlamentarismo nos 3 níveis de governo combateria melhor a corrupção?

○ O separatismo dos estados, autonomia estadual ou descentralização administrativa, cada estado cuidando de suas próprias finanças seria melhor para combater a corrupção?

Comments

• 1) 70 % do dinheiro disponível para ser usado com a população fica com a União (e 20 % com Estados e 10 % com municípios). Logo, há de se supor que o grosso da corrupção no Brasil é naqueles setores vinculados à União.

O que não quer dizer que passar esse dinheiro pros Estados e Municípios não teria corrupção. Eles apenas roubam menos hoje, proporcionalmente, pq tem menos acesso ao dinheiro público.

2) Parlamentarismo, a meu ver, é ainda mais passível de corrupção do que nosso sistema atual. Pois no parlamentarismo, o governo precisa ser composto, e para compor um governo, haja negociatas e haja dinheiro público pra isso. O que combate mesmo a corrupção é a autonomia do MPF e da PF, além de legislações específicas para diminuir a impunidade e impedir que corruptos ocupem cargos públicos. Qdo houver um nível muito grande de condenações, e uma legislação mais rígida, formará uma nova consciência sobre a corrupção, mas isso ainda demorará décadas. Lógico que isso também depende de qual partido irá ocupar o Governo nos próximos anos, pois se for ocupado por um partido que rouba não simplesmente por roubar, mas sim por um projeto de poder, aí é difícil combater a corrupção desse jeito, pois eles sempre tem bala na agulha para ir trocando os acusados por outros com a ficha ainda limpa.

3) Na minha opinião, mais ou menos. Corrupção sempre irá existir, mas pelo menos aumentaria a eficiência do Estado.

• Eu não me preocuparia tanto com a corrupção nesses três níveis - o que me espanta é a corrupção, o "jeitinho brasileiro", o "dar a volta em alguém ou em alguma coisa", que acontece dentro de casa, nos lares dos brasileiros.

é o que as crianças aprendem - boa sorte !

Sign In or Register to comment.