O ateu estaria para o místico assim como a astronomia estaria para a astrologia?

Até porque, com todo conhecimento acumulado pela humanidade, e em pleno Século XXI, a psiquê do místico ainda conservaria algum medo, solidão ou instinto de seguir o líder, anterior a consciência de si mesmo...

Comments

  • P.: "...O ateu estaria para o místico assim como a astronomia estaria para a astrologia?..."

    Resp.: não, Lisandro, essas comparações não funcionam!

    Um ateu não pode ser místico e um místico não pode ser ateu: são sistemas que se excluem mutuamente. Não há uma "analogia" com uma "metáfora de proporcionalidade" entre "ateu está para místico" ou vice-versa "um místico está para um ateu": não há "razão" entre eles.

    Vide "DINHA": o ateu, não tendo "objeto de estudo", não pode ser comparado a um astrônomo que é um cientista "com objetos para estudo", aplicação e desenvolvimento técnico e científico!!!

    Mesmo um "mistico", apesar de não ser um "cientista", possui um "objeto de estudo PALPÁVEL", que é "... proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra...”: a BÍBLIA ( II Timóteo 3:16-17 ).

    Infelizmente, o ateu apenas pode NEGAR validade à Biblia e só ver "coisas ruins" nela: "...Chamar a Bíblia de livro santo ou de guia moral é uma afronta à decência e a dignidade. Pretender que ela seja a verdade absoluta é subestimar o intelecto humano..." http://www.bibliadocetico.net/

    Seu "objeto de estudo", portanto, não existe.

    Mas o astronomo pode ser astrólogo e um astrólogo pode ser astronomo. Assim como um alquimista pode ser químico ou um químico, alquimista. Pode-se fazer uma "analogia metafórica" entre Astronomia e Astrologia.

    A Astrologia originou a Astronomia e a Astronomia, ao superar a Astrologia, incluiu seus sistemas de constelações e principais nomenclaturas: a Astronomia não eliminou, por exemplo, o Zodíaco! Usa-o com propósitos "mnemônicos" e não para adivinhação.

    Já o Ateismo nega peremptóriamente o Misticismo. Aliás, o Misticismo não foi eliminado ou superado pelo Ateismo.

    Mesmo o Ateismo não está imune ao Misticismo, como bem demonstrado pela "evolução histórica" do Positivismo de Auguste Comte, que erigiu "altares" à uma deusa da Razão!

    Essa "passagem" ao Mistico, realizado por um ateu, cabe nas comparações analógicas que fez "DARA LE FAY": um ateu está para um religioso, assim como um astrônomo está para um astrólogo.

    Para esta comparação, lembro-lhe Auguste Comte, que é um ateu análogo a um astrólogo (para aplicar o que disse "DARA LE FAY"), porque "adorou a Razão", dando caracteristicas de Religião à Ciência.

    Como complementar a este tipo de analogia, (astrônomo está para astrólogo), utilizo o exemplo do astrônomo ateu Carl Sagan:

    Ele é respeitado por ufologistas, que "exageraram" os propósitos do Projeto Seti ( http://pt.wikipedia.org/wiki/SETI ), aplicando-o a uma busca de sinais de inteligência extra-terrestre aqui no planeta Terra mesmo! Desejo muito boa sorte a estes "Fox Mulder" contemporâneos...

    P.: "...Até porque, com todo conhecimento acumulado pela humanidade, e em pleno Século XXI, a psiquê do místico ainda conservaria algum medo, solidão ou instinto de seguir o líder, anterior a consciência de si mesmo..."

    Resp.: ora, nenhum cientista do século XXI tem "consciencia de si mesmo" fora do medo, solidão ou instinto de seguir "o líder de pesquisa", o "chefe de laboratório", as "encomendas da indústria"!

    As exigências acadêmicas e o "publish or perish" causa-lhe enorme stress, mêdo, solidão e perturbações psíquicas diversas!

    O cientista não consegue gozar da liberdade do místico, pois um cientista está sempre ligado a sua instituição de "tripalium" científico (= trabalho, trabalho, trabalho...workaholic...), e não pode subtrair-se ao "modelo científico" sancionado pela consenso da Comunidade Científica.

    Já um mistico pode "meditar" e "relaxar" prazeirosamente em seu "trabalho"...

    P.S.: ELIZEU RUSSO escreveu "...Lisandro, sou obrigado a concordar com a EXCELENTE RESPOSTA de nosso SÁBIO amigo SNEY AGNÓSTICO SINISTRO..."

    Comentário: agradeço pelo "...excelente resposta...", mas ser "sábio" eu aindo estou bem longe! Gostaria de ser tão sábio quanto você ou o Lisandro. Faço minha contribuição aqui, no entanto estou mais pronto a aprender com vc, o Lisandro e outros por aqui. E tenho aprendido muito, tenha certeza! Mas, repito, ser sábio...não é prá mim.

    P.: "...Parabéns SNEY, aprendi muito com sua resposta, como sempre aliás, rsrsrs!..."

    Comentário: fico feliz em lhe retribuir os pensamentos que obtive lendo suas respostas. Uma das coisas que me mantem aqui no Y!R é a oportunidade de trocarmos idéias enriquecedoras entre nós, ok?

  • Não.

    O Ateu está para o místico assim como o cara que nem lê horóscopo está para a pessoa que paga 500 reais para fazer um mapa astral.

    Existe uma confusão em relação ao que é ser ateu. O ateu legítimo não acredita que existam deuses ou que astrologia funcione.

    Os falsos ateus são os que acreditam que Deus não existe. É uma diferença sutil mas pode ver que existe.

    Uma coisa é não acreditar que existe.

    Outra é acreditar que não existe.

    Se você acredita que não existe tem que provar que não existe. Acontece que provar que uma coisa não existe é impossível.

    Se você não acredita que existe, não precisa provar nada. Quem acredita que prove.

  • sim

    astrólogos só servem pra fazer horóscopo em sites e em revista de adolescentes.

  • Lisandro, sou obrigado a concordar com a EXCELENTE RESPOSTA de nosso SÁBIO amigo SNEY AGNÓSTICO SINISTRO.

    Parabéns SNEY, aprendi muito com sua resposta, como sempre aliás, rsrsrs!

    Abraços fraternos Lisandro!

  • Desculpe, Lisandro, mas vou ter que discordar brevemente de você apesar de compartilhar de basicamente o mesmo raciocínio.

    Minha discordância vem de sua utilização da palavra "místico" em lugar da palavra "religioso", pois há muita diferença entre os termos.

    Se quiser debater sobre o tema entre em contato.

    De resto, concordo com você de que o Ateu estaria para o RELIGIOSO como a astronomia estaria para a Astrologia.

    Pax!

  • Boa pergunta, mas não creio que se possa fazer essa analogia.

    O astronomo é um cientista. Trabalha com fatos, dados, etc. Ele tem o que mensurar. Seu instrumento é a ciência da astronomia.

    O ateu não pode mensurar o intangível então não aceita. Ele tem carência de dados e fatos (na sua ótica é claro) e por conta disso permanece descrente.

    Então penso que os dois primeiros elementos (ateu e astronomo) da sua proposição são ''grandezas diferentes" e portanto as comparações que daí decorrem não estariam corretas.

  • hm nao entendi nada.

  • Totalmente!! Bela analogia!

  • (João 14:23) - Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.

    (João 14:21) - Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.

    (João 10:14) - Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.

  • A astrologia é muito mais antiga que o cristianismo e cultuada por quase todas culturas do planeta, portanto mais confiável que cristianismo, de qualquer forma fico com a astronomia. Mas fico triste com suas previsões, a de que o universo um dia vai se apagar.

Sign In or Register to comment.