O que é preciso saber para ,comprar uma pequena empresa?

Após alguns anos de trabalho e dedicação ,eu e minha mulher conseguimos juntar dinheiro para abrir nosso próprio negocio,mas ouvi varias pessoas dizerem que é melhor comprar uma empresa já em andamento do que começa zero ,e então queria saber se é realmente verdade ,e se for, o que preciso saber sobre a empresa que vou comprar?Obrigado

Comments

• não, comprar uma empresa só é interessante para quem quer empréstimo bancário e anos de mercado, mas isso também acarreta uma série de preocupações não só com os órgãos governamentais como com os fornecedores

o melhor mesmo é abrir a sua empresa, e ser franquia de uma empresa já conhecida, como o boticário, MC Donalds, etc

• Raramente alguém vende um negócio que é realmente bom. Mesmo que pareça bom, o dono esconde muitos problemas na hora de vender. Eu comprei um negocio em funcionamento e o que eu analisei foi a quantidade que vendia por dia, os impostos e despesas em geral. Então cheguei a conclusão que era viável e que o dono não deu conta pq se endividou demais tentando crescer muito rápido, e por um bom tempo fui feliz com esse negocio até vende-lo por motivo de mudança.

• tanto para abrir como para comprar procure o SEBRAE

• primeiro um negocio do zero é realmente difícil mas as vezes é melhor que o negocio já em andamento

pq.um negocio em andamento que ta dando lucro nunca vai se-vende

e um negocio em andamento que não da lucro vai se difícil vc muda a aparência do lugar

empresa do zero: 1 analisa o que falta na região

2 o local se é bom para o negocio

3 os gastos iniciais e em quanto tempo recupera os gastos

4 espera os lucros

empresa em andamento: 1 analisa pq.ta a venda

2 ver se dia com as contas ou multas

3 o lucro diário e mensal

4 e os gastos diários e mensal

5 espera os lucros

espero te ajutado

ah eu só gerente financeiro

de um supermercado

• Creio que os cuidados seriam:

1- Checar em órgãos municipais, estaduais e federais possíveis pendências (IR, licenças, multas).

2- Pedir referência de clientes (e ligar para eles, confirmando)

3- Pedir referências de fornecedores (idem acima)

4- Fazer uma compra disfarçada para testar a qualidade de atendimento.

5- Analisar o fluxo de caixa (livros fiscais, tb).

Sign In or Register to comment.