questão de Qímica ...8° Série?
Eu tenho as seguintes informações mais eu presciso do número de p´rotons neutros e elétrons...
Z=47, A=107
Prótons eu já sei, mais eu queria saber qual é a conta que eu tenho que fazer para chegar a cada um dos resultados...
Comments
preciso*
Z=e=p
A=p+n
Z=47
e=47
p=47
n=107-47=60
P=Z=E
n = A – Z
.
Ãtomo neutro:
Z = e-
A = Z + Nn
~~~~~oOo~~~~~
Z = e- ==> 47 = 47
A = Z + Nn => Nn = A - Z ==> Nn = 107 - 47 ==> Nn = 60
==================
Resposta:
Z = 47 (prótons)
e- = 47 (elétrons)
Nn = 60 (nêutrons)
A = 107.
==================
Espero ter te ajudado!!
~~~~~oOo~~~~~
ÑÑÏ ÑÏ ÏÏ Ñ'Ñη âÑÑÅ¡!!!
Para descobrir o número de neutros pegue o número da massa menos o número de prótons. E se o átomo for neutro o número de elétrons vai ser o mesmo número de prótons.
Z=Prótons,então número de prótons será 47p=47elétrons,pois o átomos no estado neutro o número de prótons =elétrons.
Neutrons:
N= Z - A
N= 47 - 107=60 neutrons
Numero atômico de prótons.
Z= A - N=
Z= 107 - 60=47Z
Massa: A
A=Z + N=
A= 47 + 60=107.
O número de elétrons é sempre igual ao número de prótons.,exceto paraà on +1,+2,+3--1,--2<mas isso vc não precisa ver agora!
A=Z+n
A é a massa molar, que é a soma de prótons e nêutrons
então tem 60 nêutrons no seu átomo, 107=47+x, x=60
e como você tem um átomo e não um Ãon você tem o número de elétrons igual ao número de prótons.
z é o número de prótons..
A=Z+N
Usando isso vc descobre o número de neutrons.
O número de elétrons é igual ao número de prótons, a não ser que o elemento tenha carga (+1,+2,-1 etc).. Se tiver carga negativa, vc soma o número de prótons e acha o de elétrons; se a carga for positiva vc subtrai.
Aah, essa matéria é tudo de bom. xD
ii eu tbm tô na oitava + num sei essa naum colega =/ ..' se soubesse eu ti ajudava