Por que o Brasil é tão atrasado no desenvolvimento educacional comparado aos EUA?
Visto que as duas Américas (do Sul e do Norte) foram "descobertas" na mesma época (por volta de 1500) por que o Brasil é tão atrasado? Também é em relação a outros países sul-americanos, tipo, Uruguai, Argentina...
Comments
Ótima pergunta. O grande problema do Brasil é a corrupção, pois desde o tempo da Descoberta, o Brasil sempre foi alvo de desvios públicos, corrupção, e esta realidade nunca mudou pois o povo nunca exerceu pressão suficiente e não tem o hábito de pesquisar na vida política de quem está votando.
Soma-se a isto o fato de que existe um mal planejamento público, ou seja, o dinheiro público é muitas vezes usado em coisas que não trazem nenhum beneficio pata a população, como por exemplo os Jogos Panamericano de 2007, a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. São apenas eventos de 1 mês que vão consumir muito dinheiro público e não vão trazer quase nenhum beneficio.
Não é só na educação que o Brasil está atrasado, tem a segurança pública que praticamente não existe, a justiça brasileira em termos de leis que são muito ultrapassadas, e só favorecem os ladrões, a saúde, que só é de boa qualidade para quem tem dinheiro, pois para quem depender do SUS, infelizmente acaba morrendo nos corredores de hospitais.
Para mudar esta realidade, só depende de NÓS, o povo brasileiro, que realmente ama esta terra. Temos que pesquisar em quem vamos votar, pois casa voto faz a diferença. E protestar quanto à problemas que tiverem no Brasil.
Desculpe pelo grande texto, mas este é um resumo do que acho que o Brasil esta errando e tem que melhorar.
Espero ter ajudado.
Nos paises desenvolvidos as crianças e jovens vão para escola com intuito de aprender, aqui não, vaõ para escola para tudo menos para estudar, e ai fazem exatamente o que todo governo deseja que é ter "diploma" sem saber, com diploma na mão de todas as pessoas o governo pode dizer que está fazendo sua parte e o povo continua sem saber quase nada e a não cobrar, desses políticos. Nos EUA não existe faculdade publica lá são todas pagas e muito caras, tanto que quando uma criança nasce os pais já começam a guardar dinheiro para conseguirem pagar a faculdade dela.
Claro que estou me referindo ao geral da população, mas temos aqui muita gente com altissimo nível de qualidade e competência, basta ver que a USP é a melhor universidade da América Latina e uma das melhores do mundo. Então é só estudar que pode ter sim no Brasil uma educação com qualidade, e sem pagar, pois a USP é pública.
Porque o Brasil é um País de terceiro mundo e não tem investimento necessário, o que deixa a qualidade na educação desvantajosa. Já os EUA nem preciso dizer né, País de primeiro mundo com uma educação excelente, com certeza eles investem bastante. Quando o governo brasileiro parar de ser corrupto e investir no que é necessário pra um crescimento significante e constante incluindo tudo na melhoria da nossa sociedade, talvez as coisas mudem. Mas sabemos que isso nunca vai acontecer, então só resta lamentar.
(Estou de luto por esse País desde o dia que comecei a entender a injustiça e a realidade da nossa noção)
ha... simplesmente por q portugal chegou ao brasil com intensão de roubar o brasil , e a diferença nisso é q os eua quando os ingleses chegaram eles logo pensaram "vamos colonizar esse país" e é oq é hoje , agora enquanto os países sul-americanos tbm foi a mesma coisa com "argentina,chile,uruguai..." esse quando os espannhois chegara quiseram colonizar não roubar ,mas teve casos como venezuela.colonbia,bolivia que são países atrazados , graças aos espanhois q quiseram roubar as riquesas desses países!!
relação desvantajosa entre portugal e brasil na epoca da colonização,nos eua estava propicio o norte se industrializar primeiro pois não era uma colônia de exploração e era frio já o sul era de exploração(relação desvantajosa entre colônia e e o pais que colonizou)quando os eua ficaram independentes eles tiveram a preocupação de ter uma de educação boa e tinham uma política imperealista;já portugal era corrupto e desorganizado(tirei do livro n sei se e ainda)e trouxe isso para o brasil isso reflete a política de hoje.
O descaso com a educação não eh coisa de hoje...alias, o que vivemos hoje eh o fruto de muitos e muitos anos de descaso com a educação. Pois um povo com educação precária eh facilmente manobrado, pouco ou nada questiona e ainda eh mão de obra não especializada ou seja barata.
Sei que são brutas minhas palavras, mas eh a realidade,
Com estas caspas do PT no governo, o Brasil está 90% mais arrasado e pobre. Dos 10% que restam, somente provoca vergonha, perante o mundo. Fora PT; fora terrorista Di-lama, fora maconheiros etc.
Porque ninguém quis ouvir o Leonel Brizola anos atrás enquanto já alertava que para o Brasil ser uma nação a educação deveria ser a prioridade, já estamos atrasados por isto porém se não mudarmos as prioridades urgentemente só vai piorar.
Eu sou de Portugal e no q oiço falar aqui, é q aí existem muitas diferenças sociais, q geralmente geram "lutas" entre todos, o que de certa forma nao fara o seu pais desenvolver.
interessante..