Questão de quimica, meia-vida! 10pts?
(Mackenzie-sp) No diagnostico de doenças de tireoide, é usado o radioisotopo 1, cuja meia-vida é de oito dias, Após 48 dias, a fração da concentração inicial de iodo que permanece é igual a:
A)1/64
B)1/6
C)1/8
D)1/48
E)1/9
Update:nao sei fazer questoes de meia-vida me ajudem nos detalhes pra eu e tirar uma nota boa =D
PS: n sei fazer nada de meia vida
Comments
Uma meia-vida é o tempo que demora a que determinada amostra radioativa, se desintegre em metade dos seus isótopos-pai. Ou seja, essa amostra tem uma determinada quantidade de isótopos-pai (núcleos instáveis), que ao longo do tempo sofrem decaimento. Meia vida é o tempo que demora a que metade dos isótopos-pai se transforme em isótopos-filho.
Nesse problema fica assim:
O tempo de meia vida é de 8 dias. Logo em 8 dias a concentração de iodo radioativo diminui para metade (1/2). Mas passados mais 8 dias diminui outra vez para metade (1/2), mas repare que é metade da que tinha ao fim dos 8 primeiros dias de contagem. Ou seja, no total dos 16 dias a concentração diminui 1/2 x 1/2 = 1/4.
48 dias correspondem a 6 meias-vidas. Logo a concentração de iodo instável ao fim de 6 meias vidas será:
1/2 x 1/2 x 1/2 x 1/2 x 1/2 x 1/2 = 1/64
RESPOSTA CORRETA: A) 1/64
Abraços e não se esqueça de escolher a melhor resposta. Aqui a gente ajuda mas quer que quem pergunta contribua para o nosso esforço.
O período de meia-vida é o tempo que demora à amostra se reduzir a metade, ou seja a metade dos radioisotiopos decaírem, transformando-se noutros.
Neste caso em 8 dias 1 amostra fica reduzida a metade, ou seja, passado 8 dias só tens metade da amostra pois a outra metade se desintegrou. Passado outros 8 dias desintegra-se metade do que havia ficado, portando 16 dias após o inicio desintegrou 1/2 + 1/4 da amostra, portanto ainda sobra 1/4 da amostra inicial (da concentração inicial).
Considerando que vais iniciar no dia 1, vem que:
- no dia 8 dias já só tens 1/2 da amostra inicial (a outra metade se alterou);
- no dia 16 (2 x 8 dias) só tens 1/4;
- no dia 24 (3 x 8 dias) só tens 1/8;
- no dia 32 (3 x 8 dias) só tens 1/16;
- no dia 40 ( 4 x 8 dias) só tens 1/32;
- no dia 48 ( 4 x 8 dias) só resta 1/64 da amostra inicial, pois o restante já se transformou noutro nuclido, ou tipo de átomo.
Portanto a resposta certa é a A).
x=tempo/T T é a meia vida
x=48 /8 dias /meia vida
x=6 entao o numero de meias vidas transcorridas é 6
m(final)=m(inicial)/2elevado na x
m=1/2elevado na 6 2x2x2x2x2x2=64
m=1/64
é isso letrta A
espero ter ajudado!
Parabénsss, tirou minha dúvida!!!
b)1/6