A Geena é um lugar de tormento ardente?

Muitos tradutores da Bíblia tomaram a liberdade de traduzir Gé·en·na por “inferno”. (Mateus 5:22, Almeida, revista e corrigida) Por quê? Porque associaram a ideia pagã de os maus sofrerem um julgamento ardente após a morte com o fogo literal no vale fora de Jerusalém. Mas Jesus nunca associou a Geena com tormento.

http://www.watchtower.org/t/20110401a/article_01.h...

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Comments

  • Não É Símbolo de Tormento Eterno. Jesus Cristo associou o fogo com a Geena (Mt 5:22; 18:9; Mr 9:47, 48), assim como fez o discípulo Tiago, único escritor bíblico, além de Mateus, Marcos e Lucas, a usar esta palavra. (Tg 3:6) Alguns comentadores se empenham em relacionar esta característica de fogo na Geena com a queima de sacrifícios humanos, realizada anteriormente ao reinado de Josias, e, nesta base, sustentam que a Geena foi usada por Jesus como símbolo de tormento eterno. No entanto, visto que Jeová Deus expressou repugnância a tal prática, dizendo que era “coisa que eu não havia ordenado e que não me havia subido ao coração” (Je 7:31; 32:35), parece bem improvável que o Filho de Deus, ao considerar o julgamento divino, transformasse tal prática idólatra em base para o sentido simbólico da Geena. Pode-se notar que Deus decretou profeticamente que o Vale de Hinom serviria de lugar para a eliminação em massa de cadáveres, em vez de para a tortura de vítimas vivas. (Je 7:32, 33; 19:2, 6, 7, 10, 11) De modo que a referência à “baixada dos cadáveres e das cinzas gordurosas”, em Jeremias 31:40, é em geral aceita como se referindo ao Vale de Hinom, e um portão conhecido como “o Portão dos Montes de Cinzas” evidentemente dava para a extremidade oriental do vale, na sua juntura com a ravina do Cédron. (Ne 3:13, 14) Parece óbvio que tais “cadáveres” e “cinzas gordurosas” não se relacionam com os sacrifícios humanos feitos ali sob Acaz e Manassés, visto que quaisquer corpos assim oferecidos sem dúvida seriam encarados pelos idólatras como “sagrados” e não seriam deixados neste vale.

    Portanto, a evidência bíblica a respeito da Geena em geral é paralela ao conceito tradicional de fontes rabínicas e outras. Este conceito sustenta que o Vale de Hinom era usado como lugar para a eliminação do lixo da cidade de Jerusalém. (Em Mt 5:30, Ph verte gé·en·na como “montão de lixo”.) O comentador judeu David Kimhi (1160-1235?), no seu comentário sobre o Salmo 27:13, dá a seguinte informação histórica a respeito de “Gehinnom”: “E é um lugar no terreno adjacente a Jerusalém, e é um lugar repugnante, e eles lançam ali coisas impuras e cadáveres. Havia ali também um fogo contínuo para queimar as coisas impuras e os ossos dos cadáveres. Por isso, o julgamento dos iníquos é parabolicamente chamado de Gehinnom.”

    Símbolo da Destruição Completa. É evidente que Jesus usou a Geena como representativa da destruição total resultante do julgamento adverso por parte de Deus, não sendo assim possível uma ressurreição para a vida como alma. (Mt 10:28; Lu 12:4, 5) Os escribas e os fariseus, como classe iníqua, foram denunciados como ‘objetos para a Geena’. (Mt 23:13-15, 33) Para evitar tal destruição, os seguidores de Jesus deviam livrar-se de tudo o que causasse tropeço espiritual, sendo o ‘decepamento da mão ou do pé’ e o ‘arrancar do olho’ uma representação figurativa do amortecimento destes membros do corpo quanto ao pecado. — Mt 18:9; Mr 9:43-47; Col 3:5; compare isso com Mt 5:27-30.

    Pelo visto, Jesus também aludiu a Isaías 66:24 ao descrever a Geena como lugar “onde o seu gusano não morre e o fogo não se extingue”. (Mr 9:47, 48) Que este quadro figurativo não é de tortura, mas, antes, de destruição completa, é evidente no fato de que o texto de Isaías não trata de pessoas vivas, mas de “cadáveres dos homens que transgrediram” contra Deus. Conforme a evidência disponível indica, se o Vale de Hinom era um lugar da eliminação do lixo e de cadáveres, então o fogo, talvez aumentado em intensidade pelo acréscimo de enxofre (veja Is 30:33), seria o único meio adequado para eliminar tal refugo. Onde o fogo não alcançava, proliferariam vermes, ou gusanos, consumindo tudo o que não fora destruído pelo fogo. Nesta base, as palavras de Jesus significariam que o efeito destrutivo do julgamento adverso de Deus não cessaria até se ter alcançado a destruição total.

    Uso Figurado. O uso da palavra “Geena” pelo discípulo Tiago mostra que a língua indisciplinada já por si só é um mundo de injustiça e que toda a vida da pessoa pode ser afetada por palavras ardentes que aviltam o corpo de quem fala. A língua de tal, “cheia de veneno mortífero”, e evidenciando assim uma condição má do coração, pode resultar em ser aquele que a usa sentenciado por Deus para ir para a simbólica Geena. — Tg 3:6, 8; compare isso com Mt 12:37; Sal 5:9; 140:3; Ro 3:13.

  • É para quem tem a força de atravessar entregue pela graça de Um Deus.

    Você não viveria no inferno gelado do Polo Norte por muito mais tempo, então porque se preocupar apenas com fogo, fornalha ou faísca se é estar longe de Um Deus que ama eternamente mais que tudo o verdadeiro castigo ?

  • É vai ver em lucas 16:22-31 jesus queria dar o exemplo que o rico quis passear no paraíso não acha? Essa pergunta só pode ser de testemunha de jeová são os unicos capazes de ler formiga e jurar que é abelha só para defender opinião dos outros (corpo governante)

  • A bíblia além de falsa ta querendo roubar a religião dos outros!!!

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