Dirigir em uma descida pisando na embreagem danifica o motor do carro ou é perigoso?

Boa noite, a algum tempo eu estava voltando dirigindo para casa na rodovia e meio que eu moro em um lugar alto e vou pra um outro lugar alto e o meio do caminho é o vale, então boa parte do caminho é descida. A questão é que, se pisar na embreagem, é como se anulassem as marchas e o carro desce livre, sem o motor ficar acelerando se estiver devagar ou ficar parando se estiver rápido com uma marcha menor. Mas fazer isso pode danificar o motor? É perigoso? gasta ou diminui o gasto de combustível?

Update:

Como perguntaram, é um Gol G2, ano 1998, movida só a gasolina, não tem injeção eletrônica.

Comments

• olha ate onde eu sei não vai danifica o motor mais o que vai acontecer e o aumento os descartes do sistema de embreagem

• É ruim sim, use a embreagem só para trocar as marchas. Não use o ponto morto também. O motor pode desligar. Reorganize sua coordenação motora para sentir o carro descendo com o motor ligado, e conforme a velocidade. Vá freando se você não quer perder o controle, trocando de marchas sem acelerar. Aliás, acho que o problema é vc usar as marchas como "freio". Vc deve se sentir desconfortável e por isso usa a embreagem, então acha mais cômodo só usar o freio.

• KARA NÃO FAÇA ISSO!!!! Quando vc tirar o pé da embreagem e a marcha não for compatível com a velocidade, vc ocorrer um tranco, podendo até quebrar a caixa de marchas.

• Esse tipo de manobra não deve ser executada,pois a embreagem é para passagem de marcha e você descendo uma ladeira o normal é estar engrenado em alguma marcha.

• depende de carro vc tem.

se você tem um carro com injeção eletrônica gasta mais combustível que se tivesse engatado em uma marcha correta.

Você poderá até rebentar o cabo de embreagem ai vc vai ver o prejuízo.

Sign In or Register to comment.