Dirigir em uma descida pisando na embreagem danifica o motor do carro ou é perigoso?
Boa noite, a algum tempo eu estava voltando dirigindo para casa na rodovia e meio que eu moro em um lugar alto e vou pra um outro lugar alto e o meio do caminho é o vale, então boa parte do caminho é descida. A questão é que, se pisar na embreagem, é como se anulassem as marchas e o carro desce livre, sem o motor ficar acelerando se estiver devagar ou ficar parando se estiver rápido com uma marcha menor. Mas fazer isso pode danificar o motor? É perigoso? gasta ou diminui o gasto de combustível?
Update:Como perguntaram, é um Gol G2, ano 1998, movida só a gasolina, não tem injeção eletrônica.
Comments
olha ate onde eu sei não vai danifica o motor mais o que vai acontecer e o aumento os descartes do sistema de embreagem
É ruim sim, use a embreagem só para trocar as marchas. Não use o ponto morto também. O motor pode desligar. Reorganize sua coordenação motora para sentir o carro descendo com o motor ligado, e conforme a velocidade. Vá freando se você não quer perder o controle, trocando de marchas sem acelerar. Aliás, acho que o problema é vc usar as marchas como "freio". Vc deve se sentir desconfortável e por isso usa a embreagem, então acha mais cômodo só usar o freio.
KARA NÃO FAÇA ISSO!!!! Quando vc tirar o pé da embreagem e a marcha não for compatível com a velocidade, vc ocorrer um tranco, podendo até quebrar a caixa de marchas.
Esse tipo de manobra não deve ser executada,pois a embreagem é para passagem de marcha e você descendo uma ladeira o normal é estar engrenado em alguma marcha.
depende de carro vc tem.
se você tem um carro com injeção eletrônica gasta mais combustível que se tivesse engatado em uma marcha correta.
Você poderá até rebentar o cabo de embreagem ai vc vai ver o prejuízo.
ss