espiritualistas - Como é a constituição do perispírito em função da moralidade do Espírito?

O perispírito é uma condensação do fluido cósmico universal em torno de um foco de inteligência ou alma. É formado pelos fluidos ambientais, sendo, portanto, diferentes de acordo com os mundos habitados. Nos mundos mais atrasados o perispírito é mais grosseiro e denso; nos mundos mais adiantados ele é mais leve e etéreo, pois habitam ali Espíritos mais evoluídos, favorecendo, evidentemente, ambiente energético melhor e mais purificado. Percebe-se, então, que a natureza do corpo espiritual está sempre em relação com o grau de adiantamento moral do Espírito, sendo mais grosseiro nos atrasados e mais diáfano nos adiantados. Será tanto mais tênue quanto mais elevado for o Espírito.

==>Agradeceria a opinião e comentários dos amigos Espiritualistas e Espíritas tb.

Update:

Obrigado Marcos S

Update 3:

obrigado amigo aprendiz de cocadeiro

Comments

• Marquito querido,

Sua preocupação é bem genuína. A questão do perispírito é muito grave!

Só vi um 'porém' na sua definição, mas é comum e bem razoável o engano!

Conforme os amigos já responderam, e você mesmo pontuou, o grau de adiantamento moral será o parâmetro de densidade material do perispírito. Mas não ao contrário. Veja: o nosso planeta é classificado entre os planetas de provas e espiações por habitarem nele, em massiva maioria, espíritos que estão em tal fase de desenvolvimento. O pensamento das pessoas que estão no ambiente é que constrói o nível de densidade dos fluidos ambientais e não o contrário!

Imagine que o espírito daquela que conhecemos por Maria, a mãe de Jesus, é responsável pelos hospitais, grupos de resgate, centros de recuperação e até mesmo pelo vale dos suicidas. Ou seja, tudo que se refere ao suicídio tem como dirigente maior Nossa Senhora. É só ler 'Memórias de um suicida' psicografado por Yvone Pereira e consultar a Revista Espírita no seu tomo I, o primeiro ano de publicação 1858, onde encontramos notícias de vida em outros planetas no próprio Sistema Solar! Será que tal espírito se 'contamina' com as energias deletérias do espaço que administra?

O nosso planeta vive momentos de transição para planeta de regeneração. Para percebermos, basta deixar des só ouvir notícias ruins e lembrar da conscientização ecológica, de programas assistenciais como o do Betinho, o trabalho de Chico Xavier, o comportamento de pessoas como o príncipe saudita Al Waleed(que não herdou senão o título), os pequenos , mas valorosos trabalhos dos centros espíritas em creches, hospitais, escolas e todos os trabalhos dessa natureza feito por irmãos de outras religiões. E quer queira ou não, até a forma truculenta que líderes de lugares muito pobres tomam para proteger sua comunidade por perceberem que o governo as esqueceu(pode achar errado quem quiser, ms eu penso que se esses líderes tivessem tido chances seu modus operandi seria outro porque eles são muito fortes e quando aprenderem o caminho adequado o tomarão em velocidade da luz, não são tão lentos como nós.Fazem o que fazem sem nada que os favoreça, imagine quando tiverem oportunidades!)

Outro exemplo: da porta da minha casa para dentro, eu como educadora, dirijo muita atenção e energia para vigiar aqueles que entram em meu lar.Se vejo que está fora do meu alcance o socorro espiritual, imediatamente peço em oração para que aquela pessoa seja socorrida por entidades superiores. Mas principalmente gerencio o nosso comportamento. Não raro, recebo elogios de que entrar na minha casa 'dá uma sensação de paz muito agradável'. Isto porque cada um de nós é quem constroi o ambiente fluídico em que vivemos.

O que quero te dizer é que nós que plasmamos, na medida das nossas possibilidades o ambiente em que vivemos e não o contrário!

Abraços fraternos!

Faltou dizer muita coisa, mas se você quiser sabe que pode contar!

• Amigos Marco e João.

Gostei da colocação muito elevada sobre o tema e permitam apresentar minha visão sobre o perispírito.

Tomemos por exemplo o único espírito puro que conhecemos Jesus.

Certamente a composição do perispírito de Jesus deverá ser muito rarefeito dado ao

grau de elevação moral desse espírito puro. Porém ao encarnar na terra ele teve de optar por um perispírito denso para poder se adaptar as vibrações densas do planeta.

Por outro lado temos na literatura de Chico Xavier exemplos de espíritos rebeldes que de tamanha perversidade de seus corações perderam seu perispírito tornando-se seres ovóides, sem forma não significando de forma alguma evolução espiritual.

Chego então a seguinte conclusão: O perispírito não representa a evolução moral do espírito, mas pode ser manipulado pelos espíritos evoluídos conforme o grau de sua missão em determinadas regiões de vibrações mais densas.

Um espírito atrasado pode perder seu perispírito por rebeldia mesmo assim não poderá alcançar os estágios mais elevados do plano espiritual apenas por não possuir perispírito.

É apenas meu modo de ver o assunto e plenamente aberto a qualquer observação.

Abraços

• O perispirito, é um corpo fluidico semi-material, que une o Espírito ao corpo fisico, na medida que o Espírito evolui moralmente, evolui também espiritualmente, este corpo fluidico torna-se mais sutil e iluminado a cada encarnação.

Fica na Paz

• A conduta moral é tudo. Quanto mais elevado o espírito,mais leve o perispírito, o corpo é apenas a vestimenta.Evidentemente que se o espírito não é evoluído, é grosseiro, sua moral baixa , o perispírito tb segue o mesmo caminho. Quanto mais purificado o espírito, mais o perispírito é.

• Marco,

Penso que em níveis evolutivos muito elevado, o Espírito já não tem essa forma tradicionalmente humana.

Esses Espíritos já terão se libertado da forma física.

Mas estou conjecturando um estágio inimaginável para nós.

Todavia, quanto mais se liberta da forma, mais cresce e avoluma na capacidade de pensar e criar.

É assim que vejo o perispírito em função da moralidade e inteligência do Espírito.

Excelente pergunta, efetivamente nos faz divagar...

• Oi! prezado Mestre Marco Brainiac.

Em conforme a sua colocação, ele se torna muito mais Sutil, o que apenas podemos apenas imaginar, pois assim nos foi passado pelos Espíritos Superiores, não quero aqui falar de Jesus, pois até mesmo os Espíritos Superiores não saberiam responder, devido ser ele um Espírito puro, e que está muito além da nossa compreensão, agora veja só se está longe da imaginação dos Espíritos Superiores, da nossa parte então muito menos, o nada será a nossa, ok?

Um forte abraço, cheio de Paz e Luz.

• Meu amigo...

Você, praticamente, definiu a questão do perispírito, de acordo com a evolução...o que considero absolutamente correto. Em se tratando deste mundo, ainda que turbulento, tumultuado e atrasado, o Espírito moralmente evoluído que aqui habita, definirá o Perispírito. Pelo estudo da Doutrina, você está correto quando compara os mundos mais elevados com os mais grosseiros. Todavia, ainda que encontremos um ambiente mais denso, a elevação do Espírito constituirá um Perispírito mais sutil. Arrisco a exemplificar pessoas que habitaram a Terra como Ghandy; Madre Tereza de Calcutá; Chico Xavier, que tiveram missões de fundamental importância, reconhecendo-se neles, Espíritos evoluídos, o que define também a sutileza do Perispírito. Esse tema é vastíssimo! Talvez tivessemos como discutir a cosntituição do Perispírito de diversos personagens da história. Mas a moralidade e/ou evolução do Espírito é que traduz, sem dúvida, o Perispírito. Espero que tenha esclarecido, sob meu ponto de vista. Grande abraço!

Sign In or Register to comment.