Direitos de herança?

Quais os direitos que eu e meu irmão temos sobre os bens do meu pai, considerando que ele não mora com minha mãe (moraram juntos por 17 anos, porém nunca foram casados no civil) e atualmente mora com uma outra mulher?

Essa mulher tem direitos? Quais? (Lembrando que ela não construiu nada com ele e mora na casa em que morávamos quando meus pais ainda moravam juntos) Ela tem direito à esse Imóvel?

Gostaria de uma resposta objetiva e precisa.

Aos que souberem, agradeço desde já!

Update:

Dinah, não sei se você prestou atenção na minha pergunta quando perguntei sobre: "direitos de herança", que obviamente só é transmitidos por disposição testamentária ou por via de sucessão.

...Então ela tem todo o direito de ficar com o imóvel não sendo casada com ele? Rs acho que você não deve ter prestado muita atenção nas suas aulas de Direito (Isso se você se graduou). Já pesquisei melhor, e ela teria que entrar com uma ação extrajudicial para reconhecimento de união estável.

Comments

  • Pelo visto seu pai ainda é vivo

    Tem que esperar o coroa abotoar o palitó primeiro.

    Vocês terão direitos sobre os bens dele ,mas a mulher

    também terá. E se tiver filhos com ele também terão.

    O juiz é quem determina quem fica com o que...

    Se for só esse imóvel ,provavelmente o juiz determinará que

    seja vendido e o montante dividido em partes iguais.

    Ela ainda terá direito a pensão ,caso ele trabalhe registrado.

    Vc e seu irmão até os 21 anos.

    Nesses casos é sempre bom procurar um advogado pra

    orientação ,mas o importante é ser "JUSTO".

  • Filhos não teem direito aos bens dos pais vivos. Os filhos, teem direito a herança, somente após o falecimento dos pais.

    No seu caso, se seu pai falecer, todos os filhos que ele deixar serão herdeiros. Mas, a atual esposa/companheira poderá ter o Direito Real de Habitação, de morar no imóvel onde vive com seu pai, até o dia que morrer também. O imóvel, só poderá ser vendido para dividir com os herdeiros, somente após a morte dela, se assim ela desejar. E a viúva, ainda poderá ser considerada herdeira do seu pai, disputando a herança com todos os filhos que ele deixar.

    Não conte muito com herança, geralmente os herdeiros herdam, mas não levam, rsrsrsrs

  • Se ninguém lhe responder aqui o melhor é procurar um profissional. Por acaso você não tem nenhum amigo formado em direito para tirar dúvidas ? Acho que não, hehe... enfim, se me recordo bem quando tratamos desse assunto você e seu irmão terão direitos sim aos bens do seu pai (tem uma parte legal só tratando disso) mas ele também pode fazer um outro tipo de herança destinando os bens dele a alguém (mas nunca tudo). Resumindo, vocês não ficarão sem nada. Quanto a sua mãe, isso me parece um caso de "união estável", então ele não poderá alegar que ela não tem direito a nada por que ambos não vivem mais juntos. Ela só precisará provar que estavam juntos durante esse período de tempo. Me parece que essa mulher que seu pai esta junto neste momento não teria direito a esse imóvel. Sei que minha resposta não é precisa como você gostaria mas fiquei com vontade de responder ^^

Sign In or Register to comment.