Como faz simplificação de fatoração?

tenho uma prova e preciso saber ! OBG !

Comments

  • Bom deixa eu explicar é bem simples

    Simplificação... geralmente temos termos como 12/8 para simplificar encontramos algum numero que divida os 2 para isso podemos usar o MDC (maximo divisor comum) que é a mesma coisa que faz na fatoração que daqui a pouco explico ai voce ve o divisor comum e divide cima e baixo pelo MESMO numero... Ex>: 12/8 ; 4 = 3/2 ficando mais facil de trabalhar... ou de contar como 2x+2=0 podemos dividir tudo por 2 e ficar x+1=0 que fica mais facil...

    Fatoração... é voce fazer isso exemplo no numero 8, voce vai dividir ele por numeros primos (procura no google uma tabela)

    8 |2

    4 |2

    2 |2

    1

    até chegar no 1 sempre o mesmo numero ai dps quando não puder mais dividir por esse passa pro prox numero primo... ai quando chegar me 1 acabo assim vimos que 8 é igual a 2³ utilizando potencia para ajudar em algumas contas... no MDC voce faz isso com os 2 numeros e olha qual o maior numero igual dps do barra >>

  • Ex: 2/4 --> semplificando ficaria 1/2, pois você divide o numerador( o de cima) e o denominador ( o de baixo) por 2 até não poder mais dividir

    ex: 1.000/50.000 --> simplificando ficaria 1/50, pois você divide o numerador e denominador por 1.000

    Espero que tenha entendido

Sign In or Register to comment.