Por que alguns escrevem poesias e negam serem poetas?
É como aquele que escreve e diz não ser escritor...
É como o artista que pinta uma tela e diz não ser artista...
É como não valorizar a si mesmo ou o que faz...
Ou terão outro motivos que possam justificar?
Comments
Eu não entendo!
Acho que é um privilégio, motivo de orgulho se-lo. Bem como, dize-lo.
Por outro lado, existem pessoas pobres de alma, que não dão valor aos artistas. Acham por exemplo, que ser poeta é quase ser um vagabundo. Por mais absurdo que seja.
Quando virei escritor, o comentario que ouvi foi " Poxa, isso é o que chamo falta total de ter o que fazer".
Celito Medeiros,
Meu amigo , deve ser porque estes títulos envolvem muita responsabilidade!!
Um grande abraço e saiba que e' muito bom te-lo conosco no Yahoo!
O que é um poeta?
Será, por acaso um artesão, um arquiteto?
Deverá andar pelo mundo com uma sacola de ferramentas
pesando-lhe, além de todos os males que carrega
e da beleza que intenta espalhar?
Qual o melhor poeta?
Quem premiará o verbo,
ainda que triste a rima
e canhestro o inventar, o texto?
Que trilhos deverão conter o verso?
Quem medirá sua largura e
a cor da alma de quem escreve?
Que outra sina terá, senão
(per) seguir o som de seus pés pisando
o fluído rumo do sentir?
Que falem os sábios,
em sua lábia racional que
só enxerga, do verso, o superficial,
aparentando não saber que há,
latente em cada poema,
ainda que breve,
o sangue, o reverso da alma,
o íntimo sentir de quem escreve.
Autor desconhecido
Helda
"O poeta é um fingidor
Finge tão perfeitamente,
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente."
Diria o meu amigo Fernando Pessoa
Não digo que seja por não valorizar a si mesmo ou o que faz. Estaria mais para modéstia, ou por se sentir pequeno diante dos grandes poetas já conhecidos. O conhecimento, nos tempos de hoje, está muito acessível. É tanta informação que, às vezes, nos sentimos diminuídos...
Por modéstia, ou por falta de confiança em seu próprio trabalho, porque a maioria desses são principiantes e ainda não tiveram tempo de avaliar o próprio trabalho e sua significação.
Um abraço
Talvez o medo de acertar.
Talvez a ânsia de que falar.
Talvez o silêncio fale por sí só.
Já dizia o filósofo: "Quando penso, logo, existo!"
Quando pensamos agimos.
Quando agimos famos algo.
A poesia é um tal desse algo.
As vezes vem...
As vezes não...
É como um espírito a embalar a alma do coração.
Os verdadeiros poetas tem disso.
Abração.
Deve ser por causa da impressão que sentimos de que qualquer um é capaz de fazer o que fazemos; a Clarice Lispector disse num livro dela que escrever um livro não tinha valor nenhum, pois qualquer um era capaz de faze-lo, e acrescentou que mais valia um cachorro vivo. Mas eu não sei se chega a tanto, só sei que existe o medo de ser ridicularizado e se autoridicularizando já fica mais dificil de nos fazerem sentir mal, igual o grande ator Victor Mature que é considerado um dos piores da historia do cinema, e sempre se colocava para baixo se reconhecendo como pessimo ator, de maneira que ninguem conseguia tirar uma da cara dela.
Muitas dessas pessoas que negam serem poetas são muito espertas e sabem que o são, e apenas dão uma de coitadinhas dizendo que não são como estrategia para não se sentirem constrangidas em levar ao conhecimento de terceiros o que escrevem.
Porque a necessidade de atribuir à sua obra um cunho pessoal é tão sobrevalorizado, que o indivíduo esquece a mais salutar forma de contemplação. Alguns indivíduos são monomaníacos ou mesmo hipocondríacos, sabem perfeitamente aquilo que convém à raça humana: são juízes. Mas esses juízes são por vezes grandes parasitas. Porém, há pessoa que não têm confiança; a necessidade de potência é sempre bem-vinda.
Não tem confiança em seu trabalho.
Não se acha capacitado para tal coisa, quando na verdade é.
Aliás tem muita gente com grandes talentos , e não reconhecem...
Deixam ocultas as coisas que são capazes de fazer.
Se olharem as pessoas humildes e ocultas, podem ter mais telentos do que as que são conhecidas mundialmente ( famosas).
Ao contrário do escritor, penso que o verdadeiro Poeta, é aquele que ainda não se deu conta das maravilhas que nos proporciona com seus pensamentos.
Abraços.
Ana.
Porque não querem ser rotuladas.