Como não demonstrar aos alunos que sou Inexperiente?
Preciso dar aula de Informática Basica. Ganha 10 Pontos quem tiver a melhor Resposta?
Boa tarde pessoal, vocês que são experientes me de algumas dicas sobre o conteúdo que devo ensinar em um curso básico de Informática.
Os alunos são leigos.
OBS.: Os computadores são Core 2 Duo, 2 GB de Memória, 160 de HD e Sistema Operacional Windows Vista Business.
Como devo começar a primeira aula?
Quais os conteudos do curso?
Obrigado. Estou no aguarde.
OBS.: Vale 10 Pontos
Comments
bom, acredito que o objetivo principal desse seu curso de informática básica seja para capacitação profissional, uma vez que hoje em dia, quem não sabe informática básica, tem muito menos chances de conseguir um bom emprego.
Partindo desse pressuposto, o que seus alunos querem aprender é o básico:
- como ligar o computador (primeiro, claro, pergunta se na sala tem alguém que NUNCA chegou perto de um computador antes... aproveita essa primeira pergunta pra enganchar alguma piada, ou algo engraçado, pra já ganhar a simpatia da turma e a aula ser um sucesso)
- conceitos de pasta (diretórios), arquivos (o que é um arquivo, suas extensões), programas (o que são programas, seus ícones, programas mais usados no windows), como identificar se o objeto é uma pasta, um arquivo ou um programa... por ai.
- copiar, colar, recortar - diferenças entre essas funções, dê exemplos práticos
- windows explorer, onde se pode visualizar todos os arquivos do computador
- menu iniciar
- como instalar fontes no windows (depende do nivel da turma)
- depois vc parte pra ensinar a calculadora, o word, paintbrush (talvez powerpoint), Excel, Access, enfim, todo o pacote Office
- depois ensina como acessar a internet, cuidados ao ter com vírus, o que são worms, trojans, spams, spyware, adware..., emails
Bom, esse é o conteúdo básico que uma pessoa precisa ter para não temer um computador.
Se por acaso lhe fizerem uma pergunta que não saiba na ponta da língua, vc diz primeiro, na maior humildade, "Boa pergunta!", "Eu nunca parei para questionar isso. Se quiser, eu pesquiso o assunto e na próxima aula eu lhe trago a resposta. Pode ser?". Daí você já emenda o fato de que, na informática, há várias maneiras de se fazer algo.
Boa aula!
:0)
Informática básica para?
Crianças? Idosos? Técnico?
Hardware? Software?
Vc pode desmontar todos os computadores e fazerem montar e depois ensinar como instala o windows e bota a internet para funcionar. Isso é o geralzão do básico.
Estude bastante o que você vai passar para eles, para poder responder corretamente qualquer dúvida dos alunos e transmita confiança.