ajuda por favor vale dez pontos!!!!...química alguém sabe?
olha gente vai haver uma prova na segunda-feira.....
gostaria que me explicassem sobre prótons elétrons neutrons balanceamento
*Isóptopos; isóbaros, isótonos.....
tente me explicar algumas coisas que preciso saber...
não é que eu não tenha enteresse mas sabe aquele tipo de pessoa
que vc explica dez veses e vc ainda tem dificuldades?
me expliquem o que puder....
há....
se for responder bobeiras então não me responda!!!!!
Comments
Isótopos são átomos de um mesmo elemento que apresentam o mesmo numero atômico e diferentes números de massa.O nome do isótopo é dado pelo nome do elemento a que pertence, seguido do respectivo número de massa.Isobaria: Isobaria é o fenômeno segundo o qual átomos diferentes apresentam o mesmo numero de massa.
Assim dizemos que: Isóbaros são átomos de elementos distintos que apresentam o mesmo numero de massa e diferentes números atômicos
Isotonia é o fenômeno segundo o qual átomos diferentes tem o mesmo numero de nêutrons.
Assim dizemos que:
Isóbaros são átomos de elementos químicos distintos que apresentam diferentes números atômicos, diferentes números de massa e mesmo numero de nêutrons.
Conclusão
Conclui-se que os átomos isóbaros são os átomos de diferentes elementos químicos, porém massa igual. Isótopos são do mesmo elemento químico, porém tem numero de massa diferente. Isótonos são de diferentes elementos químicos e diferente numero de massa, mas tem número de nêutrons iguais.Ou seja:
* Isótoposà prótons iguais
* Isóbarosàmassas iguais
* Isótonosànêutrons iguais
O Balanceamento (ou acerto) de uma equação química consiste em deixá-la com o mesmo número de átomos de cada elemento no grupo dos reagentes e no dos produtos através da inserção de coeficientes. Ex.:
H2O2 -> H2O + O2
H -> reagentes=2; produtos=2
O -> reagentes=2; produtos=3
Balanceando:
2H2O2 -> 2H2O + O2
H -> reagentes=4; produtos=4
O -> reagentes=4; produtos=4
Acerto de equações em meio alcalino:
1. Acertam-se os O2
2. Acertam-se os H também e adiciona-se ao membro contrário o mesmo nº de ions OH
3. Acertam-se as cargas com electrons
Observações:
* Ajuste de semi - reações em meio ácido:
o Para balancear um átomo de H, adicionamos um íon (H+), ao outro lado da equação (lado do coeficiente).
o Para balancear um átomo de O, adicionamos para cada átomo de oxigênio, uma molécula de água ao lado do deficiente e dois íons H+ no lado oposto.
* Ajuste de semi reações em meio alcalino:
o Para balancear um átomo de H, adicionamos uma molécula de água (H2O), ao lado da semi - reação deficiente em H e, ao outro lado, adicionamos um íon hidroxila (OH-)
o Para balancear um átomo de O adicionamos dois íons OH- ao lado deficiente e uma molécula de água no lado oposto.
Em primeiro lugar sao ions, ions sao atomos q perderam ou ganharam eletrons na sua camada d valencia.
Isotopos= Mesmo numero d protons
Isotonos=mesmo numero d letras
Isobaros= mesmo numero d massa
Dica oara a prova...
Para vc memorizar tem 1 truque eh so vc se lembrar q
IsotoPos tem a letra P, ai vc se lembra d protons,
IsotoNos tem a letra n ai vc se lembra de Neutrons,
IsobAros tem a letra A, e em quimica A sigifica massa, entao... massa...
Espero q possa ajudar...
bjux!