Sobre Publicidade e Propaganda, Design e suas ramificações.?

Quando comecei a buscar uma profissão a primeira que me despertou interesse foi Design gráfico, mas com um pouco mais de pesquisa me interessei por PP por ser mais abrangente.

Estava decidida a cursar PP desde ano passado, mas comecei a questionar a função da propaganda na sociedade (de criar necessidade de consumo de produtos que na grande maioria das vezes, elas não precisam) e sei lá, acho que vai contra as coisas que acredito.

Em meio a esse e vários outros questionamentos acho que consegui diferenciar PP de marketing. O que tenho hoje em mente: O marketing desenvolve o produto e a publicidade como sendo ferramenta dele divulga a existência dessa tal produto de forma a convencer as pessoas da necessidade de tê-lo. PP cria formas de divulgação de um produto já existente.

Levando em conta que esse meu conceito é válido, penso não quero divulgar nem vender nada, eu quero criar, a parte de criação da PP é criação de campanhas, de meios de divulgação. Eu quero desenvolver o produto, quero transformar uma ideia "abstrata" em algo concreto.

Qual profissão voltei a considerar? Design.

De produtos, gráfico ou industrial (esses conceitos não estão claros para mim) Produto e Industrial é a mesma coisa? Qual a diferença do produto para o gráfico?

Não consigo descartar publicidade totalmente por causa do curso. Ele é muito abrangente (muito cultural, isso me atrai) Mas me pergunto: seria útil? Acredito que o mercado brasileiro atual não valoriza muito os profissionais que têm formações generalistas, o Brasil precisa de mão de obra técnica, especializada. Pensando assim poderia ser um atraso pra mim, apesar de conhecimento nunca ser demais, dinheiro é, tempo é. Seria realmente útil ter essa formação se não pretendo entrar na publicidade, apesar de que ela poderia me dar conhecimento de mercado. Isso de alguma maneira influenciaria meu trabalho no design? Pra qualquer ramificação do design, conhecimento de mercado, ou de publicidade acrescentaria algo de produtivo ao meu trabalho? Devo descartar PP e focar em Design? Penso que o Design tem que ser tão bem informado, eu não poderia adquirir os conhecimentos da PP e de qualquer outra coisa de forma autônoma?

Com relação as ramificações do DESIGN, acho que o mais indicado para mim seria design de produto ou industrial, não sei se é a mesma coisa (expliquem-me), ao mesmo tempo gosto do Design Gráfico.

É uma complicação com a "nomenclatura" dos cursos de design. Parece que tem faculdades que oferecem o curso de Desenho industrial (ou design industrial) com o de produto e gráfico na grade curricular (que é o que eu gostaria), mas parece não ter na minha cidade( BH-MG).

Na UNIBH tem o curso com titulação "Design" mas não consigo identificar pelas matérias da grade curricular se tem essas duas ramificações, se puderem ajudar, vou colocar o link no final da pergunta. E só tem nessa faculdade :(

Se por acaso tiver que escolher entre o gráfico ou o de produto ficarei em dúvida (em que devo pensar para me decidir?)

Dizem que não vale a pena fazer faculdade de design gráfico, produção multimídia porque são conhecimentos que você consegue adquirir sozinho, e que portanto não valeria a pena. Acho que vale a pena desfrutar do ambiente que a faculdade oferece, você precisa fazer contatos não é mesmo?

O que vocês pensam sobre isso e sobre as outras indagações que fiz

Update:

Escrevi bastante coisa errada, estou pelo cel, peço desculpas.

Aqui a grade curricular do curso de Design da UNI-BH: http://unibh.br/graduacao/cursos/design/estrutura-... gostaria que me ajudassem a identificar se nela há matérias tanto do design gráfico quanto do de produto.

Corrigindo minha última frase: O que vocês pensam sobre essa e sobre as outras indagações que fiz?

Comments

• Quando pensamos em PP, logo vem a mente pessoas extremamente criativas em uma sessão de brainstorming buscando a melhor combinação de imagens, sons e uma frase de impacto que defina um produto. Mas... Eu conheço entre 6 a 8 pessoas formadas em PP. Sabe com oque elas trabalham ? Comunicação e desenvolvimento Web. Envolve design, comunicação, layout, fotografia, produção de mídia impressas, outdoors etc, só que de uma forma mais comunicativa e menos publicitária, entende ? Paralelamente, minha esposa tem um primo que é professor de Arquitetura e Urbanismo na UFRGS. O curso de design não deixa de ser "uma ramificação" do curso de arquitetura. O curso de design da UniBH que você colocou no link é especificamente voltado ao design. Veja da seguinte maneira, nesse curso de design você vai estar qualificada a criar objetos bonitos, funcionais, modernos, práticos etc. No curso de design industrial especificamente, um Engenheiro vai dizer assim: "Olha, precisamos colocar esse motor dentro dessa caixa, tem que caber tudo ai dentro, tem que funcionar e ficar bonito" (a grosso modo é isso), ou seja, a sua liberdade de criar, de inovar com materiais, formas, cores, fica em parte tolida por questões de projeto, por questões de legislação, segurança etc.

A sua pergunta foi bastante extensa, e uma resposta completa seria ainda mais extensa. Tentei resumir tornando mais claro para você. E sempre tenha em mente que formação superior só tem a acrescentar na sua vida independentemente do curso que você escolher. Boa sorte!

Sign In or Register to comment.