Como fasso para o XP reconhecer o meu HD Sata?

O sistema não reconhece o HD Sata na instalação do XP, já com o Vista ele reconhece.Como fasso pra resolver este problema?

Comments

• Você deve saber como entrar na BIOS do sistema, já que colocou o CD-ROM como primeiro dispositivo na lista de boot.

A maioria dos Windows XP não têm nos repositórios o suporte à dispositivos SATA. Você deve estar provavelmente recebendo uma tela azul de erro, dizendo para desabilitar o anti-vírus antes de prosseguir com a instalação.

Existem duas maneiras:

1) Verifique na BIOS, se há como mudar na aba "Advanced" para modo de compatibilidade. A maioria das placas-mãe relativamente novas têm essa opção na BIOS. Se houver, você pode mudar para "enabled" que a instalação do Windows vai reconhecer o HD SATA.

2) Se a sua placa-mãe é velhinha, você vai precisar baixar no site do fabricante do HD a ferramenta de instalação do disco. Procure no Google pelo site do fabricante e procure por maiores informações.

Fica difícil te dar um tutorial passo a passo para configurar a BIOS, já que elas variam de uma para a outra. Se você não tiver certeza, não mude os valores. Você pode causar danos à placa mãe se mudar alguma coisa que não deve ser mudada, como o clock e frequência de processador. Ou, pode ainda, causar um erro e seu PC nem vai iniciar. Se isso acontecer, o problema não é tão grave. Basta tirar a bateria da placa-mãe e colocar de volta (Clear CMOS).

Se estiver em dúvida, poste detalhes da sua placa-mãe que eu posso tentar encontar print-screens da sua bios para tentar te ajudar.

Boa sorte.

• Algum drive da sua placa mae, seria o motivo.

Provavel que não esteja instalado com o Windows XP.

Sign In or Register to comment.