Você prefere um romance com final feliz ou trágico? Por quê?

Quero escrever um livro mas estou enjoada de finais felizes, quero um fim trágico para o mocinho. você leria?

Comments

  • Não confunda romance com novela, Ana Lídia.

    A novela requer um desfecho terminal para o assunto, seja ele triste ou feliz.

    Um romance envolve mais cada página escrita, ou seja, o teor do seu conteúdo enquanto o final não necessita ser conclusivo e muito menos feliz.

    Se você pensar em construir um romanca já com o final planejado é muito difícil esse romance sair bom, pois todo o conteúdo já estará direcionado para um final determinado tornando assim a estória num perfeito "água com açucar".

    Quem ensinou que um romance é uma vida que o autor faz o personagem viver em apenas um livro foi o Jorge Amado.

    A Zélia Gattai, sua inseparável esposa, ficava furiosa quando ele matava um personagem que ela achava que deveria viver e o Jorge sabia que tinha que matar o personagem justamente quando a Zélia se apaixonava por ele.

    Numa entrevista muito divertida que assisti com os dois (já não lembro em qual programa de tv) ela e ele brincaram com essa questão dizendo que ele matava os personagens com ciúme da Zélia.

    Ele, na realidade, usava a Zélia como "primeiro leitor" e como um indicador para o direcionamento do destino de cada personagem do romance sendo que nenhum dos dois sabia de que forma terminaria o romance.

    Escrever um romance não é escrever uma novelinha qualquer justamente por causa da densidade da estória, da complexidade dos personagens e da continuidade do livro e por um detalhezinho "quase" despercebido: Ele tem protagonistas e antagonistas, mas não tem "mocinhos" e "bandidos", pois o bom romancista jamais julga o seu personagem. Quem faz isso é o leitor.

    Creio que o auge de complexidade dos romances que lí encontrei no livro " Os Irmãos Karamazov" de Fiódor Dostoiévski.

    Confesso a você que durante a leitura tive que reler diversos trechos e retornar a capítulos anteriores para poder compreender a trama do livro. A sua leitura foi para mim, a montagem de um tremendo quebra-cabeça com mais de 800 páginas sem que nenhuma delas se tornasse dispensável à trama do romance, pois além da angustia de querer descobrir quem matou o maldito pai ateu e desregrado, Dostoiévski ainda nos tortura remetendo-nos a pensamentos filosóficos indecifráveis.

    O final do livro não chega a ser trágico, mas é tão triste como toda a sua trama.

    Sugiro então, que você comeca escrevendo pequenos contos para depois evoluir para as novelas e somente quando estiver muito experiente se lance na aventura de escrever um romance.

    Creio que assim a sua careira de escritora será mais promissora.

    Abs

  • mas pq um final trágico só para o mocinho? e pq nao para a mocinha tbm?rs.........pra falar a verdade, Destesto finais trágicos ou tristes, prefiro a velha frase" e foram Felizes para Sempre,rs" sabe pq? é pq fico pensando como ficaria Triste a mocinha sem o mocinho o resto de seus dias, .........nao faz isso nao menina, q Maldade!,rs.............um beijo e obrigado pela pergunta!

  • leria sim...mas tenta ter em mente que não pode ser tragíco para ambos os personagens...fica bem se o que acontecer for uma aprendizagem, ou algo que permita seguir em frente a personagem femenina!

    Aconselho-te que leias as Palavras Que Nunca Te Direi do Nickolas Spark, com certeza que te dará algumas ideias!!!

    bjs e tudo de bom.

  • Não sei se leria. Quando leio livros de ficção eu gosto de finais felizes, pois na vida real finais felizes são difíceis.

  • Eu leria sim, porque AMO ler...

    Mas não vou mentir pra você, prefiro os finais felizes...

    Senão eu fico triste e pensando: Tadinho do mocinho... E se fosse diferente, e se eles pudessem ficar juntos... rsrs

  • Com certeza, e o principal é você não colocar na Sinopse que o mocinho não vai ter final feliz e sim provocar a curiosidade.

    http://www.livroetudo.ning.com/

  • nao, pq isso da uma raiva, poxa o cara le akele baita livro pura emoçao e akaba pensando nossa tomara q eles fikem junto no final e depois nao ficam!

    depend do tragico, se for uma coisa sem pe nem cabeça, na cola, mas se for um acidente uma doença e ele consegue dizer a amada q ama muito e depois morre ai fica melhor..

  • Leria sim. Mas não trágico para todos os personagens porque assim é sem graça.

  • Trágico.. pq é mais sério... mais bonito!

  • Leria sim,e esperaria uma continuação para ver se o mocinho consegue ter um final feliz!=]

    qual vai ser o nome do livro?

Sign In or Register to comment.