Alguém já imaginou algo com caracteristicas superiores do que as do Deus descrito na bíblia ?

Êxodo

3:14 E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU.

Romanos

11:36 Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.

Isaías

45:7 Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas.

Jó 42

1 ¶ Então respondeu Jó ao SENHOR, dizendo:

2 Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.

45:18 Porque assim diz o SENHOR que tem criado os céus, o Deus que formou a terra, e a fez; ele a confirmou, não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada: Eu sou o SENHOR e não há outro.

Isaías

45:21 Anunciai, e chegai-vos, e tomai conselho todos juntos; quem fez ouvir isto desde a antiguidade? Quem desde então o anunciou? Porventura não sou eu, o SENHOR? Pois não há outro Deus senão eu; Deus justo e Salvador não há além de mim.

Isaías

40:17 Todas as nações são como nada perante ele; ele as considera menos do que nada e como uma coisa vã.

Comments

  • Elen D., cara coleguinha que está adicionada no meu yahoo, mas com quem nunca conservei, achei interessantíssima a sua pergunta, apesar de algumas pessoas um pouco limitadas por aqui terem dito o contrário.

    Primeiro vamos levar em conta que existem muitíssimas religiões e diversos deuses inventados pelo homem; mas só há um Deus verdadeiro, e é o Deus da Bíblia. O problema é que muitas pessoas são adeptas do relativismo, que é um defeito moral que se alastra como um câncer na nossa sociedade pós-moderna. Isso faz com que as verdades deixem de ser verdades e passem a ser apenas perspectivas culturais, em alguns casos, corretas, mas na maioria, não.

    Agora, em segundo, e respondendo à sua pergunta. Eu não conheço nenhuma descrição com características superiores ao nosso Deus. E isso eu provo: a maioria das outras religiões (especialmente as politeístas) possui deuses que se principiam, ou seja, têm início e, portanto, não são seres eternos (sem início e fim). N'outras, os deuses são mortais e/ou fisicamente passíveis de ferimentos. N'outras, os deuses simplesmente morrem.

    A começar pelos exemplos de uma das pessoas que responderam sua pergunta, posso enumerar aqui uma quantidade enorme de deuses extremamente limitados. O próprio Zeus, figura máxima de todos os compilados mitológicos aqui no Ocidente, era filho de um titã, ou seja, era uma criatura, até seus raios (símbolo máximo de seu poder) eram feitos por Hefestos, ou seja, não eram exatamente intrínsecos ao seu próprio poder, também não tinha onisciência e vivia a ser ludibriado por sua esposa, Hera; Júpiter era o mesmo Zeus, muda apenas de Grécia para Roma, então possui as mesmas limitações. Odin, dos escandinavos, também não era eterno e nem onipotente, tal como Zeus; a verdade é que Odin nasceu de um tal deus gigante, algo que tem a ver com uma deusa vaca Audumbla, que amamentava um tal de Ymir, um deus gigante nascido do vapor (deuses nascem de matéria e objetos inanimados... francamente); o detalhe é que há uma profecia que diz que Odin será assassinado pelo lobo Fenrir no dia do Ragnarok (correspondente ao nosso apocalipse ou armagedom), um deus mortal, portanto. O deus Amon era um deus pequeno em importância, descrito apenas como uma divindade local pela fonte mais primordial daqueles que criam nele, isso prova que foi um deus criado pelo homem, pois sua "importância" foi fabricada ao decorrer da história das invasões egípcias. Tupã nem é um deus, para começo de conversa, é um mensageiro que se manifesta como intercessor e que representa alguns atos divinos; esse deus nasceu porque aqueles índios ouviam o som do trovão, tinham medo dele e não sabiam explicá-lo. Shiva e Brahma, juntamente com Vishnu, são deuses que fazem parte da Trimurti hindu; são deuses limitados por funções e, portanto, não são supremos e onipotentes; a função de Shiva era de destruição, renovação, tão somente, não era elucidado qualquer poder transcendental e acima de quaisquer coisas. Krishna é só um avatar (manifestação corpórea de um deus) de Vishnu; isso quer dizer que o gajo aí acima citou o mesmo deus duas vezes, só que em formas diferentes, isso vale? Buda é apenas uma entidade (não é considerado um deus) que pesa mais de 150 kg e ainda quer ensinar autocontrole. A maioria das pessoas neste tópico sequer estudou Teologia para arriscar um entendimento mais profundo; então são apenas palpitões, do tipo que tem uma espécie de rancor quanto ao Cristianismo e não o legitimam nem pela importância histórica que ele desempenhou (a não ser que queiram falar mal da Igreja Católica... aí vale lembrar de fatos históricos).

    As características do Deus da Bíblia são: onipresença (está em todos os lugares e não é limitado pelo olhar), onisciência (sabe de todas as coisas) e onipotência (pode todas as coisas). É eterno, não tem início e nem fim. Além disso, não é um deus forjado que possui traços humanos ( como os deuses gregos, egípcios e escandinavos, que sentiam inveja até uns dos outros ).

    Uma coisa é não acreditar em Deus, outra coisa é, por isso, deixar de acreditar que as características citadas na Bíblia são equiparadas às características de deuses com traços meramente humanos.

    Por último, por que associar a vaidade humanda a Deus? Vaidade é um sentimento que HUMANOS podem sentir. Nós, humanos, idolatramos tantas porcarias; mas na hora de reconhecer o Criador de todas as coisas, porque Ele clama para que nos atentemos à verdade (de que não há outro ser capaz do que Ele é), é porque Ele é vaidoso? Francamente.

    Beijo, Elen...

    espero ter servido de alguma coisa.

    Cuide-se e boa sorte. :)

  • Oi Elen,

    Não.

    O Deus que é citado na Biblia é o mesmo para mim, portanto não acredito que haja nada e nem ninguém superior a Ele.

    Um abraço,

  • Sim, com TODA certeza.

    Quase todas as religiões têm um Deus Maior, com poderes sobre os outros (politeístas), ou único (monoteístas). Assim era com o Zeus dos gregos, com o Jupiter dos romanos, com o Odim dos nórdicos, com Amon Ra, dos egípcios (de quem se derivou o Javé dos judeus).

    O fato de estar escrito na bíblia dos judeus que Ele é o Maioral não significa absolutamente nada.

  • Evite intermediários.

    Fale direto com o Sunda!

    Só O Sunda Salva!

  • O que se nota pelas passagens que você cita é que este personagem tem uma vaidade realmente insuperável. Se você considera vaidade, sinal de superioridade, tudo bem, então ele é superior. Caso contrário ele não passa de um coitado, precisando de afirmação.

  • Já! Não só imaginei, como o sinto em meu peito, em meu coração, pois para mim, um Deus que nos obriga a ama-lo, um Deus que diz que vai exterminar pessoas não é um Deus, mas é uma imagem criada pelos homens para manipular e cercear os outros!

    Nunca me senti feliz ao ver as injustiças, a intolerância e o preconceito que se pregam em religiões, nunca entendi por que tantas igrejas se degladiavam em nome de Deus! Mas hoje eu vejo que nada disso é divino e sim humano, pois o verdadeiro Deus não faz parte disso tudo, mas só está ali esperando!

    O pior de tudo, é que as pessoas ficam buscando Deus em tantos lugares, usando milhares de cultos e simbolismos! Buscando ele em pessoas (como o Papa e etc...). Ou em enumeras formas humanas de se tentar invocar sua gloria e seu poder... E na verdade ele está sempre ali, junto delas, bem no meio do peito!

    Deus está em nossos corações!!! Não está descrito em livros que nos obriga a matar nosso semelhante se este não for de nossa religião, não está descrito em livros que nos obrigam a alma-lo, pois isso de obrigar não é de Deus, é dos homens! Impor aos outros que se humilhem a seus pés também não é de Deus, mas dos homens, e etc...

    Deus ama a todos, criou a todos, e está nos corações de todos. O que nos falta é perceber isso!

  • Minha cara Elen D,se nós fossemos amar a Deus, por essa descrição bíblica era difícil,não? mas vc esquece que essa descrição tem não sei quantos mil anos,né mas hoje não estamos obrigados(tem gente que acha) a aceitar estas coisas! leia Buda, leia o Baghavagita, o Livro dos Espíritos e sem dúvida vai ahar que Deus é melhorzinho...beijos, Elen D começe por aí, sem nos questionarmos jamais chegaremos a Luz. Luiz

  • Só para citar alguns, Shiva, Brahman, Krishna, Amon Ra e Tupã.

  • (Mateus 19:17) - E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.

    "Fazer bem é triunfar; e, aquele que não triunfa, é mais ou menos responsável por sua torpeza. As coisas, na realidade, estão de tal forma ordenadas pela Sabedoria Suprema que o mal não poderia ter um êxito real e durável, e que o bem, apesar de todas as demoras e de todos os obstáculos, chega sempre a seu fim. Falas do mal que se produziu a propósito do Cristianismo. Este mal passou em parte, e o que dele resta, passará. Porém, o bem ficou e ficará. Não é em nome de Torquemada, e sim em nome de Vicente de Paula que as irmãs de Caridade cuidam dos pobres órfãos. Alexandre VI não publicou jamais uma constituição apostólica justificando o envenenamento e o incesto. A religião é santa, os homens é que são maus. Eliphas Levi

  • O único que achou que poderia se comparar ou ser melhor que Deus foi Lúcifer e ele se tornou o sempre DERROTADO satanás.

Sign In or Register to comment.