A Quaresma tem alguma relação com algum período da vida de Jesus? O que é a Quaresma?

Sei que a Quaresma é um período de 40 dias que antecede a celebração da Páscoa Cristã.

Gostaria de saber por que "40 dias"?

Aconteceu alguma coisa especial nesses 40 dias?

Outra, já ouvi dizer que na Quaresma, as pessoas são mais tentadas do que em outros períodos, é verdade?

Existem pessoas que se abstém de várias coisas nesse período, como comer carne vermelha, bebidas alcoólicas, sexo, etc. Essas pessoas dizem que fazem isso em consideração ao sofrimento de Cristo.

Mas o que Cristo estava fazendo no período da Quaresma?

Estava sofrendo?

Por que e onde Ele estava?

Agradeço as respostas.

Um abraço a todos.

Update:

Frei Bento, me desculpe, mas você deve ter me confundido com outra pessoa. Nunca disse que você alfineta os protestantes. Já lhe dei inclusive uma melhor resposta e darei tantas outras quantas merecerem. Um abraço e fique com Deus.

Comments

• Tanto o catolicismo como o protestantismo reconhecem a Quaresma, embora o modo de observá-la difira de igreja para igreja. Algumas pessoas tomam só uma refeição por dia, no período de 40 dias que antecede a Páscoa. Outras fazem um jejum total só na Quarta-Feira de Cinzas e na Sexta-Feira da Paixão. Para ainda outras pessoas, a Quaresma requer abstinência de carne, peixe, ovos e laticínios.

A Quaresma supostamente baseia-se no jejum de 40 dias feito por Jesus depois do batismo. Será então que ele estava estabelecendo um ritual a ser seguido anualmente? De modo algum. Isso é evidente do fato de a Bíblia não registrar nenhum costume como esse entre os primeiros cristãos. A Quaresma foi observada pela primeira vez no quarto século depois de Cristo. Como muitos outros ensinos da cristandade, esse foi adotado de fontes pagãs.

Se a Quaresma é em imitação do jejum feito por Jesus no ermo depois do batismo, por que será que ela é observada nas semanas que antecedem a Páscoa, que supostamente é a época em que ele foi ressuscitado? Jesus não jejuou nos dias que precederam sua morte. Os Evangelhos indicam que ele e seus discípulos visitaram algumas casas e tomaram refeições em Betânia poucos dias antes de ele ser morto. E ele tomou a refeição pascoal na noite anterior à sua morte. — Mateus 26:6, 7; Lucas 22:15; João 12:2.

• As pessoas que brincam no carnaval (prazeres da carne), representam o povo que perseguiu a JESUS com varas de cana para espancá-lo, acusá-lo e matá-lo, (daí o uso dos bastões e das porta bandeiras).

Neste tempo Jesus já estava sendo perseguido e se preparando para o GRANDE SACRIFÍCIO PARA TODA A HUMANIDADE, a reconciliação com DEUS, sendo tentado no deserto pelo derrotado, e ficou em jejum.

Os religiosos colocavam penitencias para as pessoas achando que assim iam se purificar, e assim estaria também sofrendo com ELE, mas de nada adianta.

Só JESUS LIBERTA, ELE É A ÚNICA ESPERANÇA.

Portanto quem realmente é convertido não se agrada do carnaval, DE QUARESMA, de quarta feira de cinzas, os cristãos verdadeiros, são LIVRES EM JESUS, e sabem que JESUS CRISTO VIVE E ESTÁ À DIREITA DO PAI INTERCEDENDO POR NÓS.

Quem é PRATICANTE DA PALAVRA DE DEUS não precisa de nenhum sacrifício, jejum, penitencia ou promessa pois JESUS já foi SACRIFÍCIO POR NÓS LÁ NA CRUZ, e RESSUSCITOU PARA TERMOS A VIDA ETERNA, BASTA CRER. Ler Isaías 53

• Eu acho a Quaresma uma palhaçada. As pessoas fazem tudo que não é correto aos olhos de Deus no carnaval e na Quaresma ficam fingindo que são santas. Não sei o porquê.

Beijos

• A quaresma são os 40 dias antes da comunhão, ou seja antes da santa ceia!!

Também significam os 40 dias que Jesus Cristo passou sofrendo no deserto!!

• É o castigo depois da farra do carnaval.

• acho que jesus ficou sem comer , :Z

• A quaresma representa os 40 dias que Jesus ficou no deserto meditando, após seu batismo, e depois disso foi tentado pelo diabo que lhe prometeu presentes fabulosos, mas Jesus venceu a tentação e iniciou seu período de pregação.

Por isso na quaresma algumas pessoas fazem jejuns e penitência, procurando como Jesus um momento de paz e livre das tentações.

• Apesar do sr. dizer que eu alfineto protestantes me permita responder sem alfinetá-lo.

O numero 40 na simbologia Biblica, tem o sentido de provação.

Assim sendo a quaresma uma recordação, tanto dos 40 anos de peregrinação e provação do povo judeu pelo deserto rumo a terra prometida.

E também se refere aos 40 dias em que Jesus foi ao deserto para jejuar e vencer satanás.

Assim como o povo judeu esperava a terra prometida como final de jornada, o jejum do Senhor resultou na lição que nos foi dada por Ele, do valor do jejum como forma de oração.

E é este o principal sentido do tempo quaresmal, a oração através do jejum, da abstinencia, como forma de vencermos o nosso mal interior, para que, quando chegar a páscoa do Senhor, possamos realizarmos nossa Páscoa com ELe, na esperança de nossa ressureição na ressureição do Senhor.

PS: O sr. me desculpe, eu confundi o sr. com o Peregrino, é que os avatares são bem parecidos e além de tudo sou míope.

• Só sei que a Quaresma é o período entre o carnaval e a semana santa e que na minha cidade (interior) não tem festa nenhuma.

Fica todo mundo louco para chegar o sábado de aleluia para termos festa na rua.

Sign In or Register to comment.