Deus pode mudar o que Ele mesmo previu?
Saber tudo o que ainda se sucederá con cada aspecto da realidade seria um tremendo porre. Conhecer todos os resultados dos eventos, quaisquer que forem, tornaria a criação da realidade, caso tenha sido criada por alguma intencionalidade, uma bocejante e tediosa tarefa. A onisciência podaria Deus de qualquer expectativa, dúvida ou surpresa. Quem crê num Deus onisciente, crê num Deus inexoravelmente preso ao que Ele mesmo previu, incapaz de mudar suas próprias profecias, tal deus deixaria de ser onipotente (afinal, se encontraria impedido de interferir em suas previsões, mesmo que quisesse). Portanto, um Deus onisciente, não pode mudar de ideia e nos transforma em meros autômatos cumprindo o script divino ditado por sua própria onisciência.
Update:Ah! Você também é muito inteligente e procura avaliar os indivíduos a partir deles próprios, se reservando ao direito de um ceticismo saudável no que tange à existência de Deus. Mas, nós não poderemos nunca ser taxativos, pois as três grandes perguntas que você citou nunca foram definitivamente respondidas (e talvez nunca o sejam). Portanto, Deus continua sendo uma possibilidade plausível. A mais plausível, na minha opinião.
Update 3:Assim, interpretamos a realidade de acordo com os nossos próprios filtros e modelos interiores, de maneira que, o mundo ao nosso redor começa, de certa forma, dentro de nós próprios. Sabemos que nem sempre o que intuímos corresponde a verdade absoluta. Mas, também sabemos que nossa intuição é util e, no final das contas, não pode nem deve ser completamente desprezada.
Comments
Toda vez que eu leio um de seus texto, tenho que buscar um dicionário. E ler 2 vezes pra entender. Você escreve com uma venustidade característca, fora o conteúdo que é rico.
Voltando a sua pergunta...
Você é deísta. E acredita em um Deus pessoal, aparentemente. E tenta entender insistentemente, nada mais nada menos que as maiores perguntas da história da humanidade. Doncôvin? Poncôvo? Cônsoeu?
Tenta encontrar uma lógica ao ilógico. Ao real e fantasioso. Na possibilidade, da existência de um Deus (sim, Deus, com D maiúsculo, homenagem a ti, nobre pensador) você tenta encaixar com maestria e lógica as características desse ser, de acordo com sua opnião, com os conceitos que seriam originários e pertencentes apenas à Deus.
Sabe? Mais que entender as 3 perguntas da humanidade, eu tento entender o homem. Cada um. Eu penso comigo , sempre que converso com alguém, o que se passa naquela cabeça daquele idiota.
No mundo dos idiotas vivemos. Principalmente, no mundo dos idiotas em que se tenta entender Deus.
Você tenta encaixar : onisciência, tédio, e onipotência. A onipotência, já seria capaz de anular o tédio, mas a onisciência entraria em conflito com a onipotência, já que com a onisciência desse deus, o tédio estaria sempre presente e isso acaba virando um jogo para nós, idiotas.
Por isso digo, se existe um Deus, ele deve transceder tudo, ou ser tudo, inclusive os conceitos humanos.
Deus realmente não muda de ideia, olha o que ele disse em Isaías 55:10,11 que diz: meio de precipitação atmosférica. Fazendo referência a esse ciclo, Jeová explica: “Assim mostrará ser a minha palavra que sai da minha boca. Não voltará a mim sem resultados, mas certamente fará aquilo em que me agradei e terá êxito certo naquilo para que a enviei.” Tá mais que claro que ele NUNCA se contradiz. Mas também Deus não prever o futuro dos outros não.
É o seguinte,"Onisciente" não tem o significado que te ensinaram, pelo menos não no caso de Deus. Por exemplo, Jeová não sabe quem vai ou não ser salvar, não porque Ele não tenha poder suficiente para antever o futuro, mas porque não quer e não precisa.
Não é porque Deus é um Ser perfeito que isso não quer dizer que ele arbitrariamente tenha de saber de tudo, a não ser que ele QUEIRA, se em certos sentidos Deus resolver exercer sua infinita habilidade de presciência de forma seletiva e no grau que lhe agrade, então seguramente nenhum homem ou anjo pode, de direito, dizer: “Que estás fazendo?” (Jó 9:12; Is 45:9; Da 4:35)
E estou dizendo isso porque é isso que se dá para constatar nas escrituras, por exemplo, em Gênesis 11:5-8 Deus é descrito como voltando sua atenção em direção à terra, examinando a situação em Babel, e, naquele tempo, determinando a ação a ser tomada para interromper o projeto injusto em andamento ali. Depois que a iniqüidade se desenvolveu em Sodoma e Gomorra, Jeová informou Abraão de sua decisão de investigar (por meio de seus anjos) para “ver se de fato agem segundo o clamor sobre isso, que tem chegado a mim, e se não for assim, ficarei sabendo disso”. (Gên 18:20-22; 19:1) Deus falou de ‘familiarizar-se com Abraão’, e, quando Abraão foi ao ponto de tentar sacrificar Isaque, Jeová disse: “Pois agora sei deveras que temes a Deus, visto que não me negaste o teu filho, teu único.” Gên 18:19; 22:11, 12; compare isso com Neemias 9:7, 8; Gálatas 4:9. Deus quer que os seus servos lhe obedeça de livre e espontânea vontade,Por exemplo, quando Jeová fez um pacto com a antiga nação de Israel, ele lhes disse por meio de Moisés: “Deveras tomo hoje os céus e a terra por testemunhas contra vós de que pus diante de ti a vida e a morte, a bênção e a invocação do mal; e tens de escolher a vida para ficar vivo, tu e tua descendência.” (Deuteronômio 30:19) Será que Deus havia decidido com antecedência a escolha que aquelas pessoas fariam? Tudo indica que não
Concernente as coisa futuras não, pois são estabelecidas pelo seu poder.
Mas das coisas atuais do tipo: "Se a tal nação, porém, contra a qual falar se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe." (Jeremias 18 : 8)
EZEQUIEL 3:18 Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; e tu não o avisares, nem falares para avisar o ímpio acerca do seu mau caminho, para salvar a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua iniqüidade, mas o seu sangue, da tua mão o requererei.
19 Mas, se avisares ao ímpio, e ele não se converter da sua impiedade e do seu mau caminho, ele morrerá na sua iniqüidade, mas tu livraste a tua alma.
20 Semelhantemente, quando o justo se desviar da sua justiça, e cometer a iniqüidade, e eu puser diante dele um tropeço, ele morrerá: porque tu não o avisaste, no seu pecado morrerá; e suas justiças, que tiver praticado, não serão lembradas, mas o seu sangue, da tua mão o requererei.
21 Mas, avisando tu o justo, para que não peque, e ele não pecar, certamente viverá; porque foi avisado; e tu livraste a tua alma.
deus pode tudo, deus criou adão e eva perfeitos, e muito antes de cria-los, ELE pensou em como poderia nos salvar se caso nós caíssemos no pecado, e caímos. Então DEUS enviou seu único filho JESUS, para nos salvar.
Acho que sim, ele pode. E concordo com tudo o que você escreveu, cara.
Sim, lembro-me de um exemplo que aconteceu com o Rei Ezequias, Deus usou o profeta Isaías para falar ao Rei Ezequias que ele iria morrer, Ezequias orou à Deus com o coração e Deus ordenou à Isaías que desse meia volta e falasse para o mesmo que não iria mais morrer e que estava recebendo mais 15 anos de vida, Deus mudou a sentença sobre o Rei Ezequias:
"Ezequias experimenta um novo milagre também relatado na Bíblia. Tendo adoecido gravemente, o profeta Isaías veio lhe dizer que iria morrer. Não se conformando, Ezequias pôs-se a orar e Isaías retorna com outra mensagem de Deus informando um acréscimo de mais 15 anos à vida do rei. E, como prova do cumprimento dessa palavra, Deus deu um sinal a Ezequias, fazendo atrasar dez graus a sombra do relógio solar construído por Acaz".
é imprevisivel
deus só pode mudar seu plano se for atentado pelo satan