Por que as gerações modernas praticam as mesmas coisas das gerações antigas?

Observando a História da humanidade, percebemos que desde que o mundo é mundo, as gerações mais novas criticam as mais velhas, e se dizem modernas. Porém acabam repetindo os mesmos atos, os mesmos erros e sofrendo as mesmas consequências. Só mudando de nomes, lugares e algumas parafernálias que se chama tecnologia. Será mera coinscidência, ou é repeteco mesmo?

Comments

• A sua pergunta é muito boa, também já observei esses mesmos fatos.

A conclusão que cheguei é de que não somos maduros ou melhor dizendo não temos o conhecimento o suficiente assim que iniciamos a nossa vida para lidar melhor com situações ou fatos que irão acontecer inevitavelmente em cada fase de nossas vidas.Vou colocar um exemplo, quando eu era adolescente era uma briga lá em casa, toda vez que eu inventava de sair com as amigas para ir em uma "discoteca", eu não via mal algum em estar saindo a noite e me sentia totalmente preparada para enfrentar qualquer situação que pudesse acontecer. Hoje tenho duas visões sobre isso, uma é a de que essa liberdade vigiada foi ótima para o meu crescimento e desenvolvimento social e a outra visão sendo pela optica de mãe é que o mundo oferece muitas coisas que nem sempre são boas para o "amadurecimento"de alguem , oferece cada dia muito mais perigo e nem toda a informação do mundo vai tirar de um adolescente a vontade de ir para a balada e pensar que com ele nada irá acontecer.

Ou seja, reclamavamos dos nossos pais, mas ficamos como eles, assim como canta sabeamente o poeta Renato Russo em Pais e Filhos.

• "é nada se cria tudo se copia", e geração passa seus costumens para outras gerações como um "modelo"

• Mera vaidade faz com que superestimemos a nossa geração em detrimentos das antigas gerações. E sabido que o hoje é a continuação do ontem e que potanto não pode ser novo.

O que é preocupante é o fato de parecer que não evoluimos nada (a não se na ciência e tecnologia). Também ficamos mais desconfiados,mais afastados dos outros seres humanos e da natureza. Também ficamos mais ardilosos e voluveis.Não somos mais bons de sentimentos ou mais puros. Isso é evolução?

Não parece repeteco, esta caminhando, não sei para onde.

• Somos um paradoxo. Adoramos a juventude e odiamos

os velhos. Queremos prolongar nosso tempo até o limite

do possível nossa própria existência e nos esquecemos

que se vivermos mais, começamos a viver demais.

Presumo que seja coincidência porque a "A História

procura ver as transformações sociais. As transformações

são a essência da História. Nós mudamos constantemente.

Isso vale para o indivíduo e vale para a sociedade. Nada

permanece igual e é através do tempo que se percebe as

mudanças." Wikipédia.

Um abraço.

• eu adoro esse negocio de comparações as vezes viajo nisso mas eu acho q é porque somos seres humanos vamos morrer assim.

Sign In or Register to comment.