Como lidar com um paciente psicótico?

Nosso sistema de saúde mental não oferece qq orientação de como lidar com um familiar nestas condições, limitando-se a oferecer medicação e só. A família toda tem que deixar de viver normal para viver a loucura daquele familiar, comprometendo a saúde física e mental de toda a famiília. Não acho que este paciente não tenha direito ao convício social, mas é justo com a família??, que fica impossibilitada de qq atividade de lazer, qq viagem, ou mesmo receber pessoas em casa, pq sempre se corre o risco de alguma situação embaraçosa?

Comments

  • Já existe cura.

    Sem medicamentos.

    A questão é convencer a pessoa com a doença psicossomática a se tratar e 'encontrar um profissional' com esta tecnologia moderna.

  • Realemente é complicado e dificilconviver com familiares psicoticos, o ideial e fazer terapia familiar, um auxilico de como lidar com essa situação, tivemos em nossa familia uma prima da minha vó que ouvia vozes, tinha visoes e conversava com elas, tinha premoniçoes, minha vó uma pessoa de fé, venceu, ela coitada vive com remedios ate os dias de hoje

    a fé a terapia de familia te ajudara bastante

  • É muito interessante a familia freqüentar um grupo para familiares e amigos de pessoas que possuem determinada doença. Psicótica é muito genérico, existem diversos sintomas dentro desse quadro. Com certeza podem achar um grupo que vai ajudar a familia.

    A divisão de tarefas também é muito importante, as vezes, a familia pode se unir para ter uma enfermeira em determinados momentos, para saírem ou mesmo fazer uma viajem curta.

    Boa Sorte.

  • muito embaraçoso.

    o jeito é reunir a família, cada um colabora um pouco e contratar uma pessoa como acompanhante para cuidar dele, mas não descuidar da medicação e consultas periódicas.

Sign In or Register to comment.