Questão de Função por Várias sentenças: Esboce o gráfico da seguinte função:?
f(x) = x^2 + 6x + 8, se x<= -1
3, se 1<x<4
2x - 7, se x>= 4
Minha dúvida é se posso achar os zeros da função normal ou tenho que atribuir valores obdecendo as restrições acima!!!!!! como por exempo 2x - 7 x>= 4! Favor me tirem a dúvida!!!!
Comments
f(x)=x²+6x+8
raízes: -2 e -4
Desenhe a parábola até o ponto x=1, esse é o extremo.Represente uma bola fechada no ponto (1,14).Essa parábola vem de -oo até 1.
A partir do ponto 1, represente por uma reta passando no ponto(1,3) até chegar próximo a 4.Represente uma bola aberta quando essa reta chegar em 4.A partir do 4, vc representará uma função do 1º grau(y=2x-7). O ponto onde vc representará o início dessa reta é:
f(4) =2(4)-7 = 1
Cruzando o eixo x em:
f(x)=0 => 2x-7=0 => x=7/2. Como o gráfico começou a partir de x=4, o zero será em x=7/2+4 = 7,5.
Entendido?
AtÉ!
O primeiro passo é resolver a equação do 2 grau e descobri os valores de x (que serão -2 e -4). Estes valores encontrados vão atender a primeira condição ( x<= -1). Agora é só achar o vértice da parábola, através da fórmula Xv = -b/2a e Yv = -delta/4a (que são Xv = -3 e o Yv = -1) e a concavidade da parábola que será para baixo (pq o valor de a é positivo). O gráfico será assim: U .