O que é Adenocarcinoma Metastático?

por gentileza podem me informar o que signica?

Comments

  • Adenocarcinoma é todo tipo de neoplasia (câncer) que se origina de tecido glandular (ou seja, de células de glândulas).

    Metastático significa que ele não está localizado em seu ponto original, mas que se espalhou para outra(s) parte(s) do corpo. O que é um mau sinal.

  • Vamos por partes:

    Carcinoma: tipo histológico de câncer que se origina em tecidos epiteliais.

    Adenocarcinoma: carcinoma que se origina em glândulas.

    Metástase: quando o tumor primários lança células para circulação sanguínea ou linfática, e em local distante do tumor primário (outro órgão) se fixa e forma um novo nódulo. Por exemplo, uma pessoa tem um adenocarcinoma de cólon (intestino) e aparece com nódulo no pulmão. Esse nódulo provavelmente é um adenocarcinoma metastático proveniente do carcinoma que primariamente é da próstata. Fui claro?

    Metástase é o que tem de pior em câncer, porque indica que a doença já se espalhou para outras partes do corpo.

  • Simplificando é um cancer que já se espalhou.

  • adenocarcinoma é um cancer, maligno, de origem glandular.

    metastatico é o caracter maligno ou agressividade do cancer a se espalhar rapidamente pelo corpo.

  • amiga procure o usuário top marques ele me respondeu duas respostas acredito quele irá te ajudar, olhe minhas perguntase entre em contato com o e-mail dele.

  • acho que e alguma coisa relacionada com pulmoes orgaos ou alguma coisa do tipo

  • Não sei queria saber tambem parece ser bem complicado.

  • RACIONAL: Metástases podem ser a primeira manifestação de adenocarcinoma. Cerca de 60% destas podem ser cutâneas e correspondem a casos de neoplasia em estágio avançado. A procura pelo sítio primário é onerosa, sendo necessário o emprego de diversos exames de imagem, endoscópicos e imunoistoquímicos. Apesar disto, o sítio primário é descoberto somente em 15% a 20% dos pacientes, sendo os demais casos reconhecidos nas autopsias. OBJETIVO: Relatar um caso de adenocarcinoma, moderadamente diferenciado metastático cutâneo, de sítio primário desconhecido. A região acometida foi a pele da fossa ilíaca esquerda. RESULTADOS: A lesão foi ressecada cirurgicamente. O sítio primário não foi identificado por nenhum exame de imagem ou endoscópico. O estudo imunoistoquímico revelou o seguinte padrão de imunoperoxidase: CEA negativo, CK7 positivo, CK20 negativo e PSA negativo. Com base nestes achados, foram afastados tumores primários do intestino grosso e da próstata (PSA, CK20 e CEA negativos). Os principais sítios primários aventados foram pâncreas e vias biliares. CONCLUSÃO: A procura pelo sítio primário de adenocarcinoma metastático continua sendo tarefa difícil, onerosa e com pouco impacto no tratamento dos pacientes acometidos.

Sign In or Register to comment.