eu tenho um cazinho maltes no apt. mas ele pegou o mal abito de fazer xixi dentro do apt. no carpete, como posso treinalo a nao fazer isso??
como ensina-lo a sentar? e voltar pra mim quando chamado, porque ele foge muito facilmente...
brigada desde ja!!!
Comments
Primeiro é preciso identificar se o xixi é por necessidade ou para marcar território. Se for um "xixizinho" (pequena quantidade), é para marcar território. Nesse caso, pense em castrar ele. Vai melhorar muuuuito.
Se não for xixi por necessidade, é preciso ter paciência para ensinar.
Existe uma técnica de confinamento num local todo forrado de jornal, de forma que ele sempre faça em cima do jornal. Aos poucos, bem lentamente, vc vai tirando folha por folha até deixar somente uma ou duas folhas onde ele deverá fazer xixi... lembrando que: se ele errar e fizer o xixi fora do jornal, vc tem que retroceder as etapas colocando jornal novamente. Não esqueça que é preciso soltar o cão no mínimo duas ou três vezes ao dia. Se for filhote, solte mais vezes. Sempre que vc soltar mantenha os olhos nele. O segredo da técnica é manter a supervisão sempre que soltá-lo e não deixar ele fazer xixi fora do jornal. Se ele for fazer xixi fora, pegue-o rapidamente, SEM XINGAR, e leve-o em cima do jornal... incentivando e fazendo festa para qualquer xixizinho que ele fizer lá.
Conforme ele for aprendendo, pode ir relaxando na supervisão.
E lembre-se: xingar o cão só piora a situação, pois ele vai achar que é proibido e só vai fazer escondido. Além do mais ele pode começar a segurar o xixi o que pode acarretar em problemas de saúde, como problemas na bexiga.
Outra coisa: nem pensar em esfregar o focinho dele no xixi, ok?
Quanto ao treinamento de obediência:
Para ele sempre vir quando chamado, siga essas dicas: não chame-o para brigar, ou para fazer alguma coisa que ele não gosta. Treine-o sempre com alguma recompensa não mão... um petisco, uma bolinha ou brinquedo que ele goste. Inicie mostrando a recompensa.... quando ele vier, ganha. Aos poucos, pare de mostrar a recompensa... quando ele vier, vc entrega o petisco ou brinquedo. É importante sempre recompensar no início. Aos poucos, conforme for condicionando ele, vá retirando a recompensa, mas sempre elogiando e dando carinho.
Par ensinar a sentar, sugiro que procure um fórum sobre adestramento. No orkut tem várias comunidades. Procure por "Dicas de adestramento".
Seja persistente, que ele vai aprender tudo direitinho. Outra coisa: o dia que vc estiver sem paciência ou nervosa, não tente treiná-lo. Deixe pra outra hora.
Boa sorte.
Sobre como ensiná-lo a sentar e voltar aqui têm uns vídeos com explicação que podem ser úteis:
<a href="http://www.myfunpetlife.com.br/como-ensinar-o-cach... ensinar o cachorro a sentar</a>
<a href="http://www.myfunpetlife.com.br/truque-2-como-ensin... ensinar o cachorro a deitar</a>
<a href="http://www.myfunpetlife.com.br/truque-4-como-ensin... ensinar o cachorro a vir</a>
Se for macho eh bom castrar pq o excesso de xixi eh pra marcar territorio.Se vc ñ quiser castrar vc pode tentar ensinar ele a fazer num lugar só, o jeito eh quando vc pegar ele indo faze o q ñ deve, carrega ele correndo pro lugar q vc quer q seja o banheiro dele....rs
Mas é um processo o longo.......tem q ter paciencia....rs
Jamais bata no bibhim e quando ele começar a fazer certo, na msm hora faz um carinho, da um petisco ou brinquedo, ele vai sabe q fez certo...
Se tiver errado ignore....rs
Sentar ja eh + facil, vc tipo passa a mao nas "costas" dele e fala "REX senta" (nome ficticio, mas eh importante vc sempre falar o nome dele antes...e usar sempre o msm comando"senta")...... ai ele vai sentar ne, mas vai levantar (obvio...rs) ate ele acostumar q "rex senta" eh pra ele sentar vai demorar, e vc sempre vai ter q fazer ele sentar com a mao......... ele senta vc faz carinho........ e quando ele fizer certo vc faz muito carinho, da petisco....
Pra ele vir só tenho uma dica..para de chamar o cachorro a toa......serio... se vc fica chamando ele por qualquer coisa, quando vc realmente precisar q ele venha ele ñ vem .......... pq ele pensa" vou fazer o q ela se essa doida sempre me chama e num faz nada"....se vc quiser chamar ele, pelo menos faz um carinho caso ele venha.....só pra ele saber q "ñ foi a toa", ai ele acostuma...