ajuda com gatos filhotes!!!!?
Gostaria muito de tirar algumas dúvidas ,ganhei uma gatinha filhote da raça Persa, e queria saber como fazer pra cuidar dela direitinho.
sempre tive gatos, mas estou leiga para cuidar de filhotes pois a minha única gata já tem 9 anos.
ela tem apenas 38 dias, por ser muito novinha tenho receio
de ela crescer fraquinha e adoecer, pois sei que essa raça é bastante frágil, já tivemos 2 persa, e um deles passou
muito tempo doente indo sempre no veterinário, pois tinha uma saúde delicadíssima e teve que ser sacrificado infelizmente.
fiquei traumatizada demais. Irei leva-la ao veterinário perto de casa nas próximas semanas, pois estou sem tempo nesses últimos dias,
aparentemente ela está saudável está comendo ração para filhotes e tomando leite.
as fezes estão durinha sem diarréia, os olhinhos estão limpos sem nenhuma secreção, não está "barrigudinha" com sinal de verme, e também não possui pulgas.
Gostaria de dicas para poder proporcionar uma vida longa e saudável a ela como por exemplo:
1- que tipo de ração alimenta-la, precisa ser alguma especifica?
2- quando posso dar o 1° banho?
3- como saber se ela está com verme?
4- como identificar se ela está doente?
5- quais as dificuldades que essa raça pode apresentar?
Por favor você poderia me orientar?
Obrigada!
Comments
Olá. Primeiro de tudo: não dê mais leite, pois pode fazer mal a ela. A ração para filhotes já possui leite em sua composição, então nada de leite para sua gatinha. Só uma ração de boa qualidade já está ótimo. Ela realmente é muito novinha e precisa de cuidados especiais. Evite que ela seja exposta ao frio e correntes de ar, pois pode afetar seu sistema imunológico. Também não aconselho banho até ela atingir pelo menos 4 meses e já ter tomado todas as doses de vacina (não esqueça de dar a primeira dose quando ela tiver 45 dias). Para saber se ela tem vermes, só com exame de fazes. Mas você pode vermifugá-la já com vermífugos próprios para filhotes, como o Vermivet filhotes. Na bula explica como usar. E sobre como identificar se ela está doente ou não, basta observar se ela come, bebe e faz as necessidades corretamente. Alterações nessas funções, como falta de apetite, diarréia, secreção nasal, são indícios que algo não está bem e então você deverá levá-la ao vet.
Bom gatos persas são gatos sensÃveis de natureza, então o aconselhado é que vc leve o qto antes no veterinário para que ele faça um check-up pra ver se está tudo bem...
A ração mais apropriada seria uma ração premiun (royal canin, por exemplo) Evite a Wiskas, porque ela é apurada em sal e gordura, e como o persa já é um gato naturalmente mais frágil, evite que ele tenha algum problema de rins futuramente. Dê o primeiro banho quando ele estiver com 2 meses, é mais seguro e ele estará mais resistente( em petshops só leve após ele ter tomado todas as vacinas, ou seja depois dos 4 meses pelo menos) e quando vc mesmo for dar banho seque ele muito bem com secador para que não tenha perigo de ele ficr com micose no corpo. Pra saber se está com verme verifique se as fezes dele está com uma cor esverdeada, mole ou com um cheiro muito forte, mas pra prevenir o mais indicado seria vc dar a ele um vermifugo (dai vc dá uma dose e outra dose após 20 dias) vende em qualquer petshop, pra saber se ele está doente veja se ele está comendo direito, perceba se ele está brincando bastante ou so fica deitado, veja se o nariz está úmido e gelado( o nariz sempre tem que estar assim, pois se não ele poderá estar com febre) se as almodinhas da pata está com uma aparência saudáveis, olhe dentro do ouvido e veja se está sujo com cera (caso esteja muito friccione as orelhas e perceba se ele faz cara de dor, caso faça ele pode estar com algum probleminha no ouvido"otite" por exemplo que é uma inflamação no ouvido) veja se as palpebras inferiores não estão inchada, pois se tiver ele pode estar com algum problema nos orgãos internos, e por fim faça uma massagem com as pontas dos dedos em todo corpo , pra detectar se não há feridinhas pelo corpo(pois se tiver ele poderá estar com micose) mas não se esqueça, isso é só pra vc ter uma idéia de como está seu gatinho, mas assim que surgir um tempo extra leve ele ao veterinario..
Espero ter ajudado.
Dê as vacinas e os vermÃfugos indicados. O veterinário sabe.
O 1o banho só pde ser dado depois dessas primeiras providências.
Aproveite a ida ao veterinário e agende a castração. A partir dos 3 meses, ela já poderá ser castrada.
A castração é importante para evitar que ela tenha crias indesejadas e aumente a superpopulação de animais abandonados. Além disso, traz inúmeros benefÃcios para a saúde do animal. Melhora, também, a convivência dele com humanos e não-humanos. Sua gata, por exemplo, ficará mais caseira.
Ao primeiro sinal de anormalidade, leve-a ao veterinário.
Dê boa ração e mantenha a sua caixinha de areia sempre limpa (distante do lugar onde fica a comida). Arranje para ela brinquedos e arranhadores.
Gatos são incrÃveis. Cuide com amor.
â¥pode ser wiskas ou royal mas pra filhotes
â¥o meu tem 5 messes e o primeiro banho voi com 4 demorei so por precaução
â¥escuta a barriga dela se estiver fazendo muito barulho é pq tah (mas isso num é certo pq pode ser diarreia)
â¥olha a cor da gengiva dela se estiver mto clara e pq ta doente e se ficam parados e miarem bastante e pq tão
â¥depende d como vc cuidar eles são bastante sensÃveis
espero ter te ajudado
â¥bjs Loucas...â¥