Há mentiras necessárias ou a Verdade nada teme e deve sempre ser dita?
Diz o Prof. Junqueira Smith doutor em Filosofia:
"...é certo que a verdade é um valor importante, mas não é o único"
Update:*´¨)
¸.•´
(¸.•*¨*•►Comentário ao encerrar a questão
A Verdade como um ente filosófico, não tem relações diretas e absolutas nem com a justiça, nem com a ética. Está conectada unicamente à proximidade ou distância dos fatos e realidades objetivas.
Ainda que a percepção da realidade seja presa de modelos não estáveis ou em transição,
enquanto consideramos um determinado modelo há uma verdade que a descreve melhor.
Mas na pergunta estamos considerando o Universo de valores não estritamente matemáticos e cartesianos. E repetindo as palavras do Prof, Junqueira, " é certo que a Verdade é um valor importante, mas não é o único"
Update 3:(¸.•*¨*•►A todos que participaram do tema ◄•*¨*•.¸)
Gostaria de escolher várias respostas igualmente ótimas.
Aos que não pude escolher distribuo agradecimentos.
Não somam 10 pontos, mas pontos, aqui, são o tipo de Verdade Ilusória.
Abraços a todos
Comments
Se a verdade fosse o suficiente para a boa vida, nem a arte, em todas as suas ramificações e expressões, teria existido. O ser humano precisa inventar falsas verdades para si mesmo, pra poder seguir em frente. Como diz o músico Roberto Carlos, em uma de suas músicas, " As mentiras também ajudam a viver", e eu acrescentaria que as vezes uma mentira é uma bela prova de amor. Além do que, o que realmente seria a verdade, já que cada um parece ter sua, e outro filólofo, Kierkegaard, sabia disso.
Até.
Para mim mentira é mentira, e nunca é necessária, pois, mais dia menos dia a verdade vem a tona,
sou a favor da verdade, por pior que ela seja, que ela lhe doa! abraços e bom dia!
Olá!
Essa comparação com o nazismo é muito infantil. Salvar a vida de um inocente é a verdade. E não entregar um judeu a seu carrasco nazista seria estar diante da suprema verdade. Fazer isso não é mentir, mas estar ao lado da verdade, já que os mentirosos eram os nazistas que mentiram o tempo todo sobre a função dos campos de concentração.
Há mentiras necessárias sim.... onde dizer a verdade será um ato desnecessário.... Nem tudo precisa ser veradeiramente dito....
....e não preciso ficar aqui dando exemplos, pois todos nós sabemos disso...pois qualquer ser humano normal já lançou mão de omissões e mentirinhas por uma bem maior...para evitar uma dor maior...etc..etc...
e depois não vamos esquecer que TODOS vez ou outra, por boas intenções ou não, mentimos...mentiras desencessária são constrangedoras de se admitir, mas faz parte do nosso universo também.
Todos mentem, já dizia o Dr House...rs
Ãs vezes é necessário mentir. O convÃvio social obriga as pessoas a fazerem isso sobre vários aspectos como por exemplo quando estamos em uma entrevista de emprego, se for verdadeiro demais perde a vaga. Uma pessoa que você gosta muito quando te dá uma roupa que você odeia. Mas acho que existe uma diferença entre dizer uma mentirinha à s vezes e mentir o tempo todo, há momentos para mentir e para ser verdadeiro. A maioria das pessoas tem medo e ainda não está preparada para a verdade.
Ola Yesno !!!!!
Amigo... o que são verdades ?
Mais importante que ver quem tem razão, ou com esta a verdade... é pensar no bem estar, no bom senso e na situação em questão .
Não se empurra ninguem que esta no precipicio, não se conta verdades em dia de enterro...
Algumas pessoas precisam mais de compreensão e amor do que saber da verdade..
Verdade tbem não é opinião, não é aquilo que eu acho de vc ou de seus atos, do que vc acredita ou daquilo que eu julgo saber da sua vida... msm que vc esteja errado em algo que faz, se meu carinho for sincero a sua pessoa, tenho obrigação de te orientar, mas não de impor o que penso, msm que eu esteja certa, msm que vc precise ouvir essa verdade.... existem momentos certos, existe um preparar de espirito !
Pessoas confundem mentira com bom senso!!
Ventos de PAz !!Sempre !!
A verdade é uma construção de todos. Por outro lado, não é possÃvel viver em uma sociedade sem o consentimento da existência da men.....
Há verdades e há mentiras, a necessidade delas depende do teu critério de escolha.
Yesno: Para os meus meninos sou modelo, uma mistura de respeito e admiração, diria quase Ãdolo.
Tudo que a eles apresento será copiado, por isso minhas práticas não devem ir contra à s minhas palavras sob o risco de perder a credibilidade. Se falo para eles que não devem mentir e minto, não serei acreditada e, pior, destituÃda da função de "suposta Ãdola", daà não terei motivos para continuar na missão que escolhi, seria uma farsa.
Mas tenho o direito de não dizer nada. Porque a mentira pode voltar-se contra mim e a verdade por não ter a propriedade devida ou não caber para o sujeito que a escuta.
Então eu cuido para que minhas palavras sejam melhores que os meus silêncios.
Oi, Boa Noite !
Para mim no mundo de hoje, seja um filósofo ou professor a verdade sempre ser dita, por mais que doa, tem que ser verdadeira, antes ser infeliz com a verdade do que feliz com a ilusão ! Abraços.
...