Como era a cultura do banho nos tempos de Cristo?
Nunca vi referências bíblicas sobre o ritual ou a frequência do banho na vida daquelas pessoas. Parece-me que gostavam muito de mirra (perfume), mas não me recordo de nada especificamente sobre banho além da passagem de João Batista no Rio Jordão.
Será que a tradição do banho diário como no caso do Brasil veio dos índios mesmo, ou será que ela já existia em outras culturas?
E no local onde você vive, como é o ritual ou a frequência do banho?
Só sei de uma coisa, eu não vivo sem banho. Dois, três por dia, e se possível, de vez em quando, de chuva, piscina ou cachoeira também, antes da chuveirada... rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs
Comments
A princípio o banho é para acepcia, limpeza. Não existe uma tradição social ou ritual para banho, um toma apenas com sabonete, outro com perfumes e em banheira... Alguns tem o hábito de tomar 3 ou mais banhos por dia, outro não tem tempo para tomar 3 ou mais banhos por dia. Não existe um consenso.
Uma coisa é certa, quando estamos nos sentindo sujos ou com algum odor, vamos ao banho e isso não é diferente entre os demais povos. O povo Judeu tomava banho como podia e quando podia. Veja a passagem de Pedro pescando, estava nú pescando e quando viu Jesus pulou na água do rio e depois se vestiu.
O banho é uma coisa natural para qualquer povo, mas sempre existem uns ou outros que não tem o hábito de tomar banhos, só raramente se asseiam. Quando vemos nos filmes os banhos dos Romanos, Gregos, geralmente é mostrado o lado do império, da casa dos influentes, esses se banham com perfumes, mirra, óleos, as mulheres com flores, mirra (perfume). É comum até hoje para os mais abastados utilizarem sais de banho e perfumes nas banheiras, isso é uma tradição milenar que veio muito antes do povo Judeu, ainda na formação das primeiras civilizações como no Egito.
De modo geral para o povo não existe nenhum ritual para o banho, é um ato de necessidade ou em tempos de lazer.
Banho diário é quase que exclusivamente uma cultura nossa. Geralmente em outros paÃses as pessoas não são adeptas desse costume. Abraços, t mais!
Bem, aqui em Fortaleza costumo tomar pelo menos dois por dia...
menos não dá...
nos tempos de cristo... qual a relevância dessa informção?
o banho diário é uma herança cultura indÃgena. Os europeus não têm esse hábito, e creio que o povo hebreu/árabe de 2000 atrás também não o tinha.
Os egÃpcios e romanos eram muito asseados e tomavam banho quase diariamente.
cachoeira
Banhos romanos.
credo!!!!!!!!
imagina a "inhaca"(´não sei como escreve.rs) eca!!!!!!!!!!!
rsrsrs
eu SEMPRE tomo banho quando acordo e antes de dormir, no verão ou inverno. E durante o dia tiver calor, ou estiver afim ou por outro tipo de razão.rsrs eu não recuso uma gostosa chuveirada, piscina, praia, hidromassagem, chuva etc.
beijocas e chuá!!! chuá!!!
hihihi
Temos o banho de rico, e banho de pobre.
De rico, era com leite e aromas, os nobres curtiam banhos em sauna mista (romanos) mas o mais interessante que li foi que as judias guardavam agua da chuva par se purificarem quando terminavam de menstruar.
Banho de pobre sempre foi o mesmo, agua de rio ou de canequinha.
Em Roma os locais de banho são adornados, com estátuas de homens musculosos nús, como não tinha fotografia os ***** mandavam fazer as estátuas de seus machos,isso é verdade.
eles esfregavam o dedo no cú
Campanha "Ganhei 2 pontos por não responder nada!"
........|¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨…
........|..........2 Pontos .....|||"|""\___
........|________________ |||_|____|)<
........!(@)';(@)""""**!(@)(@)****!(@)
Participe você também!
Respondam a minha!
http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Ag...