Respeitar detalhes dos livros...Percy Jackson: O Ladrão de Raios?

Depois de ver no cinema o trailer do filme Percy Jackson: O Ladrão de Raios (Percy Jackson & the Olympians: The Lightning Thief,2010), resolvi ler o livro (bem gostosinho, na minha opinião). No livro, a personagem Annabeth Chase é descrita (e o autor gosta muito de detalhar as coisas) como tendo o cabelo com cachos loiros e olhos acinzentados e é uma adolescente de doze anos.

Bem, escolheram uma atriz de 23 anos para representá-la e no filme ela aparece com os cabelos ruivos e olhos claros (se não me engano).

Então, é o seguinte: você acha que se um filme é feito baseado em um livro deve respeitar fielmente os detalhes que nele constam ou isso é irrelevante, não atrapalha em nada a adaptação da história?

Um abraço.

Comments

• Eu acho que o filme deve respeitar sim os detalhes da história original.

Esse assunto rolou na mídia recentemente a respeito do filme "Sherlock Holmes", onde a pessoa que comprou os direitos da história, ameaçou retirar a permissão p/ um próximo filme, se não respeitarem a história original.

• Depende do que você considera como detalhe. Para mim, a personalidade dos personagens é inviolável se o roteiro se presta a uma adaptação. Se a psique deles for preservada, não me importa uma violenta fidelidade física, a menos que isso seja um aspecto fundamental para a história.Se for simplesmente "uma história baseada em..." há espaço para maior liberdade criativa desde que seja criativa mesmo (será que esse trocadilho foi estúpido?).

O fato é que, se tratando de uma obra famosa, que faz admiradores pelo mundo, todo cuidado é pouco na hora de adaptar. O roteiro não precisa, no entanto, colocar o personagem para narrar a história enquanto as cenas vão passando na tela e manter passagens que não tem conexão com as demais páginas. O importante é que, seja quais forem as partes descartadas pelo roteirista, a ESSÊNCIA da obra seja captada numa narrativa necessariamente mais enxuta.

Resumindo, acho que uma boa adaptação preserva os elementos estruturais de uma obra e não necessariamente os pormenores.

É isso.

• Acho que devem ser respeitados os detalhes, porém, detalhes físicos não são tão importantes se modificados levemente, desde que a essência de um personagem seja a mesma que o autor do livro quis passar.

Mas no caso do livro que você citou, há uma grande diferença na idade, o que no caso, eu acho errado.

• Eu acho que os detalhes mais característicos deveriam ser seguidos como o original.

Lógico, depende do detalhe, não fará muita diferença, mas como você citou, eu não li o livro, ficaria me perguntando da menina que ele citou tanto de cabelos com cachos loiros...

• Eu apenas li o primeiro livro da saga "Percy Jackson e os Olimpianos".

Realmente, a coisa está diferente.

****SPOILER*****

É só reparar no fim do trailer e ver uma "luta final" entre Percy e Luki.

O fato é que acredito numa adaptação literária não totalmente fiel. Um exemplo é "Blade Runner - O Caçador de Andróides".

Não gosto de alguns filmes dirigidos por Chris Columbus, mas vou entrar em exceção com este. Também achei o primeiro bem bacana (misturar comédia e ação com mitologia) e espero que não seja uma franquia chata ou uma modinha irritante. É só encará-lo apenas como um filme.

P-S> Eu vi o trailer na internet e depois com fui conferir "Avatar", vi o trailer dublado. O que era aquilo? Conseguiram estragar o filme!

• Existem detalhes que não fizeram tanta diferença no sucesso de filme, um exemplo é em O Senhor dos Anéis onde Aragorn tem 87 anos, e botaram Viggo Mortensen no papel.

Talvez isso tenha sido parte do sucesso, não sei, mas nesse caso que você disse não devo dizer muita coisa, mas eu particularmente seguiria esses detalhes meio óbvios.

• Acho que deve ser respeitado sim!!!

B☼A TARDE QUERIDA!!!!

• Olha, possa ser que isso não interfira tanto na qualidade do filme. Mas é uma decepção para as nossas perspectivas. Você lendo um livro, imagina ali a personagem como o autor descreve que seja. Chega o filme e você está louco pra assistir. Quando vai ver o elenco, aquela imagem de que você fazia é totalmente mudada.

Não sei se conhecem a série: A mediadora de Meg Cabot.

São os meus livros favoritos e há boatos de que sairá o filme. Estamos tanto na perspectiva de ver, que seria uma decepção se o galã (Jesse) que é um latino, naturalmente, moreno, forte e olhos castanhos. Fosse interpretado por Zac Efron, por exemplo. Não faz jus às características - e talvez ele interprete bem (o que duvido) - mas não ficaremos tão feliz em assistir.

Portanto, as aparências é um tanto importante sim. E a fidelidade à história original, é cobrada.

• naum acho que seja necessario,,, uma copia fiel do personagem do livro,,, um exemplo é Daniel radcliff,, se for olhar como é Harry potter descrito no livro,,, tipo na pedra filosofal,,, Harry é descrito como um garoto esqueletico,,, e daniel nunca foi isso,,, e no entanto o representa tão bem,,, Rony,,, é tido no livro como,,, bem alto,, nariguto,, o que Rupert,,,tb naum parece fisicamente com o personagem,,, mas tb o representa muito bem,, então depende muito do ponto de vista de cada um,,, e naum acho necessário que seja uma copia fiel,,, para ser legal,,,

Sign In or Register to comment.