alguem pode me orientar com respeito é redação?

recebi um tema de redação para desenvolver o tema é:

-o estudante brasileito não gosta de ler.

e dei meu titulo á radação que é este:

"pur não ler ele iscrevi ruim"

é claro que sei que o meu titulo está errado mas dei esse titulo em junção ao tema.

FIZ BEM????

Comments

  • Você disse que recebeu um tema de redação para desenvolver, acredito que de fato o tenha feito, todavia no título você fugiu do objetivo, pois esse título seria bem apropriado se o trabalho fosse uma crônica, ai sim, encaixaria direitinho, mas veja que é um tema de redação para ser desenvolvido. Deste modo estará correndo o risco de seu avaliador nem ler o desenvolvimento, eliminá-lo logo.

    Desculpe se cortei seu barato, mas afinal você pediu opinião.

    Receba um abraço!

  • Cara, uma boa redação precisa ter adequação e clareza.

    Se a proposta era um texto dissertativo-argumentativo, acho que não há muito espaço pra fazer piadas ou jogos de palavras. Espera-se que seu texto seja objetivo. Então, seu título já peca em adequação: brincar num texto objetivo é inadequado.

    Quanto à clareza, depende de como você grafou esse título. Convencionou-se que palavras escritas propositalmente errado sejam marcadas individualmente por um asterisco (assim: "ele iscrevi* errado") ou seguidas pela palavra latina "sic" entre parênteses, que significa "assim mesmo" (assim: "ele iscrevi (sic) errado"). Se você marcou as palavras desse jeito, fica claro que você sabe que está errado, mas optou por usar essa forma como recurso estilístico. Se não marcou, o avaliador não tem como adivinhar que você sabe qual é o certo -e aí, adeus, clareza.

    E de todo o modo, por mais proposital que fosse, a construção da frase está esquisita. Nunca vi "ruim" funcionar como advérbio, que é o que essa frase pede (uma palavra que modifique "escrever", que é verbo). O ideal seria "ele iscrevi (sic) mal".

    Se fez bem? Hmmm... Diria que não. Se fosse meu aluno, ganhava um puxão de orelha.. Mas, pelo que entendi, foi só um exercício. Tire daí uma lição pra quando a redação for pra valer: seja objetivo e não tente fazer graça. Imagine o examinador tendo de ler e corrigir 200 textos por dia: você acha que ele vai encarar sua blague com bom humor? ;o)

  • Tu tás com brincadeira. rsrsrsrsr

  • Com certeza você não fez uma boa escolha. Fazê-lo com palavras incorretas não atribui nenhum valor ao que você desenvolverá.

    Atualmente, não se inserem mais 'criatividades' junto ao título. As bancas examinadoras, em sua totalidade, não toleram dados que possam induzir deboche (que não é o se caso, eu sei.) ou ironia.

    É fato que sempre ouvimos que determinada pessoa fez algo incrível e tirou 10, mas nada disso é verdade. Ouvi uma vez que um 'fulano' tirou a nota máxima ao desenvolver uma redação sobre 'a evolução do relógio' e o fez escrevendo 'tic-tac' em todo o texto. Quando completou as linhas necessárias, escreveu: 'acabou a corda'...

    Atenha-se ao desenvolvimento de sua redação. O título é um norteador do que constará atrelado ao assunto.

    Em suma, seja criativo, mas dentro do desenvolvimento. Ao tema, seja sucinto, prático, objetivo e claro.

  • Sei lá. Acho que nunca é seguro você escrever errado, mesmo que propositalmente, numa redação. As vezes o leitor pode achar que foi uma piada de mal gostou ou algo do tipo, então não considero uma boa idéia, à não ser que você tenha esclarecido o motivo do título ser assim. :)

  • tudo vai depender do ponto de vista do seu avaliador, se ele for um gramaticista provavelmente não vai gostar. Mas se ele for de uma corrente mais branda como os linguistas, provavelmente vai adorar sua ousadia em dar um título assim.

    Boa sorte.

Sign In or Register to comment.