O Absurdo da Vida sem Deus e sem Imortalidade?

Se não há Deus, o ser humano e o universo estão condenados. Como prisioneiros condenados à morte, esperamos nossa execução inevitável. Não há Deus, e não há imortalidade. E qual a conseqüência disso? Significa que a própria vida é um absurdo. Significa que a vida que temos não tem sentido fundamental, valor ou propósito. Vejamos esses três conceitos mais de perto.

Não há sentido fundamental sem imortalidade e sem Deus

Se cada pessoa deixa de existir quando morre, que sentido fundamental pode ser dado à sua vida? Realmente faz diferença se ela existiu? Pode ser dito que sua vida foi importante porque influenciou outros ou afetou o curso da história. Mas isso mostra apenas um significado relativo da sua vida, não um sentido fundamental. Sua vida pode ter importância relativa a certos acontecimentos, mas qual é o sentido fundamental desses acontecimentos? Se todos os acontecimentos não têm sentido, então que sentido fundamental pode haver em influenciá-los? No final das contas, não faz diferença.

Olhe para isso de outro ponto de vista: os cientistas dizem que o universo se originou de uma explosão que chamam de “Big Bang,” há mais ou menos 15 bilhões de anos. Imagine que o “Big Bang” nunca tenha ocorrido. Imagine que o universo nunca tenha existido. Que diferença fundamental isso faria? O universo está mesmo fadado a morrer. No fim, não faz diferença se ele realmente existiu ou não. Por isso ele não tem sentido fundamental.

O mesmo vale para a raça humana. A humanidade está condenada em um universo moribundo. Uma vez que um dia deixará de existir, não faz diferença fundamental se ela alguma vez existiu. A humanidade, assim, não tem mais importância do que um enxame de mosquitos ou uma vara de porcos, pois seu fim é idêntico. O mesmo processo cósmico cego que a vomitou no início um dia acabará por engoli-la.

O mesmo se aplica a cada pessoa. As contribuições dos cientistas para o avanço do conhecimento humano, as pesquisas dos médicos para aliviar dor e sofrimento, os esforços dos diplomatas para promover a paz no mundo, os sacrifícios de pessoas boas para melhorar a sorte da raça humana – tudo isso não dá em nada. No fim, não farão nenhuma diferença, nem um pouquinho. A vida de cada pessoa, portanto, não tem sentido fundamental. E se, no final das contas, nossa vida não tem sentido, as atividades com que a preenchemos também não têm sentido. As longas horas gastas em estudo na universidade, os empregos, os interesses, as amizades – tudo isso é, em última análise, totalmente sem sentido. É isto que apavora o homem moderno: já que ele acaba em nada, ele é nada.

Contudo, é importante perceber que o ser humano não precisa apenas de imortalidade para que sua vida faça sentido. A mera continuação da existência não dá sentido a essa existência. Se o ser humano e o universo pudessem existir para sempre, mas não houvesse Deus, sua existência ainda não teria sentido fundamental. Certa vez li uma história de ficção científica em que um astronauta foi abandonado em uma rocha deserta perdida no espaço sideral. Ele levava consigo dois frascos, um contendo veneno e outro, uma poção que o faria viver para sempre. Compreendendo seu predicamento, ele engoliu o veneno. Mas então, para seu horror, descobriu que abrira o frasco errado – bebera a poção da imortalidade. E isso significava que ele estava condenado a existir para sempre – numa vida sem sentido e sem fim. Muito bem; se Deus não existe, nossa vida é como a desse astronauta. Ela pode durar para sempre, e mesmo assim não ter sentido. Ainda poderíamos perguntar à vida: “E daí?” Portanto, o ser humano não precisa apenas de imortalidade para que sua vida tenha sentido fundamental; ele necessita de Deus e de imortalidade. E se Deus não existe, ele não tem nenhum dos dois.

Sobre o autor: Willian Lane Craig é doutor em filosofia pela Universidade de Birmingham, na Inglaterra, e em teologia pela Universidade de Munique, e atualmente é professor-pesquisador de filosofia na Escola de Teologia Talbot. É membro de nove sociedades de profissionais, entre as quais a Academia Americana de Religião, a Sociedade de Literatura Bíblica e a Associação Filosófica Americana, e escreve artigos para New Testament Studies, Journal for the Study of the New Testament, Journal of the American Scientific Affiliation, Gospel Perspectives, Philosophy e outras publicações acadêmicas. Escreveu vários livros, entre eles A Veracidade da Fé Cristã e Filosofia e Cosmovisão Cristã (em co-autoria), ambos publicados pela Editora Vida Nova.

Um beijo a todos e belo dia.

Comments

  • Prefiro eu acreditar que a existência do universo se deu por um fundamento vindo de uma inteligência superior cujo conceito de existência esta além dos adjetivos comuns que podemos dar, pois nossa inteligência lógica é limitadora. Há uma espécie de indagação devassa na vontade nesta curiosidade desesperada em acreditar que a existência do universo se deu por um acidente unicamente, uma busca da lógica em cada canto da vida humana que visa comprovar não a inexistência de Deus, mas que na verdade apela para um sinal de sua existência.

    A prova da existência de Deus dada pelo homem seria certamente supérflua, já que não vejo no homem capacidade para tanto, pois acredito no Deus superior e não acredito no homem com sua lógica usada para a guerra, discórdia, inveja, raiva. Nem mesmo dois seres humanos conseguem viver em completa harmonia, como acreditar na conclusão dos seres humanos?

    Deus não é matéria, não é um homem, Deus é um conceito dentro de um conhecimento para além das lógicas humanas. Acredito em um Deus de energias, forças e conhecimento e não no Deus manipulado pelo homem, enraizado em preconceitos e interesses. Existem pessoas que preferem acreditar em Friedrich Nietzsche que pregava Deus como doença ou loucura, mas não estudaram profundamente para saber que Nietzsche era uma pessoa feita de pessimismo e que morreu em loucura. Quantas vezes os homens se decepcionam? Varias vezes aconteceu comigo e no desespero que vivi, pude contar com Deus, seja dentro do meu quarto longe dos meus familiares ou em meio à multidão, eu sei que nunca estou sozinha e que o pensamento que me acompanha é benigno e superior ao meu julgamento. Minha vida é leve!

    Bjs^_~

  • Que PÉ**** maravilhosa!

    Ler isto já pela manhã, é encher-se de ALEGRIA, para todo o dia!

    >>> E de que vale a vida se não existisse a alegria?

    Deus sabe o quanto precisamos deste verdadeiro "combustível" da vida.

    Precisamos e temos o direito de ser ALEGRES e FELIZES, pois;

    nenhum de nós pediu para nascer ou existir.

    ................................................................

    Porque fomos feitos à imagem e semelhança de Deus?

    >>> Resposta: para sermos habitados pelo Seu Espírito Santo!

    Aí então: A alegria e a felicidade, são só conseqüências da

    santa presença deste Habitante! >>> Salmo 16:11.

    "Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há FARTURA

    DE ALEGRIAS; à tua mão direita há delícias perpetuamente."

  • Muito bom!

    Não consigo nem imaginar minha vida sem Deus.

  • Amiga,

    Tenho deus em minha vida 24 horas por dia.

    E sinceramente não consigo entender as pessoas que dizem que Ele não existe.

    Mais quer saber amiga, cada um no seu quadrado.

    Deus e toda sua plenitude, aparece nas nossas vidas em cada dia ensolarado, em cada dia chuvoso, em um simples sorriso, num choro de uma criança, num abraço, nas flores e toda a natureza, nos amigos, na fratenidade, em tudo que é mais maravilhoso de ser admirado.

    Aos que não acreditam, ou falam absurdos, fica só meu sinto muito e minha lamentação, mais tenho a certezade que mais cedo ou mais tarde, eles vão se pegar, pedindo a proteção Divina.

    Beijos amiga e bom dia

  • Amiga Lia!

    Significa uma cegueira quase mundial!!! Ainda bem que muitos vêem e acreditam, na existência de Deus. Problemas graves e acontecimentos estarrecedores são notícias comuns todos os dias! Em segurança, bombas explodem em locais publicos. Pais matam filhos, filhos matam pais... E ainda se diz matar por amor! Amor é dom divino. Estamos muito próximos do fim desse sistema operacional, e não do mundo! " Jesus Cristo " disse que a terminação do sistema de coisas, seria marcada por [guerras] [terremotos]. Mateus 24:1-8; Lucas 21:10,11. A vida que temos tem valor para Deus! E você sabe qual o desejo dele, e alguns propositos para com seus filhos, mediante a nossa obdiência para com ele. Absurdo mesmo são os cegos de coração. Bjkas

    MORENARJ

  • É bom saber que não sou o único a ter essa filosofia. Entretanto, meu modo de encara-la é diferente. Não tenho medo de saber que a minha existência não levará a nada, e que vivo apenas para continuar vivo. Aliás, acredito que eu sofreria de tédio caso fosse imortal. Nesse caso sim, a vida não faria o menor sentido. Pra que teríamos uma vida mortal, predecessora de uma vida imortal? Qual a lógica disso? O que faríamos com a nossa imortalidade? Como seria o "mundo imortal" dentro de alguns milhares de anos? Na certa seria exatamente igual ao primeiro, pois sem renovação de conhecimento, sem a criação de jovens, não existiria evolução alguma, jamais.

    Assim como aquele astronauta, tenho mais medo da imortalidade do que da própria existência insignificante. Não acredito em deus, mas achei esse texto muito bom.

  • Mesmo com tudo isso,quem não quer enchergar,vai continuar cego.

  • Grande reflexão essa sua, sendo mais facil m orrer, doque viver uma eternidade vazia ..... ambos são sem Deus, pois com Deus, o Amor pela vida faz muitas coisas boas, e a eternidade nao e vazia, mas cheia de Amor .... de Deus.

    Bom dia para vc tb....

    obs:

    nao ligue para a concorrencia, ela nao quer nada de bom e nao tem nada de bom tb

  • Mesmo assim, quen nao enxergar e nao acreditar vai ficar no descredito.

    Criador eh Criador e fim de papo.

  • Eu não acredito em deuses ou Deus. Acho que nossa função é continuar. E como sou um ser vivo igual aos demais, não tenho pretensão e não teria porque ser imortal. Esse privilégio seria do ser humano? Acho arrogãncia pensar assim, visto que sou um animal como os demais.

    "A mera continuação da existência não dá sentido a essa existência."

    Você acredita nisso realmente?

    Enfim, esta é somente a minha opinião, por isso respeitarei a sua.

Sign In or Register to comment.