Como eu começo com o cobol?

O que eu preciso para começar a programar em cobol?

Comments

• Pressupondo-se que você já conheça Lógica de Programação e também já seja programadora em outra(s) linguagem(ens), basicamente você necessitará de três coisas:

- escolher em qual ambiente pretende trabalhar (mainframe ou PC);

- escolher com qual sistema operacional pretende trabalhar; e

- obter literatura Cobol para o ambiente/sistema operacional escolhido.

Atualmente o Cobol está a pleno vapor em Mainframes. Em PC até tem muita coisa, mas o mercado está elitista demais, e as versões para esta plataforma são muito estranhas se comparadas ao Cobol standard... Mas não é nada com o qual você não se acostume.

Sem contar que, para achar um compilador para PC hoje em dia está complicado demais (o único gratuito que encontrei e que funciona legalzinho é o TinyCobol. O resto custa os olhos da cara e mais uns dois dedos da mão esquerda...).

Caso você queira entrar na área de mainframes e não conheça nada, obviamente será necessário fazer um curso nesta plataforma, pois quase não existem documentações para isto e, se você encontrar, vai testar onde?

Disse acima para obter literatura específica para Cobol, pois as versões de Cobol que rodam em mainframe e PC possuem diferenças bem marcantes.

Até mesmo produtos que possuem versões para a mesma plataforma têm diferenças quando executadas em sistemas operacionais diferentes (poucas, mas tem).

Porém, de qualquer maneira, eu te recomendaria, a princípio, que você procurasse algum compilador antigo que rode em Windows (ou DOS), como o Microsoft Cobol (veeeelho) e procure documentações sobre COBOL-85 ou Cobol-92 Standard para já começar a ler e ir e se adaptando ao ambiente.

Procure também informações sobre o TinyCobol (já testei em Linux; nunca tentei fazer funcionar em Windows, mas dizem que roda legal). Documentações e programas exemplos para este compilador são encontradas aos montes na internet.

E, em sebos, você costuma encontrar excelentes livros sobre Cobol, que não se prendem a nenhuma bandeira (como Microfocus, NetExpress, ou coisa do tipo) e podem te dar uma base excelente sobre a linguagem.

• pesquisa no google...

Provavelmente você só precisa de um compilador...programa em txt e compila como C eu acho.

Sign In or Register to comment.